Tipos de Rodapé – Qual escolher? + 60 Ideias e dicas imperdíveis!

Quais são os melhores tipos de rodapé? Para que serve esse material tão fundamental para a decoração de uma casa?

Muita gente pensa que apenas a qualidade estética é uma vantagem. Entretanto, há outras funções incríveis e essenciais.

Escolher um bom rodapé faz toda a diferença em qualquer projeto, seja para instalar na sala, no quarto, entre outros ambientes da casa. Para saber tudo, acompanhe o post completo com muitas fotos e informações.

rodapé de porcelanato vários modelos

Afinal, o que é rodapé? Para que serve?

Rodapé, como o próprio nome diz, é uma peça em formato de tira ou barra que se coloca ao longo das paredes na junção com o piso.

Sua principal função é dar acabamento e proteger essa parte específica da parede, sobretudo de sujeira e arranhões causados por objetos, como vassouras ou aspiradores de pó. Da mesma forma, embeleza o espaço.

O rodapé tem cerca de 75mm a 300mm de espessura, é fino e produzido com uma série de materiais, desde os mais simples até os mais sofisticados.

Além disso, pode ter diversas cores, combinando justamente com o estilo de decoração. Um rodapé de madeira, por exemplo, fica bem em uma sala com estilo rústico.

Por outro lado, um rodapé preto complementa um ambiente em conceito industrial ou moderno. O que importa é um resultado estético favorável, assim como uma boa ligação com as características do piso.

Principais materiais e tipos de rodapé

Quais são os principais tipos de rodapé? Você pode escolher em relação a materiais, a cor e a outras características. Para ajudar você, selecionamos os mais convencionais do mercado.

Rodapé embutido

O que é rodapé embutido?

Conforme publicamos, o rodapé embutido é instalado com uma parte do piso, sendo ajustado ao reboco. Isso é feito no momento em que o reboco da parede está sendo feito, quando o pedreiro deixa um pedaço da parte inferior sem rebocar.

Portanto, é muito importante que você saiba qual é o tamanho do rodapé desejado, e para saber a medida correta, é interessante conhecer as dimensões do seu piso e da divisão em pedaços por igual.

Por padrão, é indicado colocar pisos com 80 por 80 cm e dividi-los em cinco partes com 16 centímetros. O próprio profissional pode fazer o corte antes da instalação.

Entre as vantagens: o rodapé embutido não cria uma barreira entre o móvel, por isso os móveis podem ficar mais próximos e encostados na parede.

Do mesmo modo, a sujeira não fica acumulada em cima do rodapé, pois a parede fica nivelada com ele, evitando que a poeira fique fixada no local.

Veja alguns estilos de rodapé embutido, um dos mais comuns em vários projetos.

Rodape Embutido claro

Rodape Embutido de porcelanato

Rodape Embutido na escada

Rodape Embutido

Rodape Embutido2

 Rodapé invertido

O que é rodapé invertido?

É um modelo que exige uma instalação especializada. Precisa ser acoplado com a ajuda de uma cantoneira metálica que é embutida dentro da parede. Assim, cria um efeito de bunha entre piso e parede, como se houvesse um espaço entre os dois.

Ou seja, parece que a parede fica flutuando entre o piso. Por isso, muitas pessoas instalam fitas de LED no espaço para deixar essa abertura mais elegante.

Embora tenha maior custo e necessite de especialistas para a instalação, o resultado é lindo e sofisticado, perfeito para ambientes modernos.

Rodape invertido estilos

Rodape invertido ideias

Rodape invertido

Rodape invertido1

Rodape invertido2

Rodapé de porcelanato ou cerâmica

O rodapé de porcelanato ou cerâmica é um dos mais populares nas lojas.

Esses materiais são convencionais e têm um preço acessível, além de grande variedade de cores, texturas e modelos. Entre as vantagens, estão:

  1. Fácil manutenção e limpeza;
  2. É mais fino que outros materiais e por isso confere melhor acabamento;
  3. Pode ser usado em áreas secas ou molhadas, sem precisar de tratamento;
  4. Pode combinar com diversos tipos e cores de piso;
  5. Maior durabilidade em relação a outros revestimentos;
  6. Protege a parede de fricções, batidas e produtos de limpeza;
  7. Possui superfície impermeável;
  8. É bastante resistente a riscos e química;
  9. Quando aproveitado o material do piso, pode economizar um bom dinheiro.

rodapé de porcelanato dicas de limpeza

rodapé de porcelanato marmorizado escada

rodapé de porcelanato na escada

rodapé de porcelanato com friso

rodapé de porcelanato com friso branco

Rodapé de PVC

Entre os tipos de rodapé, o modelo em PVC é um super usual. PVC deriva da sigla inglesa “polyvinyl chloride”, que significa policloreto de vinil ou simplesmente vinil.

Trata-se de um tipo de plástico que obtido através da junção de cloro com etileno, utilizado largamente em muitos materiais e para os mais variados objetivos devido à alta versatilidade.

