Mesa de Centro Vintage e Retrô – As 65 Ideias Mais Impressionantes!
Apostar em uma mesa de centro vintage ou retrô pode dar mais estilo a sua sala de estar ou de TV. Se a decoração do ambiente já conta com elementos relacionados, você nem precisará fazer demais modificações – móvel cairá como uma luva. Mas se você pretende renovar o visual por completo, indicamos que, além dessa peça, escolha também outras para fazer uma composição coerente.
Para lhe ajudar na missão de definir a mesa de centro ideal para a sua sala retrô, elaboramos esse post repleto de dicas e imagens que servem para inspirar. Vendo diversos modelos e ambientes decorados, você consegue ter uma noção de quais mesas têm mais o seu perfil e ficariam lindas em sua casa.
Conheça com a gente todas as sugestões e escolha uma mesa de centro vintage para chamar de sua! Vamos lá?
Fotos e Modelos de Mesa de Centro Vintage
Os móveis com a linha vintage podem apresentar diversas características que ajudam na sua identificação. Os móveis das décadas de 30, 40 e 50 (e até mesmo antes disso) tinham uma estrutura mais robusta, com traços provençais, repletos de curvas e detalhes na madeira, comumente trabalhada uma a uma, de forma exclusiva.
São aqueles móveis tradicionais, facilmente encontrados em casas antigas – provavelmente a sua avó deve ter alguma dessas peças. A madeira é o material ícone dessa época, e hoje, há modelos que são criados com essa referência, utilizando madeira maciça de lei ou de demolição.
Se a sua ideia é elaborar uma decoração com uma pegada mais “provençal”, com inspirações europeias, e que dão sim aquele ar retrô incrível, aposte em uma mesa mesa de centro desse naipe. Veja exemplo:
Já as mesas de centro e demais mobiliários que remetem às décadas de 60, 70 e até 80, seguem um estilo mais de vanguarda, no qual já tinha a preocupação com a renovação do design, de trazer algo diferente para a decoração, assim como toda a produção artística da época.
Por conta disso, os móveis desses tempos apresentavam pés palito, os ícones da decoração retrô, além de um recorte geométrico super diferenciado, podendo ter tanto linhas retas como curvilíneas – até mesmo em um único móvel.
Traremos nos tópicos abaixo diversos modelos referentes à mobília retrô dos anos 60 e 70, com bastante inspiração da pop art, com mesas de centro coloridas e em madeira, quadradas e redondas, estofadas ou não.
Pegue a caneta para anotar as diversas dicas que trouxemos. Há tanto mesas de centro vintage mais europeias quanto com o design mais arrojado, que lembram a moda sixtie em diante. Confira!
Quadrada/Retangular
Procura uma mesa de centro vintage quadrada ou retangular para complementar sua sala? Selecionamos diversas para você conhecer e definir o modelo que mais combina com o que você deseja.
As mesas quadradas e retangulares, vale saber, podem ser usadas tanto em salas pequenas quanto grandes. Tudo vai depender da dimensão da peça. As mais compridas e estreitas tendem a combinar mais com as salas menores, já que deixará mais área livre para a circulação das pessoas.
Já as mais robustas, ficam melhores em salas médias ou grandes, pois sobrará espaço para circular à vontade. Desta forma, pode ser uma mesa de centro quadrada maior, ou até mesmo retangular e com uma largura considerável.
Quanto à cor, não há restrições, já que o estilo vintage de decorar permite a mistura de tonalidades, sobretudo as mais vivas. No entanto, se você deseja seguir uma coerência visual, indicamos que combine a cor da mesa de centro com alguns outros móveis, e consequentemente, que tenha conexão com os elementos têxteis, como cortina, tapete, almofadas, etc, além de demais itens decorativos.
Conheça de perto uma série de modelos de mesas de centro retrô quadradas/retangulares:
Redonda
Outro modelo clássico de mesa de centro vintage é com o tampo redondo. Geralmente os pés são palito, como a maioria das mobílias retrô, contrapondo com a parte de cima redonda, que por sua vez pode ser de madeira, de vidro ou de metal, dependendo.
As mesas de centro redondas também ficam boas em qualquer ambiente. O que você deve prestar atenção é no diâmetro delas. Para sobrar uma área considerável para a circulação das pessoas, vale medir as laterais, do fim do sofá até a mesa. Assim você tem tranquilidade para decorar e valorizar todo o ambiente.
Quando há mais espaço livre para colocar esse móvel, algumas pessoas (e decoradores) optar por misturar duas ou três mesas redondas para compor um estilo mais dinâmico e divertido.
Você pode então ter uma mesa de centro só, redonda, do material que deseja com todas as características vintage, ou uma composição com duas ou mais, menores, obviamente, para trazer mais versatilidade a sua sala. De uma forma ou de outra você terá um recurso para deixar a sala mais funcional e mais charmosa também.
Dê uma olhadinha nos modelos de mesas de centro redondas que selecionamos:
Outros
Ainda há muitas outras opções de mesas de centro retrô para você conhecer, que fogem dos tópicos quadradas ou redondas. Elas podem apresentar vários formatos, design mais arrojados, que podem deixar sua sala irreverente e cheia de personalidade.
O modelo “feijão”, por exemplo, é muito usado na decoração vintage, bem como as mesas que contêm estofamento capitonê, tanto no tampo quanto na prateleira adicional. Bom, são muitas alternativas bacanas que remetem ao decor de épocas antigas, que certamente trarão muito mais valor a qualquer sala que você queira ornamentar.
Conheça diversas mesas estilosas para você compor o centro de sua sala:
Esperamos que tenha curtido nossas dicas de mesa de centro vintage! Para continuar conhecendo mais sobre esse universo, confira outros posts de nosso portal. Um deles que pode lhe interessar é o que fala sobre decoração com móveis retrô. Confira para ficar craque nesse assunto e elaborar decorações surpreendentes. Até uma próxima!