Gato siamês •【GUIA COMPLETO】ᐅ Cuidados e características

Seu sonho sempre foi ter um gato siamês? Então, prepare-se para saber tudo sobre a raça antes de adquirir seu novo pet.

Essa espécie é uma das mais famosas do mundo e encanta diversas pessoas. Trata-se de um gato dócil e muito bonito que vai fazer a alegria de qualquer família. Além disso, há muita variedade em relação à cor, tipo e demais características. Por isso, preparamos este guia completo para informar você. Leia e surpreenda-se.

Gatos Siameses 2

O gato é um animal perfeito para ter em casa. A independência do animal é um ponto forte. Ele pode ser educado facilmente para conviver em harmonia com todos.

Grande parte das espécies gosta de brincar, tem boas horas de sono durante o dia e se alimenta moderadamente. Também se adapta totalmente à rotina dos donos e a qualquer espaço – de casas a apartamentos.

Assim como outros pets, como os cães, os gatos são divididos em muitas raças diferentes. Dentre as mais cotadas está o gato siamês. Se você sempre quis ter um desse, vale entender melhor as características da espécie.

gato siames 1

Características do gato siamês

Siamês é uma raça de felinos originária da Tailândia. Trata-se de um animal de corpo esguio, rosto triangular, orelhas altas e bem posicionadas. Já as pernas são longas, as patas delicadas e a cauda longa e fina.

A pelagem é curta, porém macia e brilhante. O peso médio é de 4 quilos, para menos se for fêmea e para mais se for macho, mas dificilmente passa de 5 quilos.

É um felino com contornos delicados, com olhos azuis amendoados e pelos em cores diferentes. O corpo todo se destaca por tons mais claros, como branco e creme. Já as extremidades são geralmente em castanho e marrom.

lindo gato siames 1

Para se ter ideia, o gato siamês tem esse nome porque é nativo da região do Sião, que com o tempo mudou seu nome para Tailândia. Esse país do Sudeste Asiático é marcado pelos grandes reis, que consideravam os gatos animais nobres.

Por lá, os felinos são associados à proteção, por isso estão presentes em muitas casas e em palácios. Os reis antigos proclamavam os gatos siameses como vigias, acreditando que eles atacariam pessoas mal intencionadas com seu pulo rápido e suas garras afiadas.

Hoje em dia ainda existem siameses nativos, chamados de gato Thai, mas que apresentam características bem distintas da raça que se espalhou pelo mundo. As primeiras foram levadas da Tailândia à Inglaterra e tratadas com as mesmas honrarias de seu local de origem. Já os siameses modernos são resultado do cruzamento híbrido de várias espécies, distintos da raça pura e antiga.

GATOS SIAMESES 1

Quais as suas características mais marcantes?

O gato siamês se destaca por algumas características marcantes:

  • É extremamente dócil, afetuoso e fiel, adquirindo até certo ciúme pelos donos, pontos comparados ao comportamento de um cachorro;
  • Adora atenção, então você pode acariciá-lo por longo tempo, principalmente na área do pescoço;
  • Pode ser adestrado com facilidade e seguir alguns comandos básicos, como buscar coisas que são jogadas;
  • Especialistas destacam seu bom comportamento em passeios curtos, inclusive usando coleira;
  • Tem boa convivência com outros pets, mas não gosta de ficar em “segundo plano”.

características do gato siames

  • Se relaciona melhor com adultos e crianças maiores. Já com estranhos, leva um tempo até ficar confiante;
  • O corpo longo e o pelo curto fazem dessa raça a melhor para criar em pequenos espaços, como apartamentos. Assim, ele se adapta a diversos cantos e não solta tantos pelos, ainda mais se for escovado frequentemente;
  • Seu miado é forte e agudo. Quando a fêmea está no cio, mia de forma parecida com o choro de uma criança. Portanto, não se assuste.

gatinhos siameses

 Qual é a média de peso e tamanho?

A média de peso de um gato siamês é de 4 quilos, variando de 3 a 5 quilos para as fêmeas e até 6 quilos para os machos. Não se trata de um felino pesado, é fácil de carregar e não incomodará caso queira deitar em você.

Quanto ao tamanho, a altura média é de 20 centímetros para um gato adulto. Já a pelagem definitiva acontece na fase dos 5 a 8 meses, com fios claros que vão escurecendo conforme a idade.

Quanto tempo vive um gato siamês?

Segundo especialistas, um gato dessa espécie pode viver em média 15 anos, tempo que pode variar entre 10 e 20 anos dependendo da variação e dos cuidados com o animal.

A qualidade de vida faz toda a diferença, por isso os donos devem tratá-lo zelosamente e levar ao veterinário para verificar como está a saúde. A atenção também é importante. Siameses adoram carinho.

gato siames filhotes

Temperamento: para quem é indicado?

Conforme salientamos, a espécie siamesa é muito dócil e fofa. Para se ter ideia, gatos assim são considerados verdadeiros príncipes devido à elegância e graciosidade.

Por ter um corpo esguio, eles são ótimos saltadores, pulando de lugares altos. Também são ágeis e bem espertos, capazes até de obedecer comandos básicos.

Sendo assim, eles são indicados para famílias em geral, principalmente com crianças maiores, que se adaptam melhor às características do bichano e entendem seu comportamento. Embora ele fique bem em espaços pequenos (como apartamentos), também gosta de casas grandes e convive pacificamente com outros pets, inclusive cachorros.

Os siameses têm forte apego com os donos, são amigáveis, curiosos e inteligentes.

características dos Gatos Siameses

Todavia, é essencial destacar que o comportamento da fêmea muda bastante durante o cio. É comum uma certa histeria e hábitos como rolar pelo chão, correr de um lado para outro da casa, arranhar móveis e soltar um miado estridente.

Se for o objetivo, o acasalamento deve acontecer cedo. O período de gestação dura cerca de dois meses. Os filhotes nascem brancos e mudam de cor conforme o crescimento. Do contrário, a castração ajuda a deixar a gata mais tranquila e melhora a convivência.

Quanto custa em média? #preço

O preço médio de um gato siamês varia de 800 a 1000 reais dependendo da variedade. Entretanto, encorajamos sempre buscar a adoção, um método que traz benefícios tanto para o bichano quanto para os donos.

Como cuidar de um gato siamês? #dicas

O gato siamês exige vários cuidados:

  • Escovação diária para manter os pelos limpos e saudáveis, além de evitar a ingestão quando o gato se lambe;
  • Apesar de higiênicos, o banho é recomendado de acordo com indicação do veterinário;
  • Não se deve cortar as unhas e nem os bigodes – são defesas naturais do animal;
  • Faça a escovação dos dentes pelo menos duas vezes por semana;
  • Necessita de caixa de areia limpa e confortável;

lindos Gatos Siameses

  • O comedouro precisa ser grande, com boa disponibilidade de ração (prefira opções do tipo Premium);
  • Até 1 ano de idade, ofereça rações para filhotes. Depois, o gato pode consumir formulações para adultos;
  • Na média, um gato adulto come cerca de 60 gramas de ração por dia;
  • Um bebedouro com água corrente (estilo fonte) é o mais indicado para os felinos, pois eles adoram água fresca;
  • O espaço deve ter opções de entretenimento: brinquedos, arranhadores e demais adereços;
  • Como é um gato ativo e enérgico, não deve ficar muito tempo sozinho e nem ser submetido ao estresse;
  • Gostam de companhia, por isso é interessante ter outro gato em casa para que possam brincar.

Saúde

De modo geral, os siameses têm boa saúde, sobretudo se levados ao veterinário com frequência. Todavia, ele pode adquirir doenças respiratórias e congênitas do coração devido a fatores genéticosGATOS SIAMESES 1.

Além disso, uma boa alimentação evita problemas renais e de bexiga, bem como o sobrepeso. Segundo especialistas, é comum alguns gatos ficarem estrábicos, fato que não leva a limitações, mas pode ser corrigido cirurgicamente.

Em todo caso, qualquer comportamento fora do comum deve ser investigado. Atente-se à saúde do seu gatinho para que ele viva bem por muito tempo.

Gato Siames 2

Fotos, tipos e cores de gato siamês

Quais são os tipos e cores de gato siamês? Conheça e encante-se com muitas fotos.

