100 ALMOFADAS DECORATIVAS: Dicas e Como Fazer


Usar almofadas decorativas no lar é uma tendência. Para quem quer decorar a casa e usar itens que chamem a atenção e ao mesmo deixem o ambiente aconchegante, as almofadas são excelentes apostas. No entanto, não basta juntar diversas almofadas e distribui-las aleatoriamente pela casa, é preciso seguir algumas dicas para deixar o lar mais bonito e atual.almofadas decorativas 1

Dicas para usar almofadas decorativas

  • Número de almofadas: aposte em número ímpar (de 3 a 5) para criar um efeito visual melhor e dar mais destaque ao recurso.
  • Formato: as quadradas e retangulares são mais atuais, mas nada impede que você use outros formatos. Ah, e vale misturar diferentes formatos para criar uma decoração moderna.
  • Textura: para destacar as almofadas vale misturar diferentes tecidos. As texturas podem ser diferentes entre as almofadas e até entre o lugar (cama, sofá ou poltrona) em que a almofada será colocada.
  • Harmonia: para uma decoração moderna mesclar texturas e cores é ideal, mas é importante lembrar que deve haver harmonia entre tudo, por isso escolha almofadas que “conversem” entre si e com o lugar que irão decorar.
  • Combinação de cores: combinar as cores das almofadas com o ambiente pode deixar a decoração monótona demais e o ambiente sem graça. O ideal é escolher almofadas que respeitem a paleta de cores do ambiente. Um exemplo é escolher uma almofada preta e branca para o sofá cinza.
  • Destaque: se o ambiente que vai decorar já tem cores neutras, as almofadas podem tornar-se o ponto de destaque. Na colcha de cama branca, aposte em almofadas coloridas.
  • Lugares: é comum ver almofadas em sofás, camas e poltronas; no entanto, o objeto decorativo pode ser usado para criar um cantinho aconchegante no canto da sala. Para isso disponha almofadas maiores em um canto do tapete e crie um cantinho de descanso.
  • Estações: assim como as roupas de cada estação, as almofadas podem seguir o mesmo ritmo. Trocar a capa das almofadas nas diferentes estações pode dar cara nova a decoração do lar. No verão opte por tons mais claros e estampas alegres; enquanto no inverno as cores sóbrias e escuras remetem ao aconchego.
  • Estampas: as almofadas estampadas devem ficar reservadas para ambientes com decoração mais sútil para não deixar o cômodo muito carregado.

Almofadas decorativas para sofá – sala

almofadas decorativas 2

Na sala com sofá claro, as almofadas do sofá foram colocadas para combinar com a paleta de cores do tapete. Além do número impar de almofadas sobre o sofá, a sala ainda ganhou uma almofada grande e da cor do sofá que foi colocada sobre o tapete para criar um cantinho aconchegante.

almofadas decorativas 3
Na sala toda bege, as almofadas coloridas combinaram com alguns pontos de cor do ambiente, como a mesinha de canto vermelha e a poltrona preta.

A ideia de almofadas com um tecido diferente do sofá deixou o ambiente mais elegante.

almofadas decorativas 4

A sala com decoração clean ganhou inúmeras almofadas decorativas sobre o sofá. A variação das cores ficou entre bege, cinza e turquesa. Além das cores diferentes, a decoração ainda contou com tamanhos e estampas (listras horizontais e verticais) diferentes para as almofadas.

almofadas decorativas 5

Combinar as almofadas com um quadro de destaque também é uma ótima ideia para deixar o ambiente em harmonia. E mais uma vez almofadas no chão aparecem para deixar a sala aconchegante.

almofadas decorativas 6

Para criar uma sala moderna aposte em almofadas coloridas e com diferentes estampas (desde que tenham harmonia). Vale até colocar um quadro divertido e recorrer a flores coloridas para criar um ambiente harmônico.

almofadas decorativas 7

Se a intenção é usar almofadas no sofá sem que essas se destaquem, aposte em seguir tons próximos do restante da decoração para que as almofadas se incorporem ao ambiente.

almofadas decorativas 8

Para usar número ímpar de almofadas no sofá, distribua um tanto ímpar de um lado e o restante para o outro lado (ex: 3 de um lado e 2 de outro).

almofadas decorativas 9             Usar estampas diferentes está mais que liberado, mas tente criar harmonia entre as estampas, para isso basta usar a mesma cartela de cores em todas as almofadas.

Almofadas para cama

almofadas decorativas 10

Para deixar a cama mais aconchegante abuse de almofadas decorativas. A regra é mesma – as almofadas devem ser harmônicas entre si.

almofadas decorativas 11

No quarto infantil ou de adolescente as almofadas com formatos e desenhos divertidos deixam a decoração mais jovem.
almofadas decorativas 12
As almofadas usadas na cama podem ser utilizadas para complementar a estampa da colcha.

Como fazer almofadas decorativas

Se você gosta de criar, uma opção é fazer seus próprios modelos de almofadas decorativas em casa, assim é possível escolher cor e estampa de acordo com sua decoração.

Para ajudar, selecionamos alguns vídeos que ensinam o passo a passo para fazer almofadas decorativas para o lar.

 

 

Onde comprar

É possível encontrar almofadas decorativas em lojas físicas, mas se você está sem tempo ou não gosta de sair de casa para ficar procurando em diferentes lojas, temos dicas de lojas virtuais onde é possível comprar sem sair de casa.

Na loja virtual Casa Louca dá para encontrar diversos modelos de almofadas, desde os tradicionais até os divertidos.

almofadas decorativas 13

Outra opção de loja para comprar almofada é o site Submarino que também tem uma seleção de almofadas.

almofadas decorativas 14

Ideias e fotos de como usar

Para quem quer mais inspiração para decorar o lar com almofadas sem errar, selecionamos algumas decorações com almofadas que podem te ajudar.

almofadas decorativas 15

almofadas decorativas 16

almofadas decorativas 17

almofadas decorativas 18

almofadas decorativas 19

almofadas decorativas 20

almofadas decorativas 21

almofadas decorativas 22

almofadas decorativas 23

almofadas decorativas 24

almofadas decorativas 25

almofadas decorativas 26

almofadas decorativas 27

almofadas decorativas 28

almofadas decorativas 29

almofadas decorativas 30

Gostou da ideia de usar almofadas decorativas no lar? Elas deixam o ambiente mais aconchegante e ainda são ideias para complementar a decoração ou até se tornarem o ponto de destaque do ambiente. Com as dicas de como usar e inspirações vai ficar fácil de decorar a casa e deixar o lar mais elegante.



COMPARTILHE!

Confira também

  1. Lori Martins disse:

    Adoro almofadas!
    Usar futon para adornar sofás de salas é uma boa idéia? Se usa o tufon também para essa finalidade?
    Eu acho.bonito. e então?

  2. Elizama Brandao disse:

    Amei as dicas,vou me inspirar nelas!!!!!

  3. ivanice silva disse:

    Gostaria muito de aprede a fazer também!!

  4. Corrinhs disse:

    Sou fa de almofados adorei as conbinaçoes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *