Como criar porco caipira? ➞ 10 dicas para começar!

A criação de porco caipira tem sido uma prática cada vez mais comum, e vem substituindo o desejo de grandes criações de suínos e sistemas intensivos. Mas por que será que suínos caipiras estão sendo uma nova prática?

Se você quer entender o porquê a criação de porco caipira tem tido tanto sucesso e quais as vantagens desse tipo de criação, no post respondemos a essas perguntas e ainda reunimos dicas de conter sucesso na criação de suínos de forma não intensiva.

dicas para criar porco caipira

Quais as vantagens da criação de porco caipira?

Uma pergunta bastante comum é sobre as vantagens e pontos positivos da criação de porcos suínos em detrimento da criação de porcos de maneira intensiva. E se você tem essa dúvida entre os diferentes tipos de criação de porcos, reunimos as principais vantagens de adotar o sistema não intensivo.

  • Estrutura: Um ponto importante da criação intensiva é o fato de permitir uma estrutura menor e mais simples, podendo até mesmo utilizar um espaço disponível e não utilizado para outros fins, ou construir um chiqueiro simples e sem custos elevados.
  • Custo do investimento: A criação caipira permite um custo inicial de investimento menor que uma produção intensiva, que exige uma estrutura maior e consequentemente custo de investimento maior também. Assim, o sistema não intensivo garante o início com custos mais baixos, sendo uma oportunidade de empreendedorismo para pequenos produtores com pouco orçamento para investimento.
vantagens da criação de porco caipira

A estrutura mais simples diminui os custos de investimento inicial

  • Lucro: Por ser uma produção de um investimento menor, os lucros podem ser mais atrativos, garantindo uma renda maior para o criador de suínos.
  • Comércio local: Ao contrário dos sistemas intensivos e grandes plantéis de suínos, a opção pela criação caipira e em menor quantidade permite atender ao comércio e demanda local, fornecendo a produção de suínos a vizinhança e até mesmo a subsistência da família.
  • Aproveitamento de produção sobressalente: A produção caipira pode ser uma ótima alternativa para utilizar os alimentos sobressalentes da roça, como alimentos da horta que não são ideais para a venda, mas que ainda podem servir de alimento para a criação de suínos caipira, o que ajuda na economia com ração para porcos.
prós da criação de porco caipira

A alimentação pode ser a base de alimentos sobressalentes da roça, sítio ou chácara

  • Atende a uma nova demanda de mercado: Atualmente a produção caipira tem se destacado por ser um tipo de criação mais sustentável, com boa qualidade de carne e que prioriza o bem estar do animal, atendendo ao público que busca por esse tipo de comércio e valoriza uma criação de animais livres, sem hormônios e sem rações para engorda rápida.

dicas para criar porco caipira

Como ter uma criação de porco caipira de sucesso?

Se você vem se preparando para iniciar a criação de porco caipira, reunimos dicas que podem te ajudar a ter sucesso nesse estilo de criação e aumentar os lucros com a venda do animal ou da carne.

 

  • Instalações: As instalações para criação de suínos caipiras podem seguir um estilo simples e barato, mas é necessário que sejam um ambiente bem higienizados e que tragam conforto aos animais, com cobertura e áreas de sombra para proteger os porcos de sol e chuva.
dicas para ter sucesso na criação de porco caipira

As instalações devem ser higienizadas com frequência

  • Genética e procedência: Um ponto importante para a criação de suíno no sistema não intensivo é a escolha de animais de boa genética e procedência, garantindo que a criação seja benéfica e que a multiplicação dos animais garanta novos animais de boa procedência, aumentando os lucros.

dicas para criar porcos caipiras

  • Alimentação: para ter um negócio de sucesso é imprescindível cuidar da alimentação dos animais, uma vez que a alimentação pode ter custo de 80% do valor da criação. Assim, a alimentação dos porcos pode ser a base de ração ou até mesmo de alimentos cultivadas no campo, como milho ou farelo de soja. Outra dica é a alimentação balanceada em cada fase da vida do animal, podendo ser direcionada de acordo com a idade, fase de criação e finalidade dos suínos.
cuidados na criação de porco caipira

Os animais devem ter alimentação balanceada

  • Assistência: A criação não intensiva e de maneira simples não dispensa a necessidade de assistência, de modo a administrar vermífugos e acompanhamento veterinário, garantindo as vacinas exigidas para uma criação saudável e comercialização de animais sem doenças, o que diminui riscos de perda de animais, o que pode ter impacto nos custos da criação.

dicas de alimentação para porco caipira

 

Agora que você já viu as dicas para adotar o sistema não intensivo com sucesso, é hora de colocar em prática esse estilo de criação e atender uma nova demanda do mercado.

Você pode gostar...