Gato siamês lilac pont

O siamês lilac point costuma ter pelagem branca ou cinza clara, com pontos escuros nas extremidades do corpo – como patas e cauda. O rosto também tem detalhes acinzentados e os olhos são bem azulados.

gato lilac siames

Lilac point siames

lilac siames adulto

 

siames lilac point

siames lilac

Cream point

Conforme o nome indica, o gato siamês cream possui pontos em cor creme no corpo, chegando até a um tom amarelado, principalmente no rosto, nas orelhas e nas patas. É muito bonito, zeloso e perfeito para fotos.

cream point cat siamese

cream point

point cream siamese

siamese cream filhote

siamese cream

Chocolate point

A combinação de cores claras e escuras é comum no aspecto do gato siamês chocolate point. O corpo esbranquiçado contrasta com as patas, rosto e orelhas em tom chocolate e amarronzado. Trata-se de um felino de porte médio e muito comum em várias residências.

chocolate point cat

chocolate point

chocolate siamese filhote

chocolate siameses

 

siamese point chocolate

 Gato siamês seal point

O corpo castanho claro e marrom escuro é a principal característica do gato siamês seal point. Em alguns casos, as patas têm coloração arroxeada, tornando os bichanos ainda mais raros e belos. Trata-se de um dos tipos mais parecidos com o siamês original tailandês.

gato seal point

gato siames seal point

seal point cat

seal point siamese adulto

siames point cat

Siamês blue point

Essa variação é semelhante ao seal point, mas tem uma tipologia definida por um corpo bem claro e branco. As extremidades são acinzentadas e azuladas, combinando com os lindos olhos azuis.

blue point siames

blue point siamese cat

siames blue point

gato blue point

blue point

Siamês red point

O tom avermelhado está nos detalhes da pelagem, tornando esse siamês um dos mais desejados. Um pet bonito, com uma cauda bem destacada e orelhas altas.

gato siames red point

gato siames red

red point gato siames

red point siames

siames red point

Tabby point

O Tabby é chamado por algumas pessoas de tigre da neve, pois combina cores castanho e branco em todo o corpo. É um gato com aspecto rajado e muito desejado pelos admiradores da raça.

tabby filhote siames

tabby point

tabby siames cat

tabby siamese point

tabby siamese

Tortie point

Trata-se do estilo de siamês com maior variedade de cores. O pelo se destaca pela grande mistura de tons, inclusive no rosto, variando entre cinza, castanho, marrom e até vermelho. Lindo e surpreendente.

siamese tortie point

tortie point siamese cat

tortie point

tortie siames cat

tortie siamese point filhote

Dicas de gatos siameses para seguir no Instagram

Você sabia que há muitos gatos siameses populares no Instagram? Pois é! Os donos postam fotos da rotina dos pets e encantam milhares de pessoas. Conheça os mais famosos.

  • Siamese Cats of Instagram

A página reúne várias imagens de gatos siameses de muitos tipos, um mais lindo que o outro. Acesse: siamesecatsofinstagram

angel the cat

gato siames instagram

gato siames

gatos siameses

lindo gato siames

  • Mochi, Pita & Yoda

Esse é o perfil de três gatos muito fofos e simpáticos. Link: my.siamese.cats

Mochi siamese cat

Mochi the cat

Pita gato siames

Pita the cat

Yoda siamese cat

  • Felippo Blue Cat Siamese Point

O gatinho siamês Felippo tem mais de 60 mil seguidores na rede social. Chama atenção pelos lindos olhos azuis e pelos tons acinzentados. Acesse: lefusadi

felippo gato siames

felippo the cat

felippo the siamese cat

gato felippo siames

gato felippo

  • Cola the Cat

Cola é um gato siamês chocolate com mais de 130 mil seguidores. Ele impressiona ao fazer pose para tirar as fotos, surpreendendo seus admiradores. Link: cola_thecat

cola cat

cola gato

cola the cat

gato cola the cat

gato siames cola

Vale destacar que: Se você não fica muito tempo em casa, é melhor não ter um gato (ou qualquer pet). Lembre-se que ele necessita de atenção e adora interagir com os donos. Portanto, dedique um tempo para entreter seu melhor amigo.


De fato, o gato siamês é admirável. Que tal ter um desses em sua casa? Com certeza você vai adorar. Esperamos que tenha gostado do nosso guia completo. Deixe um comentário e compartilhe. Até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *