Gato Angorá •【TUDO SOBRE】ᐅ dicas de como cuidar!

É bem provável que você já tenha ouvido falar em gato Angorá, que também recebe o nome de gato turco, uma vez que essa raça tem origem turca.

A raça de gato Angorá é bastante antiga e tem registros do século XV, com o surgimento na cidade de Ancara, na Turquia, e por isso do gato receber o nome de Angorá turco.

Essa raça de gato chegou a Europa por volta do século XVII, e depois se espalhou pelo mundo, conquistando os fãs de felinos, que associam a espécie a riqueza e poder.

E se você vem procurando por espécies de gatos para criar, reunimos todas as informações que você precisa saber e os cuidados necessários com a raça.

gato angorá

Características do gato angorá

Quais as suas características mais marcantes?

O gato Angorá pode ser reconhecido por conta de seus olhos grandes e claros, orelhas grandes e pontiagudas, pelagem densa e porte elegante.

A raça também costuma apresentar características com cabeça de tamanho mediano, focinho achatado e queixo arredondado.

É bastante comum encontrar a raça na pelagem branca com olhos azuis ou verdes, mas também há outras opções de pelagens para o gato turco como preto, cinza, rajado ou amarelado.

características de gato angorá

A raça é bastante comum para gatos brancos de olhos claros

Qual é a média de peso e tamanho?

A raça do felino Angorá costuma ter porte médio, e o peso pode variar de 3 a 8 kg quando o gato está em sua versão adulta.

tamanho e peso médio de gato angorá

A raça é de porte médio

Quanto tempo vive um gato angorá?

Para quem sofre com perda do animal de estimação, uma boa notícia é que o gato Angorá tem tem de vida mais longo, variando entre 12 e 18 anos. Assim, o companheirinho felino pode acompanhar muitos momentos da vida dos donos.

Temperamento: para quem é indicado?

Antes de adotar ou comprar qualquer raça de animal, é ideal conhecer o temperamento e as características da espécie, de modo que você escolha por um animalzinho que tenha uma personalidade ideal para o seu estilo de vida

Desse modo, o gato turco é uma raça com personalidade muito sociável, e adora estar na companhia do dono e ganhar carinho.

Apesar de ser muito sociável, o Angorá turco tem personalidade forte, e pode ter algumas manias, então é preciso que os donos estejam dispostos a lidar com algumas características espécie.

Uma característica do felino, é o fato de que o gato não gosta muito de colo, então será difícil mantê-lo quietinho no colo por muito tempo.

A raça tem muita energia e disposição para brincar, por isso é indispensável ter brinquedos para gatos para entreter o felino e garantir brincadeiras que estimulem sua capacidade mental e deixem o tédio de lado, afinal esse gato é bastante ativo.

dicas para ter gato angorá

A espécie gosta muito de brincar

O Angorá turco também é uma ótima opção para casas com crianças, uma vez que a espécie gosta de estar sempre próximo dos donos brincando.

Uma das características do gato turco é a escolha de um tutor, desse modo, o gato escolhe um dos donos para ser o seu tutor e ficam mais apegados a essa pessoa.

Quanto custa em média? #preço

O preço médio do gato Angorá pode variar bastante, encontrando opções com preços que variam de R$ 400 a R$ 1000,00.

No caso de escolher pela compra, certifique-se de que o gatil é responsável e tem certificação para a procriação da espécie.

E se possível, considere a ideia de adotar, inclusive gatinhos mais velhos, garantindo um lar cheio de amor e carinho para felinos abandonados.

Como cuidar de um gato angorá? #dicas

E se você pretende ter um gatinho da raça Angorá, é necessário saber dos cuidados adequados e possíveis doenças que essa espécie pode desenvolver, garantindo que o felino tenha uma vida saudável.

