TIPOS DE PISOS INTERNOS: guia completo dos modelos!

A variedade de tipos de pisos internos é imensa, e por isso ficamos tão perdidos nos corredores das lojas para escolher qual será o melhor acabamento e modelo de acordo com cada ambiente. Então, se você não quer mais ficar em dúvida sobre o revestimento para o chão, vamos a uma lista das variedades e modelos.

1. Porcelanato

Esse tipo de piso tem sido queridinho quando o assunto é revestimento interno, e a variedade nos tipos de porcelanato é um dos fatores que faz a peça ficar entre os mais pedidos para os projetos de interiores. O modelo além ser lindo, ainda tem variedade no acabamento, o que permite escolher o modelo certo para cada tipo de ambiente.

 

 1.1 Porcelanato Polido

Sem dúvida, esse é o modelo mais conhecido da linha e ideal para quem busca acabamento com brilho, já que essa é uma das principais características da versão polida.

Entre as vantagens está a resistência, baixa absorção de água e facilidade de limpar, ainda mais com umas dicas de como limpar porcelanato.

porcelanato polido

O tapete deixa a região do sofá mais aconchegante

1.2 Porcelanato acetinado

Para quem quer uma opção com menos brilho, esta é a melhor versão. O modelo acetinado tem acabamento fosco é muito indicado para áreas molhadas, como banheiro, ou até para quartos e salas quando o assunto é aconchego. Entre as vantagens está a resistência a arranhões que é bem superior que o modelo polido.

porcelanato acetinad

1.3 Porcelanato esmaltado

O modelo esmaltado é o que mais se assemelha ao piso de cerâmica, já que esse tipo de piso recebe uma camada de esmalte como acabamento. A variedade de texturas, cores e até acabamentos é uma grande vantagem, mas o contraponto é que é preciso considerar o PEI (sigla que caracteriza a resistência da peça cerâmica – veja mais no item 2).

porcelanato esmaltado

O design das poltronas deixa o ambiente moderno

1.4 Porcelanato amadeirado

Se você está em busca de um piso que imita madeira, considere esse tipo de acabamento no porcelanato. A opção fria costuma sair mais em conta que a o material nobre, e ainda tem a facilidade de manutenção e limpeza.

porcelanato amadeirado

Na parede do banheiro, samambaias e bromélias

2. Cerâmica

Talvez essa seja a opção mais comum e mais conhecida, mas não é para menos já que esse tipo de acabamento costuma ter uma grande variedade e isso torna-se vantajoso, assim é possível encontrar o piso exatamente da maneira que você sempre quis.

A facilidade de limpeza e manutenção também são características bem importantes dos modelos cerâmicos, mas na hora de escolher o modelo certo para o seu ambiente é preciso verificar o PEI (resistência a abrasão), considerando que 0 é menos resistente e 5 é mais.

  • PEI 0: baixa resistência, e é indicado apenas para paredes.
  • PEI 1: resistência baixa, e indicado para área de pouca circulação, como banheiros residências.
  • PEI 2: resistência de baixa a moderada, com uso indicado para quartos e banheiros onde circulação poucas pessoas.
  • PEI 3: modelo de resistência intermediária, é ideal para o uso interno sem que tenha portas para acesso externo.
  • PEI 4: com boa resistência, esse já é um modelo que pode ser instalado em qualquer ambiente da casa, inclusive na sala e cozinha.
  • PEI 5: a resistência mais alta é indicada para ambientes com muita circulação, e pode ser utilizado até mesmo em comércios.
piso cerâmica

A coifa redonda tem design moderno

cozinha corredor

Armários brancos ajudam a valorizar o espaço pequeno

piso frio

3. Ladrilho hidráulico

Para quem está em busca de um acabamento com cores e estilo retrô, pode apostar em algum dos modelos de ladrilhos hidráulicos. A peça costuma ser indicada tanto para paredes, como para pisos e no chão garante um toque único.

A resistência é uma das vantagens deste tipo de revestimento, e o uso é muito indicado para quem quer dar um toque especial com um estilo que pode variar do colorido com estampas diferenciadas (geométrica, floral, psicodélica, contemporâneo ou tradicional), até algo mais clássico com um duo de cores com toque discreto.

As peças quadradas e pequenas costumam valorizar o ambiente, e podem ser utilizadas em diferentes cômodos.

decoração rústica

ladrilho hidráulico

4. Pastilhas

Esse tipo de revestimento é clássico, mas ao mesmo que já é bem conhecido nos projetos de interiores, a variedade de acabamento, textura e aplicação torna a peça ainda mais valorizada.

Se você só se lembra do revestimento na piscina, o uso pode ser surpreendente também como piso interno.

A indicação de aplicação em ambientes não segue uma regra, mas como são peças bem pequenas e valorizam os espaços menores, o mais comum é utilizar as pastilhas no banheiro para valorizar a área do banho. Mas lembre-se que o ideal é evitar acabamentos muito lisos no chão, caso contrário isso pode causar acidentes.

piso de pastilha

Os cantos arredondados entre parede e chão são contemporâneos

pastilha no chão

5.Piso de madeira

Quem nunca olhou uma decoração com piso de madeira e ficou admirando a beleza do revestimento? O material nobre é um queridinho para ambientes internos, já que transmite aconchego. Mas se você não está disposto a gastar muito, há opções como pisos flutuantes https://casaeconstrucao.org/revestimentos/piso-flutuante/ que são mais em conta, com instalação mais rápida e que se assemelham a madeira.

 

5.1 Assoalho

Para quem não dispensa o uso de um piso de madeira com tábuas corridas, o assoalho é a opção perfeita. Este tipo de revestimento é feito com madeiras legalizadas que são instaladas lado a lado, e podem ser fixados diretamente no contrapiso ou sobre uma estrutura de madeira, conhecida como barrote. No entanto, neste último caso, o piso costuma fazer um pouco mais de barulho conforme o andar.

madeira de demolição

A madeira de demolição dá traços rústicos ao ambiente

assoalho de madeira

5.2 Taco

Apesar de não ser o queridinho por ter um visual mais antigo, o taco bem cuidado fica espetacular na decoração. Então, se você pretende arrancar esse tipo de piso que é de madeira nobre, reconsidere, afinal com manutenção adequada e até mesmo uma nova camada de verniz podem valorizar e muito o visual das pequenas pecinhas de madeira que são instaladas no chão.

taco de madeira

O cimento queimado na parede dá traços de decoração industrial

chão de taco

5.3 Parquet

É fácil ver a confusão deste tipo de piso com o taco, mas a diferença entre taco e parquet é o desenho formado no revestimento. No parquet, as peças de madeira são instaladas formando um desenho maior (geralmente geométrico), como se fosse um quadrado com um desenho que se repete lado a lado.

piso parquet

Móveis de madeira valorizam a decoração clássica

diferença taco e parquet

5.4 Bambu

Uma nova opção é esse tipo de piso, que tem alta resistência, até mesmo maior que a da madeira, e que garante o visual amadeirado no chão.

O revestimento de bambu varia de acordo com modelos com ou sem brilho e até mesmo nas cores, que podem se assimilar do tom natural do bambu ou ganharem coloração artificial.

piso bambu

As pastilhas na parede dão toque de cor a decoração

piso madeira bambu

5.5 Cortiça

Para quem está disposto a um projeto sustentável, já pode incluir esse revestimento na listinha; já que a origem natural e renovação do material faz com que o item ocupe esse espaço entre as opções que valorizam o meio ambiente.

As vantagens deste tipo de acabamento são isolamento térmico e acústico, resistência a fungos e bactérias, conforto e aconchego, e durabilidade. No entanto, por ser um material maciço é preciso cuidado com móveis muito pesados sobre a superfície e até mesmo com animais de estimação que podem danificar o revestimento.

cortiça chão

Luminárias decorativas enfeitam o ambiente

revestimento de cortiça

6. Laminado

Se você é do tipo que adora o acabamento em madeira, essa pode ser uma versão mais barata que o material nobre e com visual bem parecido.

O piso laminado é feito a partir de madeira aglomerada e por isso o custo sai mais em conta. A instalação é feita com as peças lado a lado, e com muita agilidade, o que torna o processo rápido. No entanto, a limpeza requer alguns cuidados, já que esse tipo de material não pode ser lavado, e o ideal é usar no máximo um pano úmido.

sala de jantar piso que imita madeira

Na parede da sala de jantar, revestimento que imita madeira

decoração quarto

A poltrona tem design atual

parede de tijolo a vista

Na parede, detalhes com tijolo a vista aparente

cores piso laminado

7.Vinílico

Este tipo de revestimento é feito a partir de PVC e pode ser uma opção para quem quer um modelo amadeirado. O acabamento se assemelha muito ao laminado e a madeira, mas o material usado na fabricação torna o item como uma opção sustentável.

A aplicação é feita como o modelo laminado, e as tábuas são encaixadas lado a lado. Além disso, a limpeza também deve evitar água e o modelo não é indicado para áreas molhadas como o banheiro.

piso vinílico

piso vinílico claro

As poltronas são de fibra sintética

quarto de menino

Na parede, papel de parede de listras

8.Manta vinílica

A manta vinílica também é constituída através do PVC, mas ao contrário da versão anterior, este modelo é como uma manta que é esticada na superfície a ser revestida.

O revestimento permite uma série de acabamentos, que podem variar em modelos com ou sem brilho; sem junção entre as peças e até mesmo que simulem madeira ou coloridos.

A vantagem deste tipo de material é a facilidade de limpeza e possibilidade de aplicar em áreas úmidas, como banheiro e lavanderia.

manta vinílica

sala jantar piso de madeira

O rodapé branco valoriza a parede bege

9.Cimento queimado

O acabamento com um toque de decoração industrial tem chamado atenção e torna-se cada vez mais utilizado para quem está em busca de um projeto inovador e com características atuais.

O cimento queimado tem boa resistência quando feito da maneira correta, e isso torna-se um ponto favorável. No entanto, se a opção é fugir do acabamento rústico de concreto, também há modelos, cerâmico e porcelanato, que se assemelham as características do material, mas são mais fáceis de manter por serem piso frio.

decoração industrial

cimento queimado chão

A parede de vidro permite a entrada de luz no ambiente

cozinha com cimento queimado

O espelho na parede amplia o ambiente

piso de cimento queimado

10.Resina Epóxi

Esse tipo de revestimento é feito a partir da resina que é aplicada no chão (pode ser sobre um piso já instalado) e com a mistura de outros agentes endurece e forma uma camada com brilho e sem junções.

O acabamento moderno que dá no chão é uma das principais características do piso epóxi, que costuma ser comparado até mesmo com o porcelanato polido. Entre as vantagens, está a facilidade de limpeza e a variedade de cores.

piso amarelo

Detalhes em azul completam o visual colorido e alegre da cozinha

epóxi branco

banheiro com epóxi

Na bancada, flores para decorar

resina epóxi

Armários brancos valorizam o chão alaranjado

11. Granito

A pedra natural é marcada pela alta resistência, o que valoriza a aplicação do piso até mesmo em cômodos de grande circulação, como a sala. Além de ser muito resistente, este tipo de revestimento também é conhecido pelos tipos e cores, e a praticidade na hora da limpeza.

A aplicação pode ser feita em qualquer cômodo interno da casa, inclusive no banheiro, já que o material tem baixa absorção de água e é resistente a manchas.

parede cinza

O quadro em preto e branco decora a parede do banheiro

piso granito

granito preto

A cortina rolo controla o sol na lavanderia

12. Mármore

Os tipos de mármore são traços marcantes deste tipo de revestimento, já que  a variedade de cores e preços permite adequação a diversos estilos de projetos.

A beleza do material não causa dúvidas e o piso é capaz de sofisticar o projeto. No entanto, a sua aplicação deve ser cautelosa em áreas molhadas, como no interior do box do banheiro, já que molhado pode ficar muito escorregadio, por isso, é comum os projetos usarem a pedra na forma bruta para esse tipo de espaço.

escada de mármore

O guarda-corpo de vidro deixa o visual clean

banheiro de mármore

cozinha americana

Na cozinhas, armários planejados

13. Ardósia

A pedra verde é bem característica de projetos mais antigos, mas isso não impede que você a utilize. O resultado é bem bacana para a aplicação dentro da residência também, mas se o ambiente for muito pequeno, a cor mais escura pode dar sensação de espaço menor, por isso o ideal é instalar o piso em áreas amplas e com boa iluminação.

O revestimento é ideal para amenizar as altas temperaturas e ajuda a deixar o clima dentro de casa mais agradável, já que é uma pedra fria. No entanto, a desvantagem está em relação a limpeza da ardósia, que precisa de cuidados específicos e que vão além da simples aplicação de cera.

cozinha com ardósia

ardósia banheiro

A bancada dupla é ideal para a suíte do casal

casa com ardósia

14. Granilite

O piso é uma mistura de cimento com pequenos pedaços de pedras – mármore, quarzo, calcário e outras – o que dá o acabamento chapiscado ao revestimento. Este modelo se distingue em duas versões:

  • Granilite polido: é impermeabilizado e fica com acabamento brilhoso. A peça seca não é escorregadia, mas ao ser molhada pode ser perigosa, por isso, o ideal é evitar a versão polida no banheiro.
  • Granilite fulgê: nesta versão o piso tem acabamento mais rústico e as pedrinhas misturadas na confecção são visíveis, o que deixa a peça antiderrapante.
sofá cinza

As almofadas coloridas do sofá dão cor ao ambiente

piso granilite

banheiro com banheira

A laje aparente dá estilo industrial ao banheiro

piso de granilite

15. Emborrachado

Este modelo é bem versátil, já que pode ser encontrado como uma placa de borracha em diferentes cores ou até mesmo ao estilo de madeira com acabamento em borracha. A limpeza da peça é muito fácil e com um pano úmido e detergente neutro é possível realizar a faxina.

O uso pode ser em diferentes ambientes, e até mesmo na cozinha, onde o chão costuma ficar liso por conta de respingos. Além disso, este tipo de acabamento borracha também é indicado para a casa de idosos, já que o revestimento não tem acabamento liso, o que evita quedas.

piso emborrachado

Para as almofadas, combinação de preto e amarelo

parede floral

cozinha corredor colorida

Armários planejados valorizam o espaço pequeno

16. Carpete

O carpete já foi muito utilizado, mas aqui no Brasil tem sido cada vez menos comum o uso do revestimento que simula um tapete. No entanto, se você quer um clima aconchegante para quartos e salas, talvez seja o momento de reconsiderar o uso do revestimento.

Além de ser ideal em relação ao isolamento acústico, o carpete ainda dá uma beleza incrível ao ambiente. No entanto, para quem tem alergia esse tipo de revestimento merece atenção especial, já que o acúmulo de poeira é maior, e a limpeza deve ser frequente.

closet de luxo

O lustre de cristal valoriza o closet

carpete

quarto de casal

Atrás da cama, painel de madeira

17. Piso de vidro

Sinônimo de modernidade, o acabamento é escolha perfeita para quem quer dar um charme especial e leveza ao chão. Se você tem dúvidas em relação a instalação e segurança das placas de vidro, saiba que com a contratação de um profissional especializado, com estruturas metálicas certas e que respeitem o peso, extingue qualquer tipo de risco.

O uso do vidro no chão pode ser em diferentes ambientes, mas a ideia é que tenha um fundo bacana para admirar (nada de olha o contrapiso, né), como um mezanino, ou até em um banheiro, só que neste caso não deve haver outro cômodo embaixo (privacidade!) e é preciso uma película para não deixar a superfície escorregadia.

piso de vidro na sala

O tapete listrado dá cor a decoração moderna da sala

piso de vidro

chão de vidro

Pastilhas vermelhas decoram a parede do lavabo

 

Agora que você já sabe tudo sobre tipos de pisos internos vai ficar bem mais simples a ida na loja, e os corredores com diversas opções e modelos vão se tornar apenas um caminho para chegar ao seu modelo preferido.

 


Você pode gostar...