Latas Decoradas – 50 Ideias Criativas + Tutorial e Passo a Passo Fácil!

As latas decoradas são uma excelente opção para decorar ambientes. Por meio de materiais simples você pode transformar latas que até então iriam para o lixo em elementos decorativos para casa ou até mesmo lembrancinhas para uma ocasião especial.

Há uma grande variedade de peças que podem ser feitas por meio da reciclagem de latas. Pensando nisso, separamos nesse post 50 ideias encantadoras para se inspirar e criar diferentes artesanatos com essas embalagens de alumínio!

Fotos e ideias de latas decoradas

As latas fazem parte do nosso dia a dia, sendo descartadas após o uso. As opções feitas em alumínio são encontradas em leite em leite pó, achocolatados e outros tipos de mantimentos que compramos para casa.

Atualmente, ao invés de descartá-las no lixo é possível dar outra finalidade a esses itens os reaproveitando para a decoração e até mesmo organização da casa.

Ideias para latas decoradas1

Ideias para latas decoradas2

Hoje em dia podemos encontrar uma grande variedade de artesanatos que podem ser feitos com latas de alumínio, e o melhor é que para ter o resultado incrível envolve muito pouco trabalho, além dos materiais que são super econômicos.

Ideias para latas decoradas3

Antes de começar a decorar uma lata, é necessário realizar a remoção do rótulo da embalagem original. caso você tenha dificuldades para remoção do rótulo, nossa dica é deixar a lata submersa em água quente por alguns minutos,assim será muito mais simples descolar o papel.

Ideias para latas decoradas4

As latas podem ser adaptadas para diferentes finalidades como porta trecos, porta-canetas, vasinhos de plantas e até mesmo porta-mantimentos.

Ideias para latas decoradas5

Se você deseja criar lindos modelos de latas decoradas, separamos referências surpreendentes com diferentes modelos para que você possa se inspirar. Entre as opções que separamos você vai encontrar latas decoradas com diferentes tipos de materiais como:tecido, EVA,tintas, adesivos, entre outros.

Latas decoradas com EVA

O EVA é um dos tipos de materiais mais utilizados por artesãos em diferentes tipos de peças. Com ele, é possível produzir peças que podem ser usadas  em diferentes ambientes da casa como o quarto e a cozinha, por exemplo. Além dos itens decorativos, o EVA também pode ser utilizado  na produção diferentes tipos de  lembrancinha de festa.

Entre as principais vantagens de investir no EVA para decorar suas latas  podemos encontrar a facilidade para encontrar, o preço e a praticidade para trabalhar com ele.

Se você deseja investir no EVA para  fazer latas decoradas, É possível encontrar diferentes opções de cores, texturas e estampas.

Latas decoradas com Eva cinza

As latas decoradas com temas infantis são a pedida certa para decoração do quarto dos pequenos.

Latas decoradas com Eva amarelo

Latas decoradas com Eva

Para aprender como personalizar uma lata com EVA para criar um prático porta-trecos em casa, confira o passo-a-passo que preparamos a seguir:

Você vai precisar de:

  • EVA na cor de sua preferência para revestir a lata
  • EVA para fazer florzinhas na cor que desejar
  • Molde para flor de EVA
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Régua

Como fazer: passo a passo

  1. Tire a medida da altura da lata com a régua e recorte uma tira de EVA no mesmo tamanho.
  2. Cole o EVA na lata tomando cuidado para que a emenda fique perfeita.
  3. Depois de revestir a lata com EVA é hora de decorar.
  4. Recorte flores no EVA com o auxílio do molde.
  5. Cole as florzinhas de EVA em toda lata dando espaço entre elas para que a lata fique bem preenchida.
  6. Pronto! você criou de forma simples, barata e super prática seu porta-trecos.

Latas decoradas com Eva e aplique de boneca

Para as professoras que estão com dúvidas sobre qual modelo de lembrancinha para o Dia das Crianças escolher esses modelos de porta trecos  que separamos podem ser a pedida certa para se inspirar. O legal você é muito útil para os alunos em casa, é uma atividade que pode ser feita com eles em sala de aula.

Latas decoradas com Eva azul

Latas decoradas com tecido

As latas decoradas com tecidos são  lindíssimas e podem ser utilizadas para diferentes finalidades. Atualmente, essa opção está sendo muito utilizada para decoração e lembrancinha de casamento. Em casamentos com estilo rústico a decoração é feita com juta e renda.

Um dos principais pontos positivos de investir no tecido para fazer latas decoradas  é a grande variedade de estampas que podem ser encontradas. Uma dica é procurar uma costureira que você conheça e negociar com ela retalhos que ela tenha disponível.

Latas decoradas com juta

Porta-canetas decorado com juta e flores de tecido.

Porta-treco decorado com tecido floral e cordão de sisal.

Latas decoradas com tecido colorido

Latas decoradas com tecidos coloridos para vasinhos de flores.

Latas decoradas com tecido

Os tecidos são ótimas opções para decoração de latas pois permitem uma cobertura perfeita.

Porta-treco decorado com tecido e pérolas.

Latas decoradas com renda

Latas decoradas com renda.

Latas decoradas com tecido verde

Latas decoradas com tecido preto

Latas decoradas vintage

As latas decoradas com estilo vintage são uma ótima opção para quem está em busca de objetos decorativos para  dar um toque especial na decoração do quarto ou sala. A transformação das latas com diferentes técnicas de pintura é uma ótima forma de trazer um toque sofisticado para um ambiente.