Em relação aos problemas genéticos que a raça pode apresentar, uma das situações é que o gato turco tem maior tendência a surdez, principalmente os gatos com características como pelo branco e olhos azuis, que possuem genes recessivos e que pode levar a surdez do gatinho.

gato angorá branco de olho azul

Os gatinhos brancos com olhos azuis podem desenvolver surdez

Outro fator genético que os gatinhos turcos podem apresentar é a heterocromia, característica em que o indivíduo apresenta um olho de cada cor, e nesse caso, se o gatinho branco apresentar um dos olhos azuis, é bem provável que a surdez predomine do lado do olho azul.

problemas de saúde que gato angorá pode desenvolver

A hererocromia pode dar um olho de cada cor para o gatinho

A raça Angorá também pode desenvolver um quadro de cardiomiopatia hipertrófica, um problema hereditário e que resulta no aumento do ventrículo esquerdo do coração, ou seja, o gatinho pode apresentar problemas cardíacos.

Entre os problemas genéticos da raça, é bastante comum a ataxia, que é uma falta de coordenação motora e precisão nos movimentos e andar do felino. A ataxia pode-se dizer dividir em 2 tipos:

  • Ataxia hipometria: nesse caso, o gato se movimenta através de saltinhos em passos curtos, como se estivesse dando pulinhos ao andar;
  • Ataxia hipermetria: Esse problema genético pode trazer características como se se o gatinho se arrastasse em passos longos ao andar.

Entre os cuidados com a espécie, o felino é bastante ativo, e pode escalar alguns pontos mais altos para explorar, por isso, é recomendado que a casa esteja segura para que o felino possa explorar. Entre os cuidados, é ideal que haja telas nas portas e janelas, e cuidado com os enfeites que podem ser derrubados durante os pulos do gatinho.

Uma dica importante é em relação ao banho do felino, uma vez que a raça costuma gostar bastante de água, mas por conta de sua pelagem densa é necessário secá-lo em seguida do banho, evitando que possa surgir fungos e feridas na pele por conta da pelagem úmida.

Uma dica importante para cuidar do gato Angorá é criar uma rotina de escovação semanal, evitando que a pelagem densa não crie nós e que os pelos não soltem e se acumulem pela casa.

cuidados com gato angorá

Fotos, tipos e cores de gato angorá

Apesar da pelagem branca ser a mais comum entre os gatos turcos, a espécie também pode ser encontrada em outras cores, e tem sempre como características olhos claros, como azul, verde e mel.

Gato angorá preto

Uma opção apaixonante de cor para pelagem da espécie é o gato turco com pelos pretos, trazendo um tom bastante intenso para a pelagem densa e destacando os olhos claros, o que deixa um gatinho ainda mais lindo!

Nesse caso, o gatinho pode ter pelagem predominante preta ou pode ser uma opção misturada com branco, resultando em um felino branco e preto.

gato angorá preto de olho verde

O gato preto tem olhos verdes

gato turco preto

gato turco com pelagem preta

Os olhos claros se destacam na pelagem preta e densa

filhote de gato angorá preto

O filhotinho tem pelagem escura

filhotinho de gato preto angorá

O filhotinho de gato turco preto é fofo!

gato turco de pelagem preta

O olhar verde e penetrante se realça diante dos pelos pretos

gato angorá preto de olhos verdes

O felino preto tem pelagem bem densa

gato angorá preto

O felino preto tem olhos verdes

gato angorá preto com olhos caramelo

Os olhos em cor de mel se destacam diante da pelagem preta

gato angorá preto e branco

A mistura de branco e preto aparece na pelagem do felino

Gato angorá cinza

Outra opção de coloração para os pelos do gato turco é o tom de cinza, que pode variar desde opções de cinza escuro a cinza claro, garantindo uma pelagem linda ao felino!

gato angorá cinza de olhos verdes

O gato cinza tem olhos verdes

gato turco de pelo cinza claro

O animal tem pelos em tom bem claro de cinza

gato angorá cinza de olho verde

A coloração dos pelos do felino se misturam entre cinza claro e escuro

gato angorá cinza e branco

O gatinho mistura pelagem cinza e branca

gato angorá de pelagem cinza e branca

O felino tem predominância de cinza, e partes com pelagem branca

gato turco cinza de olho verde

Os pelos do gatinho são em nuance de cinza claro

gato angorá cinza claro

O felino tem pelagem densa em tom de cinza claro

Gato angorá branco

O gato turco de pelagem branca é uma das opções mais frequentes, e apesar de ser comum, a beleza da espécie continua sendo única, misturando os pelos densos e brancos com olhos claros.

