Tudo sobre【GATO PERSA】» Características, cores e cuidados!

O gato persa é uma das espécies mais famosas do mundo, amada por milhares de pessoas. Que tal conhecer tudo sobre essa raça adorável?

Se você ama gatinhos e pretende ter um persa futuramente, deve conhecer melhor suas características, hábitos, cuidados, temperamento, enfim.

Para sanar todas essas dúvidas, preparamos este guia completíssimo com várias informações relevantes. Saiba tudo sobre gato persa e inspire-se com muitas fotos!

Gato Persa

Saiba tudo sobre gato persa nesse guia completo!

Características do gato persa

Primeiramente, você deve entender todas as características do gato persa, desde a origem até os tempos atuais. 

Quais as suas características mais marcantes?

Um dos gatos domésticos mais famosos do mundo, o gato persa tem origem na Pérsia, região do atual Irã, além de outros países do Oriente Médio.

A popularização desse felino se deu depois que um viajante o levou para a Itália. Foi na Europa que o gatinho conquistou vários admiradores devido a sua pelagem grande e brilhante.

Tempos depois, o gato persa se espalhou por todo o continente, mas foi na Inglaterra que sofreu vários cruzamentos, sobretudo com gatos angorá. A partir daí, surgiram muitas variações da espécie, com muitas cores e efeitos diferentes em sua pelagem.

Os pelos, aliás, são as características mais marcantes desses pets. São soltos, extensos e possuem várias tonalidades. Além disso, possuem cabeça arredondada, orelhas pequenas, nariz achatado, olhos grandes e cauda de comprimento curto.

Você sabia? Uma das variedades mais comuns do gato persa é o Himalaio, resultado do cruzamento com o gato siamês

Lindo Gato Persa 5

Qual é a média de peso e tamanho?

O gato persa possui tamanho de médio a grande. Um macho adulto pesa entre 4 e 7 quilos, já uma fêmea tem peso entre 3 e 5 quilos. Já a altura varia entre 20 e 25 centímetros.

O corpo desse pet tem estrutura compacta, com patas curtas, músculos sólidos e peito largo. O porte é ideal para a criação doméstica e o plus está nos pelos grandes, que deixam o felino ainda mais fofo e felpudo.

Quanto tempo vive um gato persa?

Segundo especialistas, um gato persa vive, em média, de 10 a 15 anos. Esses valores podem aumentar em alguns casos dependendo do animal, do ambiente, dos cuidados, enfim.

Portanto, se você pretende ter um gatinho desses, esteja preparado para curtir vários momentos ao seu lado, ainda mais se adquirir um filhote.

Gatos Persa

Temperamento: para quem é indicado?

Como é o temperamento do gato persa?

Especialistas definem essa espécie como calma e cortês. Então, se você busca um gato super ativo e que não para, o persa não é uma boa opção.

Ele costuma se adaptar facilmente ao local de criação, desde casas grandes até pequenos apartamentos. É muito inteligente, sabe obedecer comandos e adora carinho.

Além disso, é dócil com novos visitantes e até com as crianças, embora não goste de muitas brincadeiras ou interações. É apto a seguir rotinas, não mia com frequência e ama dormir.

Pacífico, o gato persa se dá bem com outros gatos, mas pode se estressar com cães agitados. Por isso, é recomendado para quem pretende ter um pet único e independente.

Tanto pelas suas características físicas, não gosta de ficar pulando em móveis e estruturas, preferindo a segurança do chão. Todos esses comportamentos podem levá-lo ao sedentarismo, por isso é primordial se atentar à saúde do bichano e evitar que ele engorde muito.

Quanto custa em média? #preço

Pessoas que buscam comprar um gato persa devem se preparar para um grande investimento. De acordo com nossas pesquisas, o valor médio é de 3000 reais por um filhote.

Todavia, não indicamos essa prática. Se você pretende ter um gatinho ou qualquer outro pet, busque sempre adotá-lo. É uma ação nobre e que ajuda diversos animais.

Sendo assim, procure criadouros próximos de sua casa, organizações e casas de recolhimento, com certeza você encontrará um gato persa e outros lindos animais para criar (e sem gastar nada a mais por isso).

Gatos Persa lindos

Como cuidar de um gato persa? #dicas

Chegamos a uma parte fundamental do conteúdo: quais são os cuidados com o gato persa? Anote tudo!

Por ser independente e pacífico, ele ama dormir, por isso é propenso à obesidade. Então, vale criar rotinas de atividades, como a interação frequente. Além disso, é essencial se atentar à alimentação do bichano.

A ração deve ser escolhida de acordo com o peso e a idade do pet. Prefira sempre as marcas Premium, que oferecem todos os nutrientes necessários para a boa saúde. Já a água deve estar disponível preferencialmente em fontes e canais de água potável, para que esteja sempre fresca.

As consultas com o veterinário são indicadas a cada seis meses, para verificar como está a saúde do seu gatinho – e, principalmente, o peso. Em longo prazo, a obesidade pode causar problemas. Do mesmo modo, ele está propenso a doenças respiratórias e cardíacas, além de dermatites e disfunções renais.

Gatinhos Persa

E a pelagem, como cuidar? Conforme salientamos, os pelos do gato persa são longos e volumosos, por isso devem ser escovados diariamente de forma correta. Isso ajuda a evitar nós e a soltura por toda a casa, bem como o engolimento quando o gato está se lambendo.