 As principais técnicas utilizadas nas latas decoradas com estilo vintage  é a pintura e também a decoupage.

Latas decoradas vintage

Latas decoradas vintage

Latas decoradas vintage com cordão

Lata vintage personalizada com técnica de pátina.

Latas decoradas vintage com flores

Latas vintages personalizadas para decoração de ateliê.

Para aprender como fazer lindas latas decoradas com estilo vintage ,  siga o passo-a-passo que preparamos a seguir:

Você vai precisar de:

  • Imagem vintage impressa para decoupage ( imprima em papel couche 135g)
  • Primer para metais
  • 1 lata de leite 
  • Tinta acrílica branca
  • Cola branca
  • Tinta Branca
  • Pincel 
  • Lata spray de verniz 

Como fazer: passo a passo

  1. Limpe sua lata, retirando toda sujeira que esteja na parte interna e externa, é importante se atentar a retirada do rótulo garantindo que não fique restos de cola.
  2. Passe em toda lata o primer para metais, espere secar e repita o passo.
  3. Após a secagem do primer chegou a hora de pintar a lata com a tinta acrílica branca.  passe uma mão de tinta em toda  parte externa da lata, espere secar e passe mais uma mão.
  4. Depois que a tinta estiver seca você vai colar a imagem vintage na lata.
  5. Para finalizar passe o spray de verniz que além de dar um brilho especial a peça, também é uma forma de deixar a imagem protegida. 
  6. Sua lata vintage está pronta para decorar sua casa!

Latas decoradas vintage com juta

Latas decoradas vintage com imagem

Latas decoradas para cozinha

Além de ser uma ótima forma de caprichar na decoração da cozinha, as latas decoradas também são extremamente úteis para a organização de mantimentos.

Existem diferentes formas de decorar latas para cozinhas, entre as opções que mais estão em alta podemos encontrar latas decoradas com vaquinhas, galinhas, flores, frutas e os modelos personalizados com spray e etiqueta.

Para se inspirar separamos a seguir ideias incríveis de latas decoradas para cozinha.

Latas decoradas para cozinha: com tomates

A decoupage é uma das técnicas mais utilizadas nas latas decoradas para cozinha, isso porque ela é uma solução super eficaz para cobertura e ainda preserva o formato da lata.

Latas decoradas para cozinha: com vaquinha

Latas decoradas para cozinha: com galinha

A pintura permite muita criatividade na personalização da lata.

Latas decoradas para cozinha: porta mantimentos

Se você gosta de se divertir pintando, nossa dica é investir em um modelo como o da inspiração. O spray dourado é uma opção prática e com efeito maravilhoso, além de deixar a peça moderna.

Para quem deseja dar um toque mais vintage na decoração da cozinha, esses modelos que separamos podem ser uma ótima referência.

Latas decoradas para cozinha: com etiqueta lousa

Latas decoradas para aniversário

Decorar latas para festa é uma ótima forma de economizar no orçamento.Temos certeza que você vai adorar fazer estas lindas peças, que podem ser usadas não só como lembrancinhas, mas também para decorar as mesas como centro de mesa. 

O Bacana de investir nas latas decoradas para festa de aniversário é que elas podem ser personalizadas de acordo com o tema escolhido para festa.

Para se inspirar separamos a seguir lindas opções de latas decoradas com diferentes temas. Temos certeza que entre as ideias que separamos você vai encontrar o modelo perfeito para distribuir aos convidados de forma carinhosa!

Latas decoradas para aniversário: Tema Festa Junina

Latas decoradas para aniversário: doces

Latas decoradas para aniversário: rosa

Latas decoradas para aniversário: azul com flor

Latas decoradas para aniversário: Batman

Latas decoradas para aniversário: Mulher Maravilha

Latas decoradas para aniversário: Minnie

Latas decoradas para o Natal

O conceito bonito e sustentável para decoração está cada vez mais sendo utilizado. O Bacana de investir nas latas para criar peças decorativas é que além da utilidade para o dia a dia, elas são muito resistentes.

Como sabemos o Natal é uma das datas mais aguardadas do ano, por isso cada detalhe escolhido para decoração é muito importante, afinal , é importante criar uma  decoração linda e aconchegante para receber amigos e familiares.

As latas decoradas para o Natal são muito bonitas podem ser utilizadas de diversas formas na decoração.  além de decorar a mesa com flores, elas também podem ser utilizadas para comportar  doces e biscoitos que serão servidos aos participantes da ceia.

Lata decorada para Natal com juta

Solte a criatividade na hora de produzir seus lindos modelos de latas decoradas, dessa forma o resultado final será  incrível. Combine diferentes tipos de materiais e detalhes que fazem parte dessa época especial.

Latas decoradas para Natal com bolinhas

Latas decoradas para Natal: boneco de neve

Aposte nas cores que remetem essa época como o verde, vermelho e branco. Outra dica é apostar em  apliques  com figuras natalinas como  boneco de neve, Papai Noel, flocos de Neve , entre outros.

Latas decoradas para Natal: roupa do Papai Noel

Lata decorada para Natal pintada de preto com laço

Gostou das nossas ideias para latas decoradas? Quais modelos mais chamaram sua atenção? Já escolheu quais deseja fazer para sua casa? Deixe seu comentário abaixo.

Você pode gostar...