gato branco em caixa de papelão

O felino branco tem olhos verdes

gatinho turco branco

gato branco de olho verde

A pelagem branca destaca os olhos verdes do gato

gato angorá de pelagem branca

A pelagem densa e branca deixa o felino mais fofo!

filhote de gato turco com olho azul

gatinha angorá branca

A gatinha branca tem olhos em azul claro

filhote de gato angorá branco de olho azul

O filhotinho é branco de olhos azuis

gato branco de olhos claros

gato angorá branco com manchinhas

O felino é predominantemente branco e tem manchinhas cinza na cabeça

gato turco branco

A pelagem branca realça o focinho rosado

gato angorá branco de olhos verdes

O gatinho fofo tem pelagem densa e branca

Gato angorá rajado

Outra opção que pode aparecer na pelagem dos gatos turcos é o estilo rajado, que traz coloração puxando para o cinza e detalhes rajados que dão características únicas ao felino.

gato turco cinza e rajado

O gato tem coloração cinza e detalhes rajados

gato turco com pelagem branca e cinza rajada

filhote de gato turco rajado

O gatinho rajado tem pelagem com um toque de amarelado

filhote de gato angorá rajado

O filhotinho rajado é fofo!

gato turco rajado

A espécie mistura tons de cinza e amarelo na pelagem rajada

gato turco grande e rajado

A pelagem rajada se estende das costas para o rabo do felino

gato angorá rajado

O felino mistura pelagem branca e rajada

gato turco com pelagem rajada

Gato angorá amarelo / laranja

Outra cor de pelagem para os gatos turcos, são as tonalidades que variam entrar alaranjado e amarelo, trazendo um tom mais claro para o pelo dos felinos.

gato angorá laranja de olhos verdes

A pelagem do felino é em tom alaranjado

gato turco laranja

gato turco amarelo e branco

O animalzinho mistura pelos amarelados e brancos

raça de gato alaranjado

filhote de gato turco laranja

O filhote amarelado é fofo!

gato turco de pelo laranja

Os pelos densos destacam a coloração alaranjada

gato angora amarelo claro

O gatinho tem pelos em amarelo claro

gato turco de pelo laranja e olho caramelo

Os olhos em cor de mel combinam com a pelagem laranja

gato turco alaranjado

Dicas de gatos angorá para seguir no Instagram

Para quem adora acompanhar o mundo dos felinos e fotos fofas, reunimos dicas de perfis no Instagram que trazem gatinhos Angorá através de fotos apaixonantes!

snow.white.angoracat

Um perfil que vale a pena seguir para os apaixonados pela raça Angorá turca é o perfil do gatinho Snow White, da conta @snow.white.angoracat.

Esse perfil traz as fotos do felinos de nome Snow White, que é um gatinho Angorá de coloração branca.

dica de perfil no instagram com fotos de gato angorá

O gatinho Snow White é apaixonante!

niall_horan_the_angora_cat

Outra conta apaixonante é o perfil colombiano do gatinho Niall, da conta @niall_horan_the_angora_cat.

As fotos apaixonantes retratam o dia a dia do felino Niall, que tem coloração amarelada e uma pelagem linda!

perfil para seguir de gato turco

A conta mostra o gato de coloração amarelada

angora.luna

Na lista de gatinhos gringos e apaixonantes, está a gata Angorá de nome Luna, da conta @angora.luna.

O perfil no Instagram para amantes de gatos, traz fotos do apaixonantes do dia a dia da gata Luna, uma gatinha da espécie Angorá e de coloração branca.

perfil para quem gosta de gatos para seguir no instagram

gatos_angora

E para quem não se cansa de ver fotos fofíssimas de gatos Angorá, vale a pena seguir o perfil @gatos_angora, que reúne fotos de diferentes gatos da espécie.

Além de reunir fotos de gatinhos lindos, você também pode enviar as fotos do seu gato Angorá turco para que sejam publicadas no perfil.

perfil do instagram para gatos angorá

Você já teve um gato dessa espécie? Se sim, conte-nos as peculiaridades da espécie e compartilhe conosco como foi sua experiência com esse felino.

Você pode gostar...