Crochê para iniciantes – 12 dicas para quem está começando agora!
O crochê é uma técnica artesanal bastante conhecida e com variedade de pontos, permitindo o aprendizado de maneira fácil, e com algumas dicas é possível adotar o crochê para iniciantes como um hobby.
Para aprender crochê para iniciantes, trouxemos dicas, passo a passo e muitas inspirações para que você possa se dedicar a essa técnica, que pode ser uma maneira de relaxar ou até mesmo uma proposta para fazer artesanato para vender.
Fotos e ideias de crochê para iniciantes
Tapete de crochê para iniciantes
O tapete de crochê é uma das peças clássicas dessa proposta de trabalho artesanal, e a peça pode ser uma ótima escolha de crochê para iniciantes.
Para quem está começando a fazer peças de crochê, os tapetes em formato redondo, retangular e oval são mais fáceis de reproduzir, e as peças com pontos simples ficam lindas como proposta artesanal.
1. Tapete redondo de crochê com mix de cores
2. Modelo de tapete de crochê em tons de azul
3. Tapete retangular e simples de crochê
4. Tapete oval feito de barbante com pontos simples
5. Tapete retangular e colorido feito de crochê
6. Modelo simples de tapete retangular com franjas
7. Modelos de tapetes simples e artesanais
8. Tapete retangular pequeno feito de barbante
Amigurumi para iniciantes
O amigurumi de crochê é uma das possibilidades de trabalho artesanal para quem está começando a crochetar, e a ideia de criar mini bichinhos de crochê pode ser uma possibilidade para se aventurar na técnica artesanal.
Para começar com amigurumi, vale escolher modelos fofos e simples, como as versões mais arredondadas e sem muitos detalhes, ideal para iniciantes.
As versões com corpinhos e muitos detalhes podem ser um desafio maior e podem ser opções para fazer quando você tiver mais experiência na técnica.
9. Amigurumi simples de ovelhinha
10. Modelo simples de amigurumi de porquinho
11. Amigurumi simples de crochê
12. Modelo de amigurumi fofo de crochê
13. Amigurumi simples de gatinho
14. Amigurumi de abelha fofinha
15. Modelos simples de amigurumi de crochê
Bico de crochê para iniciantes
O crochê para iniciantes permite muitas ideias e uma das possibilidades é começar o trabalho artesanal com bicos de crochê.
Os bicos de crochê são propostas fáceis para quem está começando e podem funcionar como acabamentos de panos de prato, toalhas, fraldinhas de boca de bebê, entre outras peças que podem ganhar uma espécie de barrado no item.
O bico de crochê para iniciantes pode ser uma opção mais simples e fácil de fazer, ganhando prática com a técnica artesanal e avançando para outras peças e outras propostas de bicos com pontos diferenciados.
16. Fraldinha de bebê com bico simples de crochê
17. Bico de crochê como acabamento de peça
18. Pano de prato com bico de crochê delicado
19. Pano de prato decorado com bico de crochê
20. Panos de prato decorados com bico em crochê
21.Pano simples com barrado de crochê
22. Pano de prato branco com acabamento em crochê
23. Pano decorado com bico de crochê em tom de verde escuro
Roupas de crochê para iniciantes
As roupas de crochê também podem ser uma opção para quem está se aventurando na técnica artesanal, e nesse caso, é preciso ter um pouquinho mais de experiência para criar as peças.
Para quem ainda não é muito experiente com crochê,as modelagens com pontos simples e mais retas, como cropped e saias, são perfeitos para começar a se aventurar nesse universo.
O crochê square também é uma opção mais fácil e permite fazer pequenos quadrados de crochê que podem ser unidos posteriormente, criando a peça desejada.
24. Conjunto simples de saia e cropped de crochê
25. Modelo de cropped feito de crochê square
26. Saia de crochê simples feita de barbante
27. Modelo de saia simples feita em crochê square
28. Cropped colorido feito de crochê square
29. Blusa de crochê feita com pontos simples
30. Modelo de calça feita de crochê square
Jogo americano e porta-copos de crochê para iniciantes
As peças de crochê também podem se estender para a mesa posta, e as versões de porta-copos e jogos americanos em crochê são ótimas opções para quem está iniciando na técnica artesanal.
