Artesanato com Palito de picolé: 59 ideias e tutoriais!

Quem adora trabalhos manuais sabe que esse universo pede muita criatividade e não é só na hora de fazer a arte não, a criatividade também é essencial na hora de escolher o material que será utilizado. E uma dessas opções criativas é o artesanato com palito de picolé.

A ideia de usar palito de sorvete é nova para você? Então, é hora de descobrir como esses pedacinhos de madeira podem ser transformados em peças lindas. E para dar aquele incentivo e empurrão na criatividade, vamos ao post que está recheado de ideias e tutoriais!

ideias

 

Ideias de artesanato com palito de picolé

Quadros

quadro reciclagem

Se você está em busca de ideias de quadros artesanais para a decoração, já pode incluir esta ideia entre as opções. Aqui o artesanato com palito de picolé foi a base para decorar o item; e cada palitinho foi pintado e decorado de uma maneira, dando um toque alegre para o quadro. O fundo preto foi a escolha ideal para dar destaque ao trabalho, jpa que a ideia era de ressaltar um trabalho colorido.

quadro gatinho

O item em preto e branco é ideal para diversas combinações de cores

A ideia de reaproveitar os palitos em algo criativo está nesses quadrinhos de gatinhos. O fundo liso é a base para o felino com corpo de palitos de picolé e  cabecinha e o rabo foram feitos em EVA.

 

Mais fotos

quadro artesanal

Os quadrinhos foram decorados ao estilo natalino

quadro colorido

O mix de cores cria camadas em degradê

quadros simples

As molduras pretas decoram os quadrinhos

Luminária/ abajur/ lustre

abajur

Se a ideia é investir na decoração com reaproveitamento/ reciclagem este projeto DIY é uma ótima inspiração. Aqui a base de abajur antigo foi reaproveitado e a cúpula foi montada a partir de palitos de picolé que foram pintados de vermelho. O resultado ficou uma graça e a peça foi usada na composição e decoração do criado mudo.

lustre

Entre as opções de artesanato com palito de picolé, uma opção é o lustre/ pendente feito dos palitos de madeira. Uma inspiração para colocar a ideia em prática é esse modelo, que foi feito em três camadas e tem palitos pintados em um tom de verde claro. A luz passa entre as arestas que ficam entre um palito e outros e sai também pelo final do lustre que é aberto.

 

Mais fotos

luminárias

O projeto mostra duas opções – uma em que a cor da madeira foi mantida e outra em que os palitos foram envernizados

luminária simples

O papel colorido das laterais dá um charme especial ao item

modelos de abajur/ luminária

Porta joias e caixas

caixinha decorada

As pérolas deixam a peça mais delicada

Uma das possibilidades de fazer artesanato com palito de picolé é criar caixinhas, que podem funcionar como porta joias ou porta trecos. Nesta proposta os palitinhos foram pintados de cor de rosa e a caixinha foi montada no formato quadrado e ainda ganhou uma tampa que foi decorada com pérolas.

decoração caixa

A proposta para a caixa porta trecos deste projeto é bem parecida com a proposta anterior, mas neste caso a opção foi por manter os palitos na cor natural. Outro detalhe que diferencia esse modelo é a decoração da tampa que foi feita com renda, fita de cetim e flores artificiais.

 

Mais fotos

porta joias colorido

As flores da tampa foram feitas em EVA

Bau

O EVA foi usado como parte da decoração

caixa de joias

A caixinha com gavetas ainda tem um porta retrato

Porta retrato

porta retrato simples

Os lacinhos prontos de cetim decoram a peça

Se a ideia é fazer um artesanato simples aproveitando os palitos de sorvete, essa proposta é uma boa inspiração. Aqui os palitinhos foram usados para fazer todo base e moldura do porta retrato. A proposta foi de manter os palitos na cor natural da madeira, e para dar um toque a mais na decoração, a aposta foi de incluir lacinhos de cetim.

porta retrato reaproveitamento

Os palitos pintados deixam o porta retrato colorido

Neste projeto de porta retratos com reaproveitamento de materiais, a aposta foi por um modelo colorido. Para isso, os palitinhos foram pintados de vermelho e outros de azul com bolinhas vermelhas. A combinação ficou alegre e destaca a foto em preto e branco.

 

Mais fotos

decoração porta retrato

móbile de fotos

O porta retrato é como um móbile na vertical

modelos de porta retrato

Fruteira

fruteira

As frutas decoram a mesa

Uma das proposta para usar palitos de sorvete como artesanato e parte da decoração é fazendo fruteiras. Neste modelo, a ideia foi de usar os palitos com o tom natural da madeira, e tanto na base como nas bordas foram utilizados palitos envernizados, o que cria um detalhe interessante para o cesto de frutas.

modelo de fruteira

O formato octogonal foi a escolha para esse modelo de fruteira. O item foi todo feito com palitos no tom natural da madeira, o que deixa a cor clara e suave. Para proteger a peça, vale usar uma camada de impermeabilizante/ verniz incolor.

 

Mais fotos

cesta de frutas

Entre as camadas, alguns palitos pintados de vermelhos

fruteira envernizada

Os palitos foram envernizados

cesto

Casinha

sobrado com palitos

A ideia de fazer casinhas é uma proposta para os adultos se divertirem durante o artesanato com palito de picolé, e que depois torna-se uma diversão para as crianças. Neste modelo, a casinha seguem o estilo sobrado e tem até uma varandinha e cercado em volta.

jardim suspenso

Fugindo um pouco da ideia tradicional das casinhas, este modelo é uma ótima inspiração para quem quer fazer um jardim suspenso. As casinhas estilo gaiola foram feitas com os palitos e penduradas com fio de nylon. No interior de cada casinha há um vasinho de planta, e assim o projeto torna-se uma opção de jardim para quem tem pouco espaço.

 

Mais fotos

casinha de boneca artesanal

A casinha aberta é ideal para as crianças brincarem

casinha aberta

O projeto inclui até iluminação dentro da casinha

casinha colorida

A casinha simples tem chaminé e terraço com cerca

Nichos

decoração nicho

O vaso de cacto decora a peça

As paredes também podem ser decoradas, e a ideia de decoração aqui é de usar palitos de picolé para fazer nichos que decorem a superfície. O modelo de nicho usado no projeto foi em formato sextavado e com os palitos pintados, que remetem ao visual de madeira desgastada.

nicho colmeia

Para as paredes decoradas, a proposta aqui foi de fazer diferentes formatos de nichos, que mesclam-se entre o modelo sextavado e o estilo colmeia. Os nichos foram usado na mesma parede e o resultado ficou lindo para decorar a superfície de cor clara e lisa.

 

Mais fotos

decoração flor artificial

A flor artificial foi usada na decoração

nicho parede

O vasinho de planta tem decoração em preto e branco

nicho de palito de sorvete

Outros

porta copos

Se a ideia é colocar em prática ideias criativas e fáceis, uma boa aposta para o artesanato com palito de picolé é de fazer porta copos e até descanso de panelas, como neste projeto.

organizador

Essa é uma dica especial para as mulheres, afinal quem nunca ficou procurando um batom no meio de vários?! Aqui o organizador feito de palitos de sorvete cria um espacinho para cada batom, o que deixa tudo organizado e fácil de ser encontrado. Ah, e a ideia pode ser transformada para organizar esmaltes.

porta trecos

As fitas decoram o porta trecos

Para quem vive perdendo canetas ou deixa os pinceis de make soltos, o porta trecos feito de palitos de picolé é uma sugestão para deixar tudo organizado e fácil de encontrar. Ah, e libere a criatividade na hora de decorar o item.

 

Mais fotos

lembrancinha para festa

Os caixotes servem de ideia para lembrancinha de festa

vaso planta

A suculenta decora o vasinho colorido

mural de fotos

Os palitos foram decorados com washi tape

ideias criativas

Como fazer artesanato com palito de picolé passo a passo

Quadro decorativo

passo a passo quadrinho

  1. Pinte os palitinhos de sorvete com tinta azul clarinha;
  2. Depois que a tinta secar cole os palitos formando um quadrinho;
  3. Com cola branca faça a escrita (BEACH – significa praia);
  4. Vá colando pedrinhas sobre a cola para formar a palavra;
  5. Complete toda a palavra;
  6. Na parte debaixo do quadrinho, cole conchas e elementos e que remetem ao universo da praia;
  7. Ao final é só colocar uma cordinha na parte de trás do quadro e pendurá-lo na parede.

 

Porta copos

como fazer porta copos

  1. Recorte 3 pedaços de madeira mais grossinha para se base;
  2. Lixe as pontas da madeira cortada para não ficar grosseiro;
  3. Pegue palitos de sorvete e corte as pontas arredondadas;
  4. Dê uma breve lixadinha só para remover os fiapos;
  5. Com washi tape (fitas coloridas) decore os palitos;
  6. Use cola quente para fixar os palitos sobre a base mais grossa;
  7. Passe cola branca sobre o porta copos para criar uma camada protetora;
  8. Espere secar e o porta copos está pronto!

Agora que demos aquele empurrãozinho na criatividade é hora de separar os materiais e colocar as ideias de artesanato com palito de picolé em prática.

Você pode gostar...