O banho pode ser uma vez por semana ou a cada 15 dias, usando shampoos e produtos indicados pelo veterinário. O corte de unhas fica a critério do dono. Quanto à higiene, é a mesma dos outros bichanos, basta deixar um compartimento com areia à disposição do animal e limpá-lo diariamente.

Fotos, tipos e cores de gato persa

Depois de todas essas informações, que tal conhecer as cores mais comuns de gato persa? Veja lindas fotos de todas essas variedades.

Gato persa branco

A versão branca é muito conhecida e grande parte possui olho claro, que combina com o focinho achatado e o corpo comprido. Os pelos geralmente têm detalhes em cinza ou bege, principalmente no rosto, na cauda e na região das patas.

Justamente pela cor, demanda mais cuidados com a limpeza e manutenção. Os pelos sujam com facilidade, ainda mais se o animal tem acesso à parte externa da casa. Um persa branco adulto é o sonho de consumo de muitas pessoas devido ao seu porte e beleza estonteante.

gato persa branco 1

especie de gato persa

gato persa adulto

gato persa branco lindo

gato persa exotico

gato persa gordo

gato persa grande cinza

gatos persas

lindo gato persa

lindos gatos persas

Gato persa cinza

Outra variedade adorável é o gato persa cinza, com variedade de tom clara ou escura dependendo da região do corpo. Os filhotes possuem pelos esbranquiçados que vão escurecendo conforme o animal cresce. Já os olhos costumam ter cores bem aparentes para contrastar com o pelagem, geralmente em tons alaranjados.

fotos de gato persa

gato persa acinzentado

gato persa adulto 1

gato persa cinza grande

gato persa cinza

gato persa filhote

gato persa grande

gato persa peludo

lindo gato persa cinza

lindo gato persa 1

Gato persa preto

Imagine ter um gato grande e felpudo com pelagem preta? Quem gosta de bichanos assim pode adotar um gato persa preto, outra variedade adorada por muitas pessoas.

A cor preta fica em totalidade no corpo do pet, sem muitas texturas, ainda mais na fase adulta. Os olhos possuem tons amarelados e bem evidentes. Porém, se o gato dormir em um sofá preto, por exemplo, ficará praticamente camuflado. Veja algumas fotos apaixonantes.

fotos de gato persa 1

gato persa pequeno

gato persa preto adulto

gato persa preto lindo

gato persa preto

gato preto persa lindo

gato preto persa

imagens de gato persa

lindo gato persa 2

lindos gatos persas 1

Gato persa amarelo / laranja

O gato persa amarelo / laranja é um dos grandes representantes da espécie. Ele ficou ainda mais popular com o surgimento do Garfield, um gato preguiçoso que faz o maior sucesso em quadrinhos, desenhos e filmes.

De fato, os hábitos desse pet são semelhantes ao personagem que, além de super inteligente, adora ficar tranquilão. Além disso, ele é super guloso e sarcástico.

Se você pretende ter um gato amarelo, é bem fácil encontrá-lo, seja com pelagem monocromática ou com outras texturas – mas sempre bem cheia e volumosa.

fotos de gato persa 2

gato grande persa

gato laranja persa

gato persa amarelado

gato persa amarelo

gato persa fotos

gato persa laranja

gatos persas 1

lindo gato persa laranja

lindo gato persa 3

Dicas de gatos persas para seguir no Instagram

Você sabia que há muitos gatos persas famosos no Instagram? Conheça alguns perfis e comece a segui-los.

Esse gato persa Himalaio é do Canadá e possui mais de 20 mil fãs na rede social. Seus donos registram toda a sua rotina e postam fotos do pet em diferentes poses, sobretudo quando ele está todo estirado no chão da casa. Muito fofo!

gato persa piggy

gato piggy

piggy gato persa

piggy the cat

piggy

Mais de 100 mil pessoas acompanham a vida desse gato persa estadunidense que se destaca pela cor branca e lindos olhos alaranjados. Além disso, ele possui detalhes em preto e laranja em todo o corpo, que o deixam ainda mais lindo e pomposo.

gato graveskull

gato persa branco

graveskull gato persa

graveskull the cat

lindo gato persa 4

Um gato persa branco que também faz o maior sucesso no Instagram com 95 mil seguidores. Ele é lindo, felpudo e pelo que as fotos mostram, ama dormir.

brimley cat

brimley gato persa

brimley the cat

gato persa branco brimley

lindo gato persa branco

Conhecido como “Lion Cat”, Luigi realmente parece um leão devido a sua cor alaranjada. Todo pomposo, ele lembra até o Garfield, por isso é amado por mais de 28 mil seguidores.

gatinho Luigi

gato Luigi persa

gato Luigi

Luigi gato persa

Luigi the cat

Se você ama gatos acinzentados, vale a pena seguir Brutus, um simpático persa que vive em São Francisco, nos Estados Unidos. Seus donos adoram gravar vídeos interagindo com ele, além de tirar fotos que recebem diversas curtidas. Um gatinho que te deixar apaixonado pela espécie.

Brutus gato cinza persa

Brutus gato persa

Brutus the cat

gatinho Brutus

gato Brutus


O gato persa é realmente muito lindo, não acha? Gostou de saber mais sobre essa espécie? Aproveite para conferir também outros posts sobre gatos:

Deixe um comentário e compartilhe este guia. Até a próxima!

Você pode gostar...