Quanto ganha um Youtuber em 2024? – Entenda os lucros!

Quanto ganha um youtuber? Como são calculados os lucros e quais são as melhores formas de monetizar com um canal na plataforma?

O Youtube é a maior rede de vídeos atualmente, com milhões de acessos diários em diversos conteúdos e nichos diferentes.

Hoje em dia, muitas pessoas usam a plataforma para ganhar dinheiro, rendendo bons ganhos de acordo com suas publicações, inscritos, patrocinadores, etc.

Se você deseja se aventurar nesse ramo, entenda mais sobre essa pauta e aprender como iniciar a carreira de youtuber passo a passo.

dicas para impulsionar canal no youtube

Pinterest

Quanto ganha um youtuber em média?

A pergunta que não quer calar: quanto ganha um youtuber em média? De modo geral, essa é uma questão que não tem uma resposta padrão. Cada renda é muito variável e depende de uma série de fatores:

  • Qual é o nicho do canal? Entretenimento, jogos, política, notícias em geral, vlogs, enfim, são muitos assuntos e interesses;
  • Público-alvo: quanto maior o engajamento das pessoas, maiores os ganhos;
  • Popularidade: quanto mais renomado for o criador de conteúdo, maior o engajamento e consequentemente o lucro.

De forma geral, o Youtube possui o Programa de Parceiros do YouTube (YPP), que estabelece requisitos específicos para que os criadores possam ganhar dinheiro com anúncios em seus vídeos.

Entre os requisitos, está a necessidade de ter pelo menos 1.000 inscritos e 4.000 horas de tempo de exibição nos últimos 12 meses. A partir daí, você pode começar a monetizar seu conteúdo e ganhar dinheiro com anúncios, parcerias, patrocínios e lives.

Sendo assim, não há uma média exata de quanto ganha um youtuber. Profissionais renomados e famosos, como Felipe Neto, por exemplo, faturam milhões. Já uma pessoa com um canal intermediário e com um certo tempo de atuação na plataforma pode faturar de quatro a cinco dígitos dependendo da época/engajamento.

8 como ganhar em dolar Youtube

Via: Youtube

Como são calculados os lucros e quais as formas de monetização?

Se você deseja se tornar um youtuber, é essencial entender como são calculados os lucros e quais as formas de monetização da plataforma.

Receita de Anúncios – Google AdSense

De modo geral, O Youtube exibe anúncios em vídeos e paga aos criadores uma parte da receita gerada por esses anúncios. Por isso vemos muitas publicidades no início, no meio e no final dos conteúdos.

Segundo especialistas, a receita é baseada no CPM (custo por mil impressões) ou CPC (custo por clique). Assim, os criadores recebem uma parte da receita quando os anúncios são exibidos ou quando os espectadores clicam nos anúncios.

Patrocínios e parcerias

Quem tem um canal no Youtube pode fazer parcerias com marcas e empresas. Assim,  receber um pagamento por promover produtos ou serviços em seus vídeos. Isso acontece durante os vídeos convencionais ou em lives.

Para aderir a esse esquema, é interessante fazer um contrato com o anunciante em questão, delimitando uma série de detalhes, como o valor e o período de pagamento (mensal, semanal, por comissão, etc.).

dicas para melhorar engajamento de videos no youtube

Pinterest

Doações e Apoios de Inscritos e Membros

O Youtube permite que os criadores utilizem métodos para ganhar doações diretas de inscritos e fãs, geralmente por Super Chat durante lives. Além disso, as pessoas podem se tornara membros pagos do canal em troca de benefícios (vídeos e lives exclusivas, destaque em algum conteúdo, etc.).

Desse modo, os valores são determinados pelas doações dos fãs ou pelas taxas de assinatura mensal em plataformas de membros, uma renda que vai além do AdSense.

Venda de Produtos e Serviços

Criadores de conteúdo também podem vender produtos físicos (como mercadorias, roupas) ou produtos digitais (cursos on-line, e-books) para sua audiência. Para isso, podem usar os vídeos e lives no Youtube para divulgar esses produtos e gerar uma renda extra além da plataforma.

Youtube Premium

De acordo com especialistas, os assinantes do Youtube Premium pagam uma taxa mensal para acessar os conteúdos sem anúncios.

Nesse caso, os criadores recebem uma parte da receita do Youtube Premium com base no tempo que os assinantes passam assistindo aos seus vídeos.

Quais os youtubers mais bem pagos do Brasil?

Hoje em dia, há muitos youtubers de sucesso que inspiram milhares de pessoas. Entre os youtubers mais bem pagos do Brasil, estão:

Felipe Neto, um dos criadores de conteúdos mais antigos da plataforma, tem cerca de 40 milhões de inscritos e faz vídeos sobre assuntos diversos.

Luccas Neto, criador de conteúdo focado em vídeos para crianças, atinge cerca de 40 milhões de pessoas com suas publicações.

