Plantação de milho ➞ Guia completo para ter sucesso!【2020】

Iniciar uma plantação de milho não é tão complexo como parece. Esse tipo de cereal se adapta perfeitamente às condições climáticas de diversas regiões do país. Por isso, o Brasil é um dos maiores produtores de milho do mundo.

Se você dispõe de uma boa área rural, vale pensar nesse cultivo. São muitas vantagens incríveis e que rendem até um bom lucro caso esse seja o seu objetivo. Então, que tal ler nosso guia completo sobre plantação de milho? Preparamos ótimas dicas + tudo sobre.

como plantar milho

Quais as vantagens da plantação de milho?

A plantação de milho possui diversas vantagens: 

O Brasil é o terceiro maior produtor de milho do mundo, assim como um dos grandes exportadores;

O clima do país favorece o cultivo desse cereal, que gosta de temperaturas entre 10°C e 30°C;

Algumas regiões produzem milho praticamente o ano todo;

O milho tem muitas variedades diferentes: o tradicional milho verde, milho branco, milho dentado, milho de pipoca, entre outros.

ideias de Plantação de milho

É um alimento versátil, usado em diversos preparos: cremes, sopas, doces, sucos, flocos, pamonhas, fubá, etc.;

O milho pode ser consumido de diversas formas: cozido, assado, creme, grãos, entre outras.

É muito saudável, sendo considerado um cereal nobre. Rico em fibras, proteínas, cálcio e carboidrato.

A planta tem bom potencial de germinação, tanto que sementes de milho jogadas na terra podem brotar até em canteiros e vasos.

muda de milho

Há muitas técnicas envolvidas para o cultivo, adubação e colheita do cereal, sobretudo em grandes plantações.

Se bem cuidada, a lavoura pode ter produção acentuada, gerando muitas espigas e insumos – sobretudo para a venda.

Uma grande plantação pode render muito lucro aos produtores, sobretudo na exportação. Um grande investimento aumenta as chances de sucesso no projeto.

Plantação de milho

Como ter uma plantação de milho de qualidade?

Ter uma plantação de milho de qualidade depende de alguns fatores. Anote os principais.

Clima

O milho se adapta perfeitamente ao clima de praticamente todas as regiões do Brasil, sobretudo no sudeste e centro-oeste. O desenvolvimento é melhor na época de verão, começando no mês de outubro até janeiro.

Já a colheita pode ser realizada durante períodos de inverno seco. Muitas variedades são perfeitas para o clima subtropical, que ocorre em todo o país. Sendo assim, você não terá dificuldades ao iniciar a sua plantação.

como fazer uma Plantação de milho

Solo

Um bom solo é essencial para o cultivo do milho. De modo geral, deve ser profundo e ter boa permeabilidade. Além disso, a área deve ser grande e com espaço suficiente para o crescimento das plantas – embora seja ereta e com folhas horizontais, sem disposição de muitas ramas pelo espaço.

Um solo fértil garante uma boa produção de milho, por isso é importante enriquecê-lo com matéria orgânica e deixá-lo arado antes da semeadura, sobretudo se houve outra plantação anterior – de feijão, soja, entre outras.

O cereal não gosta de solos úmidos e se adapta bem à luminosidade do sol. Os solos planos são os mais indicados, pois a inclinação pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

grande Plantação de milho

Variedade

Para uma plantação iniciante, a melhor variedade é o milho verde, conhecido e consumido em larga escala. Além disso, o milho doce e o milho de pipoca também são boas opções.

Você encontra todas essas variedades em lojas especializadas em produtos agrícolas. Preze sempre pela qualidade e mantenha as sementes (que são os grãos do milho) armazenadas em locais apropriados.

sementes de milho

Semeadura

Como o milho deve ser semeado? Segundo especialistas, antes do plantio, é indicado realizar o processo de germinação das sementes. Para isso, existem várias técnicas, como colocar cerca de 5 a 10 sementes em um compartimento com terra úmida e mantê-lo à meia sombra.

Em poucos dias, o milho começará a brotar e as mudas podem ser transportadas para a terra. Faça covas com cerca de 20 centímetros de profundidade e 15 centímetros de largura. Coloque os brotos e tape com duas camadas de terra. Cada cova deve ter distância de 80 centímetros de uma para outra, sempre em fileiras para o bom desenvolvimento da planta.

germinação do milho

Vale destacar que o terreno deve ter apenas milho na plantação, ainda mais se for de grande porte. Evite a divisão com outras plantas, já que as espécies podem disputar nutrientes conforme o crescimento. Embora seja comum cultivar feijão junto ao milho, não é um processo indicado por muitos agrônomos.

Irrigação

O milho não gosta de muita água, portanto, a irrigação deve ser frequente apenas no início da plantação. Nesse caso, você deve molhar cerca de três vezes por semana ao final da tarde.

Quando as mudas atingirem cerca de 40 centímetros, a rega passa a ser semanal até que a planta fique adulta e comece a aparecer as primeiras espigas. É importante se atentar à irrigação para não deixar o solo úmido e encharcado.

Cuidados

Alguns cuidados são primordiais para a boa saúde da sua plantação de milho. Conforme a planta cresce, é comum o aparecimento de ervas daninhas, ainda mais na raiz da planta. Sendo assim, você deve removê-las para que não prejudique a sua lavoura.

Já o solo deve ter uma boa preparação e disposição de matéria orgânica. Caso contrário, as folhas podem amarelar. Se isso ocorrer, pense em um novo processo de adubação da terra.

como é a plantação de milho

Se a sua plantação é grande, é interessante contar com o apoio de um especialista para verificar todos os estágios do desenvolvimento. Há muitos agrônomos especializados nesse tipo de cultivo que é tradicional em muitos locais do país.

Após a colheita e secagem, todo o insumo que sobrou pode ser utilizado na preparação da terra para um novo plantio, inclusive do milho safrinha – uma variedade que é plantada após a safra, entre os meses de janeiro e abril, dispensando irrigação.

Colheita

A colheita do milho acontece de 4 a 6 meses após o plantio, depende bastante da variedade. As espigas ficam prontas cerca de 2 meses após aparecerem e devem ser colhidas no ponto de maturação correto.

De acordo com especialistas, você deve se atentar à coloração da espiga e o aspecto dos “cabelos”, que devem ter um tom amarronzado. Para colher, basta quebrar a espiga com toda a casca. Já a planta irá secar conforme o tempo e pode ser removida. Depois disso, basta preparar o terreno para um novo plantio.

colheita do milho


Enfim, esse é nosso guia completo sobre plantação de milho. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre esse cereal e como cultivá-lo em seu sítio ou chácara. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte em seu projeto e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *