Tudo sobre【SEMENTE DE CAFÉ】➞ Germinação e cuidados

A semente de café é a base para qualquer lavoura desse grão tão valorizado no Brasil. A qualidade é essencial para garantir o sucesso na colheita, por isso os produtores devem se atentar a uma série de etapas para gerar boas mudas.

Assuntos relacionados à cultura cafeeira são sempre buscados por agricultores iniciantes e experientes. Por isso, preparamos este guia completo para você entender tudo sobre semente de café. Acompanhe e informe-se.

sementes de cafe

O café é um dos produtos mais consumidos no mundo inteiro. Muita gente ama tomá-lo logo pela manhã, no fim da tarde ou no dia todo. De fato, é uma bebida energética e saborosa.

As plantações de café no Brasil têm muita história. Derivam dos tempos coloniais e tornaram o país o segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos.

Essa cultura inspira cada vez mais agricultores, seja para a venda no mercado local ou para a exportação. Mas, para garantir o sucesso, é essencial se atentar à qualidade, principalmente das sementes.

O que é a semente de café?

A semente é parte do grão de café que será germinada para dar vida a novas mudas. Essas mudas são plantadas e dão origem a um novo cafeeiro.

A obtenção das sementes do café se dá por autofecundação, por meio de algumas etapas. Segundo especialistas, desde que os processos sejam bem realizados, a taxa de fecundação é de 90%, dando origem a mudas com a mesma qualidade da planta-mãe.

graos de café

Grande parte das sementes são variedades do café arábica, o mais popular no país. Entretanto, há opções híbridas que também têm bastante relevância entre muitos produtores.

Vale destacar que, por ser uma cultura perene, a obtenção de mudas de qualidade é fundamental. Assim, o cafezal terá uma ótima produção durante muito tempo, gerando novas sementes e garantindo que a cultura se estabeleça em larga escala por anos.

cafe sementes

 Como é feita a germinação da semente de café?

O processo de germinação da semente de café acontece por etapas.

Primeiramente, é necessário obter boas sementes, geralmente em campos de órgãos de pesquisa ou locais registrados para a produção, como propriedades públicas ou fazendas.

Essa é a melhor alternativa para os agricultores iniciantes, que desejam iniciar uma plantação eficiente e sem grandes problemas, com boa variedade e linhagem.

Com o tempo, a obtenção pode ser feita diretamente de sua produção. É possível até separar um lote apenas para cafeeiros que darão boas sementes. Após a colheita, é só seguir o passo a passo:

  • Colher o café em perfeita maturação, no estágio de cereja, na qual está totalmente vermelho;
  • Os frutos frescos devem ser despolpados, ou seja, a semente deve ser separada da polpa cuidadosamente;
  • Coloque as sementes em um balde de plástico de vinte litros, deixando submersas em água por 18 horas;
  • As sementes devem ser retiradas da água totalmente limpas e colocadas em bandejas;

cafe para sementes

  • Deixe secar na sombra até apresentarem teor de umidade próximo de 14%;
  • As sementes estão prontas e podem ser usadas por até seis meses. Durante esse tempo, a capacidade de germinação é de 70% a 90%;
  • Mantenha as sementes armazenadas em sacos de pano, guardados em local coberto, seco e fresco;
  • Um quilo de sementes rende diversas mudas. A taxa de perda é de cerca de 25% durante os períodos de germinação e formação dos cafeeiros;
  • Após a obtenção das sementes, é possível iniciar a plantação de acordo com o seu planejamento.

Para entender detalhadamente como começar uma plantação de café, leia nosso post específico sobre o tema.

muda de café

Como selecionar as melhores sementes?

A seleção de boas sementes é primordial para o sucesso de sua plantação. Confira algumas dicas pontuais para não errar na escolha:

  • Busque locais registrados para adquirir as primeiras sementes, de acordo com a variedade preponderante em sua região;
  • As plantas para obtenção das sementes devem ter copa rigorosa, boa produtividade e rendimento, além de totalmente sadias;
  • Antes da colheita, a área deve ser totalmente limpa. A coleta é realizada diretamente na planta ou no chão, com uma lona;

mudas de café

  • Se pretende recolher sementes de café, prepare um lote específico para a criação de mudas de qualidade. Nesse caso, a adubação é essencial;
  • Os frutos devem ser colhidos sempre vermelhos ou amarelados – nunca esverdeados;
  • Evite o armazenamento das sementes por mais de seis meses;
  • Se achar conveniente, consulte um agrônomo.

Por padrão, 4 quilos de frutos rendem 1 quilo de sementes, que dão origem a cerca de 4 mil mudas. Segundo especialistas, o aproveitamento deve ser de, no mínimo, 70%.

germinação do café

Fonte para esse conteúdo: manual de instruções técnicas da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 


Enfim, basta seguir nossas dicas para garantir a qualidade em sua semente de café. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre esse processo.

Aproveite e confira outros posts relacionados em nosso site:

Guia completo sobre a colheita de café

Como iniciar uma plantação de milho

Dicas para ter uma lavoura de soja de sucesso

Comente e compartilhe! Até mais!

Você pode gostar...