Aviação Agrícola – Para que Serve + Vantagens!【2024】

A aviação agrícola começou no Brasil no ano de 1947 como uma solução para combater infestações, e atualmente o Brasil é o país com a segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo.

A crescente no número de aviões agrícolas no Brasil se dá por conta das vantagens de utilizar esse método em diferentes cultivos, e para entender mais sobre o assunto é só seguir a leitura.

 

Para que serve a aviação agrícola?

A aviação agrícola é uma tecnologia adotada pelo setor de agronegócio, e pode ser responsável pela aplicação de sementes, agrotóxicos e fertilizantes em lavouras.

Os aviões passam sobre a plantação através de voos rasantes e com aproximadamente 3 m de distância do solo, dispersando sementes, fertilizantes e agrotóxicos.

1 o que e aviacao agricola Gazeta do Povo

Via: Gazeta do Povo

Em geral, o uso de aviões na agricultura é comum em propriedades de cultivo de cana-de-açúcar, soja, milho, café,  banana, laranja, eucalipto, seringueiras, batata, mandioca, macadâmia e pastagem.

O objetivo de utilizar aviões na agricultura é de facilitar a vida de quem trabalha com agronegócio.

2 para que serve aviacao agricola Revista Cultivar

Via: Revista Cultivar

Vantagens da aviação agrícola

O uso de aviões no agronegócio tem inúmeras vantagens, e para conhecer os pontos positivos dessa tecnologia associada à produção a agrícola, reunimos as principais vantagens.

  • Produtividade: um dos principais pontos positivos do uso de aviões na agricultura é de que a tecnologia contribui para o aumento da produtividade.
  • Tempo: o uso de aviões ajuda na utilização de tempo dos produtores rurais, que podem fazer as tarefas mais rápidas se comparados aos meios tradicionais. O rendimento médio de trabalho de uma aeronave na agricultura pode variar de 70 a 100 hectares por hora.
3 beneficios da aviacao agricola Revista Cultivar

Via: Revista Cultivar

  • Semeadura: a utilização de aviões para a semeadura de áreas de pastagens é uma grande vantagem, permitindo a distribuição das sementes de forma mais rápida e uniforme.
  • Controle de pragas: os aviões utilizados na agricultura podem auxiliar na aplicação de defensivos com mais agilidade, diminuindo o número de perdas e preservando a colheita de uma infestação acelerada.
4 vantagens aviacao agricola Portal Campo Vivo

Via: Portal Campo Vivo

  • Eficiência: em geral, o método com aviões é mais eficiente e consome, em média, 70% a menos de água que a aplicação tratorizada. Além disso, há também a economia de combustível se comparado ao uso de tratores.
  • Qualidade: o fato de utilizar aviões faz com que não haja contato com o solo, evitando danos relacionados a amassamento, compactação e disseminação de doenças, que podem ocorrer com o uso de máquinas terrestres.
5 pontos positivos da aviacao agricola Money Times

Via: Money Times

 

 

Agora que você já viu a importância da tecnologia empregada ao cultivo, já pode ficar por dentro dos assuntos relacionados a esse tema.

Você pode gostar...