Musculação em Casa【2024】– Exercícios para TODOS!

Como fazer musculação em casa? Como montar um treino completo para conseguir ótimos resultados?

Você sabia que é possível se exercitar e ganhar músculos sem precisar frequentar uma academia? A ideia é seguir uma rotina, conhecer seu corpo e seguir alguns passos para alcançar seus objetivos.

Para ajudar você, preparamos as melhores dicas de musculação em casa para todos. Com certeza você vai aderir e adorar!

musculacao em casa

Pinterest

Como fazer musculação em casa? – Monte seu treino

Preparamos um passo a passo para você aprender como fazer musculação em casa agora! 

Definir objetivos

Antes de tudo, determine quais são seus objetivos específicos em relação à musculação. Você pretende ganhar massa muscular, aumentar a força, tonificar ou simplesmente manter a forma física?

Desse modo, você consegue direcionar seu treinamento e escolher os exercícios apropriados, criando a rotina perfeita.

Criar um espaço adequado

Reserve um espaço em sua casa para treinar. Pode ser na parte interna ou externa, mas desde que esteja livre para realizar os exercícios adequadamente.

Segundo especialistas, pode ser uma sala, um quarto, uma varanda e até no quintal. É ideal que você tenha espaço suficiente para se mover confortavelmente durante os exercícios.

Providencie equipamentos

Adquira alguns equipamentos básicos de musculação, que podem ser comprados em várias lojas. Halteres, barras, kettlebells, elásticos de resistência e outras opções versáteis permitem uma variedade de exercícios para diferentes grupos musculares.

Além disso, você pode improvisar, até mesmo com pacotes de alimentos. No YouTube, há vários especialistas que ensinam como usar ferramentas básicas para fazer musculação em casa.

Academia residencial

Pinterest

Planeje o treino de musculação

Depois de definir o espaço e providenciar os equipamentos, elabore um programa de treinamento que inclua exercícios para todos os grupos musculares.

De modo geral, você pode dividir os treinos em dias diferentes, focando em grupos musculares específicos em cada sessão. Por exemplo: treino de braços e costas (membros superiores) em um dia e treino de perna (membros inferiores) em outro.

Faça aquecimento e alongamento

Antes de iniciar o treino, faça um aquecimento adequado para aumentar a temperatura do corpo e preparar os músculos.

Após o treino, faça alongamentos para ajudar na recuperação muscular e evitar lesões. Essa parte é importante e essencial para deixar o corpo pronto para levantar peso.

Execute os exercícios corretamente

De acordo com profissionais do ramo, é fundamental aprender a realizar os exercícios com a técnica correta.

Assista a vídeos tutoriais, procure orientação de profissionais ou use aplicativos de treinamento que forneçam instruções adequadas.

Felizmente, há muito material que ensina como fazer musculação em casa passo a passo, para homens, mulheres e público de todas as idades e biotipos.

Academia residencial

Pinterest

Aumente a intensidade com o tempo

Conforme você ganha força e resistência e se acostuma com o treino, aumente a carga dos exercícios progressivamente.

Nesse caso, a melhor ideia é aumentar o número de repetições ou a dificuldade dos movimentos. Isso ajudará a desafiar seus músculos e promover ganhos contínuos.

O segredo do bom resultado é a consistência: quanto mais você se exercita, mais consegue evoluir em seu treino, seja na academia ou se exercitando em casa.

Descanse e não exagere

Após fazer o treino, tire um tempo suficiente para descansar. Segundo especialistas, o descanso adequado é essencial para o crescimento e a reparação muscular.

Nunca exagere! Respeite os limites do seu corpo. Aos poucos, você vê os primeiros resultados e pode aumentar a carga e a intensidade.

Se tiver dúvidas em como deixar o seu treino mais apurado, busque orientação de um médico ou de um educador físico. Eles podem deixar os exercícios personalizados de acordo com o seu objetivo.

O que comer antes do treino?

De modo geral, faça uma dieta que favoreça a hipertrofia. Antes do treino, consuma alimentos ricos em carboidrato, proteínas de alto valor biológico e boas fontes de gordura. Muitos desses nutrientes podem ser adquiridos através de alimentos. Além disso, você também pode consumir alguns suplementos.

O que comer depois do treino?

Para ganhar massa muscular, aposte nos alimentos ricos em proteínas, como carne e ovos. Da mesma forma, suplementos como o whey protein são ótimos para alcançar bons resultados.

como treinar em casa

Pinterest

Melhores exercícios para fazer musculação em casa 

Quais são os exercícios básicos para começar a musculação em casa?

Agachamento

Antes de tudo, o agachamento é um exercício simples que trabalha bastante os membros inferiores, como pernas e glúteos.

Para começar, afaste bem os pés, deixando as pontas levemente viradas para fora. Em seguida, desça o quadril como se fosse sentar. Termine subindo devagar.

Flexão de braço

A flexão de braço é outro exercício primordial para a musculação em casa. Comece deitando no chão de barriga para baixo. Para isso, use um colchonete.

Coloque as palmas das mãos abertas no chão e levante o corpo deixando só as pontas dos pés apoiadas. Desça até encostar o peito no chão e suba. Repita o movimento conforme as repetições.

Academia residencial

Pinterest

Extensão de quadril

Para esse exercício, use uma caneleira. Comece na posição de quatro apoios, alinhando a mão abaixo dos ombros. Deixe os joelhos posicionados abaixo do quadril.

Contraia a musculatura do abdômen, para evitar que a coluna se movimente. Faça o exercício de acordo com as repetições.

Rosca direta com halteres

Providencie um par de halteres. Coloque um halter em cada mão. Estenda os dois braços ao lado do seu corpo, deixando na linha dos ombros. Deixe as palmas das mãos voltadas para cima e os cotovelos próximos ao tronco.

Para fazer o exercício, movimente apenas os antebraços. Flexione o cotovelo e leve o halter em direção ao ombro. Termine voltando à posição inicial, com os braços estendidos. Realize o treino de acordo com as repetições.

como fazer musculacao em casa

Pinterest


Dica: você pode contar com a ajuda de aplicativos para fazer musculação em casa. Dentre os mais famosos, estão: Exercícios em Casa, Treino em Casa para Homens/Mulheres, Fitwill, Fitify.

Além disso, assista a vídeos e aulas no YouTube e siga educadores físicos no Instagram. Assim, você consegue montar um bom treino com ótimos resultados.

Enfim, para ganhar massa muscular, é essencial seguir uma rotina de vida saudável. Tenha uma alimentação equilibrada e faça um treino aeróbico: caminhada, corrida, bicicleta, etc.

musculacao

Pinterest


Então, que tal começar a fazer musculação em casa? Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Até mais!

Você pode gostar...