Tipos e Modelos de Chuveiros: Qual o melhor? Entenda as diferenças!

Quem não gosta de chegar em casa e tomar um bom banho, ainda mais quando o dia foi estressante e o cansaço dá às caras. A água relaxa e faz toda a diferença, por isso é preciso ter um bom chuveiro para isso. E você, sabe quais são os tipos e modelos de chuveiros mais comuns? É um adereço essencial e que precisa ser escolhido com cautela e atenção. Para te ajudar, preparamos um tutorial completo com suas características e diferenças!

modelos-de-chuveiros

Conheça e entenda as diferenças dos tipos e modelos de chuveiros

Quando se pensa em chuveiro, não dá para comprar qualquer tipo, tudo porque se trata de uma necessidade que toda pessoa precisa ter em casa, portanto, ninguém merece ter um aparelho ruim, que não funciona e, além disso, com um design péssimo e que não dá conta do recado.

Pense que, pelo menos uma vez ao dia, você precisará usar o chuveiro, portanto, nada de pensar em soluções pouco convencionais, baratas demais e que não combinam com a estrutura da sua casa. Não precisa ser técnico para avaliar, mas é necessário conhecer cada modelo e quais suas características fundamentais.

Uma boa ducha, seja quente ou gelada, é primordial para avaliar a qualidade de um chuveiro, afinal, ninguém quer passar perrengue na hora do banho, não é? 

Diferenças entre os modelos de chuveiro

Para quem pensa que é preciso gastar muito ou investir em modelos de chuveiros ultra modernos, está muito enganado. É claro que quanto mais caro, as funções são aperfeiçoadas, mas esse não é o único fator a considerar na hora da escolha. Mas, então, como escolher o chuveiro certo para mim? Conheça e entenda as diferenças!

Chuveiro elétrico/comum

O chuveiro elétrico é aquele que conhecemos, o mais popular e tradicional em praticamente toda casa. A facilidade na instalação faz desse o principal dos modelos de chuveiro à venda no mercado. É prático, apenas precisa ser fixado em um cano ou diretamente na parede por meio de um ponto de energia.

tipos-de-chuveiro-eletrico

O problema, porém, é que ele pode ser ineficiente em alguns casos, por isso é preciso verificar sempre a eficiência do aparelho. Outro agravante é quando falta luz em casa, o que obriga os usuários a tomarem banhos frios, bem como a utilização frequente, que aumenta o consumo de energia em níveis preocupantes.

Porém, como tudo vai se modificando e modernizando com o tempo, foram desenvolvidos dois tipos a partir do chuveiro comum, o multitemperatura e o eletrônico:

Chuveiro multitemperatura

Provavelmente, você já teve ou deve ter um desses na sua casa. O modelo multitemperatura é que aquele que pode ser ajustado facilmente, mas para isso é preciso desligar o aparelho para mudar a temperatura da água. Geralmente, vem nas três funções principais: morno, quente e frio; ou então verão ou inverno.

chuveiro-eletrico-multi

Este é um dos modelos de chuveiros ideal para residências com caixa d’água que tenha uma ótima pressão de água, para evitar problemas como o famoso ‘chuveiro com ar’. 

Chuveiro eletrônico

Já o chuveiro eletrônico é um conceito moderno que permite regular o aquecimento gradualmente sem precisar desligar, deixando a água no clima perfeito pra um ótimo banho. São muitas opções além do mutitemperatura, o que permite uma versatilidade incrível. Esse modelo tem sido um dos mais vendidos atualmente, com boa disponibilidade e preço no mercado.

chuveiro-eletronico

Chuveiro pressurizado

O chuveiro pressurizado, como o próprio nome indica, é desenvolvido para aumentar a pressão da água, indicado para casas térreas que possuem a caixa d’água muito próxima ao aparelho. A potência muda conforme o modelo, porém, em todos os casos é preciso ficar atento para não gastar muita água. Lembre-se que é um ciclo: maior pressão = mais água = mais gasto = maior valor na conta de água e energia elétrica.

chuveiro-pressurizado

Uma alternativa interessante e que ajuda a economizar é o chuveiro pressurizado eletrônico, que permite o ajuste tanto da temperatura quanto da pressão da água. Ótimo, não é?

Chuveiro híbrido

O chuveiro híbrido oferece uma opção interessante além da tradicional. Conhecido também como flex, quando é ligado, funciona como um chuveiro elétrico, porém, quando a água chega na temperatura ideal, a resistência é desligada e o aquecimento passa a ser feito por meio solar ou a gás. Para isso, basta deixar essa função ativada, o que representa uma grande economia.

chuveiro-hibrido

Com a popularização da energia solar, esse deve ser um dos modelos de chuveiros do futuro, proporcionando uma otimização dos recursos de água e eletricidade, o que fará o valor das contas reduzir drasticamente, até 40%, revelam especialistas. 

Ducha

Ducha e chuveiro não é a mesma coisa? Não! Há diferenças. Na ducha, a pressão da água e maior, cai de maneira inclinada e mais intensa. São comuns em áreas externas, mas servem também para seu banheiro, desde que seja feito um bom projeto (a ducha precisa ter uma distância ideal entre a caixa d’água).

ducha

Modelos de chuveiros mais econômicos

Desses modelos de chuveiros, qual é o mais econômico? Bom, cada um tem seus pontos fortes. Enquanto o modelo tradicional elétrico pode gerar um aumento na conta de energia com o uso frequente, outros tipos (como o pressurizado) aumentam a pressão da água e geram maior gasto nesse quesito. Por isso, ambos devem ser usados com bom senso e visando sempre a economia.

Tanto por isso, muitos profissionais revelam que o chuveiro híbrido é uma alternativa que deve crescer muito por usar energia renovável. Testes indicam que você gasta até 40% a menos que os outros modelos de chuveiro. Vale a pena apostar e ter um desses na sua casa!

chuveiro-eletronico-moderno

Modelos de chuveiros modernos são tendência por fatores como economia e eficiência

Melhores marcas

E as melhores marcas de chuveiro? Quais dá para confiar? Há muitos tipos disponíveis no mercado, com preços variados. Grande parte está se modernizando para oferecer cada vez mais recursos quando se trata de qualidade, inovação e economia.

Nesse quesito, as marcas mais indicadas são Lorenzetti, Hydra, Corona, ThermoSystem, Deca, Cardal e Fame. O preço médio varia de 30 a 500 reais, depende de vários fatores.

modelos-de-chuveiros-onde-comprar

Além dos modelos de chuveiros com controle de pressão e temperatura, há tipos articulados, com duas duchas, com sistema para redução de cloro e até que toca música para dar aquela relaxada na hora do banho! Pois é, as coisas evoluem tão depressa que a gente nem se dá conta!

Onde comprar? 

Você encontra todos esses modelos de chuveiros em lojas de material de construção, lojas de produtos para a casa e até supermercados. Lembrando que, no primeiro caso, há sempre mais opções e uma série de aparelhos para escolher. Pesquise bem e compre aquele que atenta a todas as necessidades, atentando-se às características, como potência e eficiência do equipamento.

modelos-de-chuveiros-preco


Agora que você já conhece os tipos de modelos de chuveiros, compre e instale aquele ideal para sua casa, seja para o banheiro ou uma área externa. Assim, você poderá tomar um banho tranquilamente, revigorando e melhorando sua qualidade de vida.

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário no post. Boa sorte até mais! 🙂

Você pode gostar...