As peças para mesa posta podem ser feitas de diferentes formatos e com pontos variados para quem está aprendendo crochê para iniciantes.
Nesse caso, vale a pena começar por pelos modelos redondos, quadrados e retangulares, que podem ser formatos mais fáceis.
A escolha dos pontos para as peças de crochê também são importantes, e as versões de pontos mais simples são ideais para peças funcionais e fáceis de fazer.
31. Modelo de jogo americano redondo de crochê
32. Porta copos colorido de crochê square
33. Jogo americano e em formato retangular
34. Modelo de porta-copos redondo e simples
35. Porta-copos em formato retangular
36. Modelo de jogo americano em formato redondo
37. Porta-copos pequeno e com franjas
38. Conjunto de jogo americano de crochê
Bolsa de crochê para iniciantes
A bolsa de crochê para iniciantes é mais uma proposta para aplicar a técnica artesanal em diferentes itens.
A bolsa de crochê pode ser feita através de técnicas mais simples como crochê square, que une pequenos quadrados de crochê, ou pode ser feita com pontos simples, fazendo com que o acessório seja uma possibilidade para iniciantes.
Os modelos de bolsas em formato retangular e quadrado são as opções mais fáceis de criar, mas também é possível se aventurar em outros formatos, como as bolsas redondas.
39. Modelo de bolsa simples e pequena
40. Bolsa de crochê simples com alças de couro
41. Mochila colorida de crochê square
42. Bolsa retangular e pequena de crochê
43. Modelo de bolsa simples de crochê
44. Bolsa de crochê retangular e colorida
45. Modelo de mini bolsa de barbante
46. Bolsa retangular de crochê square
Almofada de crochê para iniciantes
Entre as inúmeras propostas de crochê para iniciantes, estão as almofadas de crochê, peças artesanais que ficam lindas no decoração.
As almofadas em crochê podem usar a técnica artesanal para fazer capas de diferentes estilos e com pontos mais simples para quem está começando a crochetar.
A técnica artesanal pode ser mais fácil em modelos de almofadas quadradas e retangulares, e para quem quer se aventurar mais, vale fazer capas em formato arredondado.
47. Capa de almofada simples e com franjas
48. Modelo de capa de almofada em crochê square
49. Capas de almofadas quadradas e retangulares
50. Almofada com capa colorida de crochê
51. Capa de almofada simples feita de barbante
52. Modelo de capa colorida de crochê
53. Almofada quadrada com capa colorida de crochê
54. Modelo de capa simples de almofada
55. Capa de crochê para almofada quadrada
Materiais de crochê para iniciantes
Barbantes e linhas
Entre os materiais indispensáveis para quem está começando no crochê estão o barbante e a linha, opções com grande variedade de modelos e espessuras de fio.
A variedade de modelos e espessuras de barbantes e linhas traz indicações diferentes de acordo com a finalidade, sendo possível escolher a versão mais adequada para cada projeto.
O barbante é um tipo de material um pouco mais espesso que a linha e que pode apresentar características rústicas. Já a linha costuma ser mais fina e lisa, podendo fazer parte de trabalhos com peças mais delicadas.
A escolha entre linha e barbante deve ser tomada de acordo com a peça que será criada.
Agulha
A agulha de crochê é outro material importante na técnica, e deve fazer parte dos materiais para quem vai iniciar no processo.
O material da agulha de crochê não interfere no resultado da peça, mas o tamanho das agulhas sim, e a variedade de modelos incluem opções de agulhas mais finas e mais grossas.
A escolha da agulha deve levar em conta a grossura do fio. Para o caso de fios mais finos é necessário utilizar uma agulha também fina para fazer pontos delicados; enquanto os fios mais grossos pedem uma agulha que seja mais grossa e compatível.
