Estante Vazada – 42 Modelos de Cair o Queixo & Dicas de Decoração!

Sempre que realizamos uma mudança ou estamos pensando em fazer alguma alteração na decoração da casa, acabamos considerando a aquisição de novos móveis. Afinal, além de funcionais, eles podem dar uma nova cara a qualquer ambiente. Esse é o caso da estante vazada. Além de super versátil, podendo ser aproveitada em todos os cômodos do lar, ela também traz um ar moderno, independentemente do material que a compõe. Se você está pensando em investir nesse tipo de móvel e quer conferir algumas referências e dicas de decoração com ele, está no lugar certo! A seguir, nós vamos te contar tudo o que você precisa saber para ornar essa peça com o restante da sua casa!

Fotos e Modelos de Estante Vazada

A estante vazada é um móvel que sempre existiu e que pode ser usado por algumas razões. É claro que a principal delas é guardar objetos. Entretanto, ela também serve como um belo divisor de ambientes, especialmente para casas pequenas. Outra vantagem dessa peça é sua versatilidade, podendo ser utilizada na sala, quarto, banheiro, lavanderia, escritório, entre outros espaços.

Estante vazada em banheiro, combinam com pia e espelho.

Estante vazada em cozinha.

Sala com tons pastéis e estante vazada.

Uma peça incrível sendo usada para separar a cozinha do restante da casa.

Montagem com três exemplos de estantes de ferro.

Na montagem acima, por exemplo, percebemos o mesmo estilo de móvel, feito em ferro e completado por nichos. Nesses casos, a peça foi utilizada para guardar livros, roupas, sapatos e outros itens. Sem falar na ideia incrível de utilizar os nichos como vasos. Já na imagem abaixo, as prateleiras são montadas a partir das colunas do cômodo, fazendo dessa estante vazada, uma peça única e perfeita para um escritório.

Estante vazada em escritório.

Estante vazada em escritório.

Mais um exemplo de estante vazada para escritório é a da imagem acima. Perfeita para espaços que precisam de nichos para livros, revistas, papéis e documentos no geral, essa peça ganhou ainda mais destaque por ter a cor preta, contrastando com o restante da decoração.

Branca

Muitas pessoas, na hora de escolher uma estante vazada para seu ambiente, optam pelos modelos na cor branca. Afinal, essa cor traz leveza à peça e combina bem em qualquer decoração. Prova disso são os exemplos a seguir. Na primeira imagem, as prateleiras do móvel se encaixam de forma intercalada, dando uma impressão de movimento ao item. Nesse caso, ele é utilizado principalmente para receber peças decorativas, como vasos.

Estante branca vazada com vasos e livros.

Aqui temos uma das referências mais diferentes desse post. A lateral das prateleiras são fixadas em uma parede, enquanto o outro lado possui uma passagem para o tronco de uma árvore. O resultado ficou incrível, não é mesmo?

Estante vazada, com galho de árvore passando entre as tábuas.

Estante parcialmente vazada separando a sala de estar dos demais ambientes da casa.

Estante parcialmente vazada, separando a sala do quarto.

Como você já deve ter percebido, boa parte das fotos desse tópico trazem exemplos da utilização de estante vazada para separar ambientes. Isso acontece principalmente em apartamentos, para dividir a sala de estar da cozinha ou mesa de jantar. Mas, no caso das quitinetes, esse móvel ganha uma importância ainda maior. Afinal, ele passa a ser utilizado para fazer uma certa barreira entre o quarto e o restante da casa.

Estante vazada em quarto.

Estante branca vazada.

Casa com estante vazada branca.

Porém, se você não pretende utilizar a estante vazada para dividir ambientes, também pode usá-la em uma parede bonita, que você não deseja cobrir completamente. Uma ótima referência, nesse caso, é a imagem acima. Para não desperdiçar a parede espelhada, os donos da casa utilizaram a estante com frestas. Já na foto abaixo, podemos notar praticamente o mesmo conceito. A diferença é que não existe uma parede atrás do móvel, mas sim uma espécie de jardim interno.

