Capa para Sofá: 60 Modelos de tirar o fôlego e Como fazer!
A capa para sofá é um item conhecido há muitos anos e apesar de não ser nenhuma novidade, ainda é uma peça muito eficiente e usual.
A capa tem sua vantagem em relação a conservar melhor o estofado ou até mesmo esconder a aparência mais velha ou alguma manchinha já existente.
E mesmo não sendo novidade, o tempo aprimorou o acessório e fez com que os modelos ficassem mais ajustados ao sofá, e hoje em dia é possível usar um modelo que passe despercebido e que ninguém note que é apenas uma capa e não o próprio tecido do sofá.
Diferença capa para sofá x protetor de sofá
Capa: esse tipo cobre todo o sofá, dando ao estofado um novo revestimento. A capa é ideal para disfarçar o desgaste ou até mesmo dar um novo estilo ao sofá, gastando bem menos que trocar o móvel. A capa pode ser uma única peça cobrindo todo o sofá, ou composta por peças separadas, onde até há capas separadas para cobrir almofadas e que ficam ainda mais natural na cobertura do sofá.
Protetor: ao contrário da capa que cobre o estofado por inteiro, o protetor de sofá cobre apenas algumas partes e encaixe-se em pontos mais estratégicos como assento e braços do sofá, locais que sofrem maior desgaste.
Modelos de Capa para Sofá
Dupla face
Para quem está em busca de um modelo versátil de capa para sofá, uma das apostas é pela versão dupla face. Este tipo de capa tem a vantagem de poder ser usada dos dois lados, assim dá para renovar a cor do sofá sempre que houver necessidade.
Um exemplo de protetor de sofá dupla face é esta versão. Aqui o modelo tem um lado vermelho e outro preto, e dá destaque para o sofá bege.
Além da versatilidade por conta da cor, o modelo ainda tem o bolso lateral, que é ideal para guardar revistas e até o controle remoto.
Outra opção de protetor é este modelo. Aqui o item de matelassê tem um lado marrom e outro preto, sendo que o marrom fica num tom mais próximo da cor original do estofado.
Estampada
Se você tem um sofá básico e de cor lisa, pode aproveitar a vantagem de transformação com capa e adotar um sofá estampado e cheio de estilo para a decoração.
Um belo exemplo de que a estampa pode trazer mais vida ao ambiente é esta sala decorada.
Para o estofado, a aposta foi por um modelo de capa para sofá com peças separadas, cobrindo cada almofada separadamente e deixando o acessório mais natural para o revestimento do móvel.
A estampa reúne tons de amarelo, roxo, azul e rosa e traz um toque de cor para o projeto predominantemente bege e branco.
Outra opção para quem quer adotar um modelo de sofá estampado, é escolher uma capa floral, como neste projeto.
Nesta opção, as flores grandes e de cores mais claras compõem a estampa da capa e trazem um toque de alegria para o projeto.
Cor lisa
Há inúmeras opções de cores para cobrir o estofado, e as cores lisas e sólidas também são opções. Para quem não quer se arriscar muito, pode ir nos tons básicos, como bege e branco, ou ousar um pouquinho mais com uma cor mais intensa, como vermelho ou rosa.
Se a ideia é proteger o sofá com uma capa de cor coringa, o branco é clássico, e nem precisa ter medo da sujeira, afinal é apenas um acessório e que pode ser retirado para lavar.
Nesta proposta, a capa branca foi ótima para iluminar o ambiente e ainda deu destaque para as almofadas decorativas e coloridas que enfeitam o estofado.
Se você já tem uma sala predominantemente clara, vale apostar em um modelo de capa com cor mais intensa, como este modelo rosa.
O novo sofá rosa é destaque do ambiente e as cores claras do projeto ajudam a iluminar a sala.
Impermeável
Para quem quer usar um modelo de capa de sofá que proteja o estofado, as versões impermeáveis são excelentes.
O modelo impermeável é ideal para evitar que o estofado absorva qualquer tipo de líquido e isso evita manchas.
Esse modelo é super indicado para casas com crianças, animais de estimação ou adultos desastrados (meu caso).
A capa para sofá impermeável, geralmente, não é visualmente diferente de outros modelos, mas tem a vantagem do tecido não absorver líquido.
Neste modelo de capa, a proteção tem peças separadas para as almofadas e a cor bege se mantém em harmonia com o restante do ambiente, deixando o visual do ambiente super harmonioso.
Neste modelo de proteção, a cor bege também foi a proposta, mas nesta opção há detalhes com botões, que dão um toque a mais de estilo para o sofá.
De canto
Se você tem sofá de canto e logo pensa que não existe capa apropriada para este modelo de estofado, engana-se! Há opções também para este tipo de sofá, e escolher o modelo e as proporções corretas deixam o revestimento do sofá mais natural.
Nesta opção, o sofá de canto ganhou uma capa marrom, cor que fica em harmonia com todo o projeto da sala.
A capa tem peças avulsas, que revestem as almofadas separadamente e dão um acabamento mais natural para a proteção que reveste o sofá.
Assumo que dei uma roubadinha, afinal esse não é propriamente um sofá de canto, mas sim um modelo com chaise.
Mas incluí essa versão aqui para mostrar que também há possibilidade de usar capa num sofá com chaise; como mostra esse modelo.
De crochê
Para quem adora incluir trabalhos manuais junto da decoração, pode apostar nas capas de sofá de crochê.
Esse tipo de capa tem a delicadeza do crochê, e apesar de acrescentar estilo à decor, não é propriamente um modelo que projeta muito o estofado. Isso porque os pontos abertos permitem a passagem de sujeira para o sofá.
Mas se sua intenção é apenas de esconder o sofá mais desgastado, essa versão é ótima, afinal segue um estilo mais exclusivo e ainda traz um ponto de trabalho artesanal para a decoração.
Entre as inúmeras variedades e modelos de capa para sofá de crochê, essa opção é um mix de barbante cru e crochê barroco.
A peça cobre todo o sofá, e o crochê barroco traz o colorido alaranjado junto das flores de crochê que decoram a peça e dão um estilo delicado à capa.
Em suede
Um tecido que está em alta para o revestimento de sofás é o suede.
Esse tipo de tecido tem um leve toque aveludado e é caracterizado por sua maciez. Além disso ainda tem opções como a versão lisa, animale, texture, entre outros.
A inspiração de capa aqui é um modelo suede behe e liso. A capa tem peças separadas que cobrem separadamente cada almofada e isso deixa a capa mais natural, e o revestimento parece a cobertura original do estofado.
Para combinar com a capa bege, a aposta foi por usar almofadas decorativas marrom.
Em patchwork / retalhos
Para quem quer fugir das opções básicas e tradicionais de capa para sofá, pode apostar em uma versão mais colorida e cheia de estilo para a decor, e exemplo disso são os modelos estilo patchwork ou com retalhos.
Esse tipo de capa dá bastante estilo ao estofado, e por isso, é ideal usar esse tipo de capa quando a intenção é dar destaque para o sofá na decoração.
Uma opção de capa estilo patchwork é este modelo. Aqui a peça é uma união de cores e estampas pequenas, que combinam entre si e ficam harmoniosas.
Para as almofadas decorativas, a aposta foi por modelos de cores lisas, que ficam em sintonia com a decoração e capa do sofá.
Agora que você já conhece os modelos e estilos de capa para sofá, já pode escolher qual o melhor modelo para o seu estofado e aproveitar todas as vantagens que esta proteção oferece.