Para iniciar na técnica, vale a pena investir em um kit com variedade de tamanhos de agulhas, garantindo modelos para trabalhar com diferentes espessuras de fios.
Tesoura
A tesoura é um material básico para quem faz qualquer técnica de bordado, e não é diferente para o ato de crochetar.
Para a técnica, é necessário ter uma tesoura afiada para corte de linhas e barbantes sem desfiá-los.
O que são gráficos e receitas?
Para quem está em começando no universo do crochê, saiba que é comum ouvir termos como gráficos e receitas.
No crochê, o gráfico é uma demonstração com informações sobre tamanhos e dimensões de cada projeto, mostrando simbolicamente os pontos utilizados e uma espécie de desenho que permite visualizar como a peça deve ser feita. Já a receita é a descrição do passo a passo para fazer o processo, incluindo informações sobre os pontos utilizados e descrevendo como seguir o gráfico.
O que são aumentos e diminuições?
Ao seguir uma receita de crochê é possível encontrar referências a aumentos e diminuições, e para que você possa entender o que são essas técnicas, trouxemos uma breve explicação.
Ao encontrar a referência de aumento durante uma receita de crochê, significa que é preciso aumentar a peça. Nesse caso, considere você já tem uma carreira de 6 pontos, e com a indicação de aumento para 12 pontos. Assim, na nova carreira, faça dois pontos por ponto base da carreira base, multiplicando a nova carreira para 12 pontos e aumentando a medida da peça conforme a indicação.
A referência de diminuição é a proposta contrária, e ao invés de aumentar os pontos na próxima carreira, é necessário diminuí-los. Assim, se você tem 12 pontos na carreira base e a diminuição para a próxima carreira é de 6 pontos, faça um novo ponto a cada 2 pontos da carreira anterior, reduzindo os pontos na peça.
Pontos de crochê para iniciantes
Para compreender os gráficos e receitas de crochê para iniciantes, é necessário conhecer as indicações de pontos e siglas correspondentes, identificando o ponto indicado para cada etapa da peça.
Correntinha (Corr) ou Ponto Corrente (pc)
A correntinha ou ponto corrente é um aprendizado básico para quem está iniciando no crochê e costuma ser utilizado como base das peças.
Nos gráficos de crochê, a identificação desse tipo de ponto pode ser feita com a representação de 0 ou O, e também podem aparecer siglas como “Corr” ou “pc”.
Ponto Baixo (Pb)
O ponto baixo é outro tipo de ponto bastante utilizado em crochê para iniciantes e costuma estar bastante presente em gráficos simples de tapetes de crochê.
O ponto baixo costuma ser mais utilizado para uma trama mais firme e fechada, e a representação em gráficos pode ser x ou +.
Ponto Baixíssimo (Pbx)
O ponto baixíssimo é utilizado para acabamentos, arremates, bordas e união de carreiras.
A representação do ponto baixíssimo no gráfico costuma ser feita por um ponto (•).
Ponto Alto (Pa)
O ponto alto é outro tipo de ponto bastante utilizado em peças de crochê, e é bastante comum em peças com trama mais aberta e que precisam ficar mais macia e detalhadas, como blusas, mantas, caminho de mesa, entre outros.
Ponto Fantasia
O ponto fantasia é um pouco mais avançado e pode ser uma proposta de ponto mais indicada para quem já está pegando prática no crochê.
Esse tipo de ponto é caracterizado como uma mistura de diferentes pontos clássicos, montando desenhos diferenciados nas peças de crochê.
Como fazer crochê para iniciantes? – Dicas e passo a passo
Para quem está começando a crochetar e quer fazer peças fáceis de crochê para iniciantes, trouxemos um tapete em estilo chevron para que você possa testar suas habilidades.
Para aprender a fazer o passo a passo da Círculo, é só seguir o gráfico e a receita com indicações das etapas.
Agora que você já viu dicas para começar a técnica artesanal, já pode se dedicar ao crochê e fazer da técnica um hobby ou uma proposta para ganhar dinheiro.