Popular em acabamentos, esse material é considerado prático, durável, leve, econômico e com versões ecologicamente corretas. Além disso, tem um preço bem atrativo.

O rodapé de PVC pode ser instalado em qualquer canto/quina do cômodo, seja em pisos de madeira, cerâmica, com carpete ou demais opções, sobretudo aqueles que são propensos a adversidades como sujeira e umidade.

Rodapé de EVA

Você sabia que existe também o rodapé de EVA?

EVA é a sigla para Etílico Vinílico de Acetato. Essa união de elementos forma uma borracha que pode ser utilizada em diversas atividades. Ele pode aparecer com diversas cores, não é tóxico, é resistente e lavável. Além disso, também é maleável e aderente.

Como rodapé, pode ser instalado em diversos tipos de pisos e paredes. A vantagem é deixar as emendas praticamente imperceptíveis, seja a versão branca ou outra cor.

Entre as vantagens: fácil de manusear, preço baixo, alta durabilidade, firme, fácil de limpar, maleável e ideal para paredes curvas.

Rodape de EVA autocolante

Rodape de EVA

Montagem com fotos de diferentes cômodos com rodapé de EVA. Rodapé de EVA em parede curva.

Rodapé de EVA branco com friso.

Foto de cômodo com parede escura e rodapé alto branco.

Rodapé de madeira

O rodapé de madeira é simplesmente um clássico!

A madeira dispensa apresentações e se destaca em diversos ambientes. Entre as vantagens dessa versão, está justamente o visual estético.

Além disso, é muito fácil de limpar, é durável e resistente, além de deixar qualquer decoração mais bonita e elegante. Entre as desvantagens: é sensível a umidade, fungos e tem um preço maior em relação a outros modelos de rodapé.

Veja alguns modelos e como a madeira fica perfeita como rodapé.

piso cerâmico

porcelanato polido

 

piso frio branco

piso vinílico

piso de madeira

rodapé de madeira com piso imitando cimento queimado

diferente e combinando com o piso

Rodapé de poliestireno

Rodapé de poliestireno, o que é isso?

Poliestireno ou PS é uma resina termoplástica dura, amorfa e transparente polimerizada através do estireno (vinil benzeno).

É uma versão convencional que está cada vez mais comuns nas lojas. Chama atenção pela resistência, beleza e durabilidade. Também se destaca pela cor branca e versatilidade.

Rodape de poliestireno estilo

Rodape de poliestireno modelo

Rodape de poliestireno

Rodape de poliestireno4

 Rodapé de gesso

Com certeza você já ouviu falar no rodapé de gesso.

Formado através da mistura entre água e sulfato de cálcio, o gesso é um material muito popular em acabamentos e na decoração.

Embora seja frágil, pouco tolerante à umidade e demande alguns cuidados, esse modelo tem uma série de vantagens, como o baixo preço e a elevada possibilidade de personalização.

Do mesmo modo, o rodapé de gesso para teto permite a instalação de um projeto de iluminação, além de realçar a decoração e deixar o ambiente mais aconchegante. Também é fácil de limpar e se adapta à maioria dos pisos.

 Rodapé de MDF

Assim como o modelo em madeira, o rodapé de MDF valoriza a estética de diversos ambientes. Geralmente, tem cores sóbrias que combinam com variados estilos de decoração.

É um modelo fácil de limpar e bastante versátil, de rápida instalação, ainda mais quando embutido. Entre as desvantagens, está a sensibilidade à umidade e áreas molhadas.

mdf branco

rodape MDF estilos

rodape MDF modelos

rodape MDF sobrepor

rodape MDF

Rodapé branco

Entre as cores mais convencionais, está o rodapé branco. Essa cor sóbria e neutra combina com praticamente tudo, por isso se adapta a diversos projetos.

O branco fica ótimo em ambientes modernos ou clássicos. A desvantagem é que suja fácil, mas nada que uma limpeza frequente e uma boa manutenção não resolvam.

rodapé branco com piso que imita madeira

 

projeto com rodapé branco

rodapé branco alto 30 cm

rodapé alto

cabeceira estofada cama casal

piso de madeira com rodapé

modelo de rodapé

Rodapé preto

Outra versão ideal para o seu projeto é o rodapé preto. Essa cor também é neutra e extremamente versátil, combinando com diversas cores e texturas.

O preto ainda deixa o ambiente elegante e sofisticado, um conceito diferenciado para ornamentar projetos contemporâneos, clássicos ou vintage. Veja algumas ideias interessantes.

rodape preto lindo

rodapé preto moderno

rodape preto projeto

rodape preto


Onde comprar rodapé? Geralmente, em lojas de produtos para decoração e materiais de construção. O preço depende da metragem, do tamanho, material e outras características.

Enfim, gostou de conhecer os principais tipos de rodapé? Escolha o ideal para o seu projeto e proteja seu piso e parede. Tem dúvidas? Comente. Até mais.

Você pode gostar...