Semente de milho: 5 dicas para escolher corretamente!【2024】

Você sabia que a qualidade da semente de milho implica diretamente na produção? Aprender a escolher boas sementes é essencial para o sucesso da colheita.

Segundo especialistas, o produtor deve se atentar a alguns fatores antes de iniciar o plantio. Por isso, preparamos este guia completo para você aprender tudo passo a passo.

Leia o conteúdo, entenda tudo sobre a importância da semente de milho e como escolher corretamente.

semente de milho

Qual a importância da escolha da semente de milho?

De fato, há diversos tipos de semente de milho disponíveis no mercado: convencionais, híbridas, transgênicas, enfim. Em relação a uma produção, é essencial escolher opções de qualidade.

A Embrapa revela que o sucesso da lavoura depende de boas sementes, aumentando o rendimento e garantindo frutos perfeitos para o consumo e a venda.

O milho é um dos produtos mais populares do país. Para se ter ideia, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, além de se destacar na exportação desse insumo.

Como todos sabem, o milho é versátil, essencial para uma série de receitas e preparos. Além disso, é indicado para a boa saúde, para o trato de animais, enfim, diversas utilidades e benefícios.

Por isso, se você pretende cultivar, é essencial se mirar em alguns termos. O primeiro a considerar é a escolha da semente. Assim, após o plantio, pode cuidar de sua lavoura e conseguir uma colheita incrível.

producao de milho

Como escolher semente de milho corretamente? #dicas

Como escolher semente de milho corretamente? Preparamos algumas dicas fundamentais para você seguir e iniciar sua lavoura. 

O que considerar antes de escolher a semente?

Objetivo da plantação

Primeiramente, o produtor deve delimitar seu objetivo com a plantação. Em muitos casos, a escolha é pela silagem. Sendo assim, é preciso aproveitar grãos úmidos ou a planta inteira para um melhor aproveitamento.

O potencial de rendimento dos grãos também é um ponto importante, assim como o clima da região e a possibilidade de proteger a plantação das pragas.

Além disso, ciclo produtivo e as tecnologias disponíveis para a produção são primordiais. Por fim, o tipo de milho que é aceito e popular no mercado consumidor. Se você pretende vender e até exportar, deve considerar cor, textura e características do grão a ser comercializado.

Considerar a região

Clima e solo da região são fatores essenciais para o bom proveito da semente de milho. Para se ter ideia, a Embrapa possui estudos referentes ao zoneamento de riscos climáticos de acordo com cada região do país.

Em todo caso, você pode consultar um especialista para realizar um estudo ou uma análise técnica. Lembrando que essas ações são recomendadas para quem pretende montar uma grande lavoura e comercializar os grãos.

milho para plantio

Milho transgênico é uma opção?

Muita gente se pergunta se a escolha de sementes transgênicas é indicado. Contar com a tecnologia pode ser facilitador, principalmente para grandes produtores.

Em todo caso, demanda investimento, tanto nesse quesito quanto em preparo do solo, adubação, época de plantio, assistência técnica, irrigação e defensivos.

O sucesso de uma plantação depende de um ciclo de ações. Com isso, a produtividade pode aumentar e gerar muitos ganhos. Segundo especialistas, o sucesso na produção de milho transgênico chega a mais de 80%. Em relação com o modo tradicional, se torna muito proveitoso, aumentando a produção, a renda e os lucros.

Doenças na lavoura

De fato, você deve considerar que pragas e doenças podem afetar sua plantação de milho. Sendo assim, a escolha da semente também pode contribuir para isso.

Segundo especialistas, o combo de ações para evitar problemas na lavoura deve considerar tanto uma semente de qualidade quanto a época de plantio e o clima da região.

Além do tratamento das sementes, a Embrapa indica a rotação de culturas para evitar que a plantação sofra com essas adversidades. Quando se trata da produção de milho, é um hábito comum.

semente de milho

Cuidados na escolha da semente de milho

Assim como o objetivo, você deve considerar sementes compatíveis com o solo. A semente deve ser tratada. Além disso, ter tolerância a possíveis doenças e pragas que possam atingir a lavoura.

Do mesmo modo, o teste de germinação é uma alternativa indicada por especialistas. Assim, você pode verificar o vigor das sementes de modo preliminar, antes do plantio.

Por fim, o armazenamento também deve ser considerado. Uma boa germinação depende da temperatura adequada, local limpo e condições que garantam o uso e viabilidade das sementes.

Em todo caso, você pode contar com uma consultoria profissional. Se pretende ter bons ganhos, um técnico pode realizar uma análise e verificar o que é melhor para a sua produção.

semente de milho


Enfim, escolher semente de milho parece complexo, mas é algo importante. Se você é marinheiro de primeira viagem, considere as nossas dicas. Com o tempo e a experiência, se acostuma e pode obter bons ganhos com sua lavoura. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...