O canal Kondzilla, especializado em música e produção de videoclipes, tem 60 milhões de inscritos e conteúdos entre os mais visualizados do mundo.

dicas para aumentar canal de youtube

Youtube

Whindersson Nunes, humorista e produtor de conteúdo de vídeos diversos, conta com mais de 40 milhões de inscritos e é um dos youtubers mais famosos do Brasil.

O canal Galinha Pintadinha, produção tipicamente brasileira, tem mais de 30 milhões de seguidores e fatura bastante com seus conteúdos.

Quais os youtubers mais bem pagos internacionalmente?

Segundo uma recente pesquisa da revista Forbes, os youtubers mais bem pagos e que mais fazem sucesso internacionalmente são:

Jimmy Donaldson, conhecido como MrBeast, tem impressionantes 237 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. Ele produz conteúdos baseados em desafios, construções e fatos até então impossíveis.

Mr Beast

O youtuber Mr. Beast

Olajide Olatunji (KSI) é um famoso rapper com 16 milhões de inscritos. Ele faturou muito nos últimos anos usando seu canal para fazer lives de jogos.

Jake Paul tem 20 milhões de inscritos e se destaca por fazer vídeos de pegadinhas e situações cotidianas em seu canal na plataforma.

O quarto canal da lista é da dupla Rhett & Link, conhecida por produzir conteúdos variados e engraçados. Eles contam com cerca de 5 milhões de seguidores.

Por fim, Charli D’Amelio é uma influenciadora que se destaca no Youtube e em outras plataformas, atingindo mais de 200 milhões de pessoas com suas publicações.

Segundo outras fontes e números da plataforma, outros youtubers internacionais que se destacam são: Ryan Kaji, Dude Perfect, Jeffree Star, PewDiePie e Markiplier.

Como iniciar uma carreira de youtuber?

Você quer iniciar uma carreira de youtuber e ganhar dinheiro por meio dessa famosa plataforma de vídeos? Algumas dicas são essenciais:

Escolha o melhor nicho

Determine o tema principal dos seus conteúdos. Invista em algo que você domine e tenha facilidade ou conhecimento: jogos, entretenimento, dicas, conteúdos específicos, reações, enfim.

Faça uma boa pesquisa e planejamento

É fundamental pesquisar outros canais no seu nicho para entender como e o que funciona. Analise os tipos de vídeos, estilo de edição, frequência de postagem e estratégias de engajamento.

Invista em conteúdo de qualidade

Para começar no Youtube, você deve criar vídeos com boa qualidade de áudio e vídeo, uma boa edição, roteiro e detalhes que chamem atenção das pessoas. Certifique-se de que seu conteúdo seja interessante, informativo ou divertido para atrair e manter a atenção dos espectadores.

Crie um canal que seja referência

Além de criar um canal, invista também em uma identidade visual consistente: um logotipo, banner e miniaturas de vídeo. Isso ajuda a construir o reconhecimento da marca entre a sua audiência.

Aposte em palavras-chave e títulos relevantes

Para chamar atenção de potenciais seguidores e fãs, otimize seus conteúdos para os motores de busca do Youtube.

Para isso, use palavras-chave relevantes em títulos, descrições e tags. Além disso, crie uma boa descrição, explique do que se trata o vídeo, entre outras informações.

Faça postagens frequentes

Segundo especialistas, a consistência é primordial para crescer no Youtube. Sendo assim, estabeleça uma programação de postagens frequentes para ajudar a construir uma audiência fiel.

Interaja com seus seguidores e audiência

Não deixe seu canal abandonado. Sempre que possível, responda comentários, perguntas e mensagens. Construir uma comunidade envolvida pode ajudar a impulsionar o crescimento do seu canal, além de ganhar mais seguidores e membros.

como ser um youtuber

Pinterest

Compartilhe e promova o seu conteúdo

Para promover seu conteúdo e aumentar a visibilidade do seu canal, compartilhe seus vídeos em outras redes sociais, como Instagram, Youtube, X (Twitter), entre outras.

Comece a monetizar o seu canal

Depois de um tempo e muito conteúdo produzido, você começa a atender aos requisitos do programa de parceria do Youtube e se torna elegível para a monetização através do Google AdSense.

Além dessa fonte principal, considere também outras formas de receita, como parcerias, patrocínios, venda de produtos, lives, etc.

Aprenda, aprimore e atualize seu conteúdo

Tudo muda e se transforma rapidamente! Por isso, esteja disposto a aprender e aprimorar o seu conteúdo. Estude, pesquise e perfeiçoe suas habilidades de edição, roteiro e apresentação.

Além disso, mantenha-se atualizado com as tendências, políticas e algoritmos do Youtube. Segundo especialistas, isso é essencial para se adaptar, prosperar e ganhar dinheiro com a plataforma.

youtuber

Pinterest


Enfim, essas são algumas dicas de como se tornar um youtuber e quanto ganha um youtuber hoje em dia. Siga o conteúdo, comente as suas dúvidas e compartilhe. Boa sorte com essa empreitada e até mais!

Você pode gostar...