Sala com estante vazada.

Sala clean com estante vazada.

Montagem com exemplos de estantes vazadas brancas.

Para Sala

Como boa parte dos móveis como esse são aproveitados em salas, decidimos criar um tópico para falar apenas sobre esse cômodo. Aqui, você vai encontrar desde modelos mais simples e tradicionais, até peças modernas e criativas.

Estante vazada de madeira, separando ambientes da casa.

Nas fotos acima e abaixo, é possível notar a diferença dos tamanhos de nichos que ambas as estantes possuem. No item anterior, ela é uma peça convencional, de madeira e utilizada especialmente para receber peças decorativas. Já, no exemplo abaixo, a estante aparece dentro de uma parede, servindo principalmente para acolher livros.

Estante de madeira em sala.

Estante vazada de madeira separando as salas de estar e jantar.

Estante de madeira em cômodo com móveis brancos.

Sala com estante vazada de madeira.

Gosta de decoração industrial, a seguir mostramos alguns exemplos de estante vazada que podem ser utilizadas em casas com essa característica. Na primeira foto, a peça é cruzada, na cor preta, formando losangos. Por isso, combina perfeitamente com a sala que possui cores neutras, como o branco, cinza e grafite.

Estante vazada de metal em sala clean.

Abaixo, temos três imagens de estantes que são muito utilizadas atualmente em decorações industriais. Sem ter, necessariamente, nichos definidos, o bacana desses móveis é poder incluir os nichos onde você quiser.

Montagem com estantes vazadas de ferro.

Já na montagem a seguir, o ferro é usado como coluna das estantes, sendo as prateleiras feitas de madeira.

Estantes vazadas de madeira e ferro.

E para finalizar esse tópico, não poderíamos deixar de mostrar um móvel com iluminação. Esse tipo de peça é bastante utilizado, principalmente para valorizar os adornos, como louças de prata e cristais.

Estante vazada com iluminação.

Em MDF

Agora, chegou a hora de falar de um dos materiais mais utilizados para esse tipo de móvel: o MDF. Essa sigla significa Medium Density Fiberboard e resume a junção de fibras de madeiras com resina. Dentre suas principais características, estão a estabilidade, resistência e leveza, que facilita o transporte e montagem. Porém, é preciso tomar cuidado com a umidade. Por ser um tanto sensível, é recomendado sempre passar verniz na peça para protegê-la. Além disso, evite colocar objetos muito pesados sobre ele, para não danificar o móvel.

Estante branca vazada com diversos enfeites.

Com relação aos tipos de estante vazada feitas com o MDF, as opções são bastante semelhantes às de outros materiais. Existem as mais tradicionais, que possuem nichos padronizados, as que tem prateleiras de diferentes tamanhos e as em formato de escada.

Sala com estante, paredes, mesa e cestos brancos.

Estante vazada branca com enfeites vermelhos.

Estante vazada de MDF com vasos.

Estante de MDF em escritório.

Estante vazada em quarto clean.

Com relação às cores, esse móvel é bastante eclético. Pode manter seu tom original ou ser pintado de branco, preto, cinza, azul, rosa e outras tonalidades.

Estante vazada com partes internas pintadas.

Uma ideia bacana é pintar o interior dos nichos com cores diferentes.

Estante vazada com caixas.

As estantes também podem ser usadas das formas mais inusitadas.

Que tal uma estante vazada que segue o formato do corredor? Essa é uma ótima ideia para quem deseja aproveitar cada cantinho da casa, sem perder muito espaço.

Estante vazada de MDF preta.

Depois de todas essas referências belíssimas, você certamente já decidiu qual estante vazada vai utilizar no seu espaço. Gostou das nossas dicas e deseja conferir mais posts como esse? Que tal dar uma olhada nos nossos textos com 50 fotos de ambientes com parede rústica, 60 ideias de nichos para sala e 50 modelos de relógio de parede grande. Gostou das nossas referências, tem alguma dúvida ou sugestão? Não esqueça de deixar seu comentário!

Você pode gostar...