Pedra miracema: características, preço, como assentar e projetos!
Já ouviu falar em pedra miracema ou lajinha, outro nome que a pedra também recebe? Esse tipo de revestimento é uma das opções de pedras decorativas existentes no mercado e que pode ser usada em diversas opções de revestimento, indo desde a calçada até a parede.
Se você ainda não conhece a pedra miracema ou quer saber mais sobre esse revestimento, como preço, tipos, como assentar, e tantas outras informações, é só seguir a leitura e aprender muito com o post.
Tópicos
Características
A pedra lajinha ou miracema nada mais é que um tipo de granito. Isso mesmo, a miracema é o granito comercializado e usado em sua forma bruta. A aparência é tão diferente da versão tradicional do granito, pois a pedra miracema não passa por polimento, e isso dá uma aparência mais rústica ao revestimento.
- Resistência: assim como o granito polido, a pedra em sua forma bruta tem altíssima resistência e isso permite a pedra possa ser usada tanto em projetos internos, como externos.
- Variedade de cores: a pedra em sua forma bruta apresenta uma ampla gama de cores, e isso varia de acordo com a região de extração do granito bruto. Essa variedade de cores é uma vantagem da miracema, já que possibilita encontrar um tom que mais combina com a proposta de revestimento e com o ambiente em que será usada.
- Antiderrapante: uma característica importante desse revestimento é o fato da pedra ser antiderrapante. Por não passar pelo polimento, a pedra ganha essa característica e isso faz com que o revestimento seja uma ótima opção de piso antiderrapante.
Tonalidades
Cinza
A tonalidade da pedra lajinha cinza é uma das mais conhecidas, e também uma das mais utilizadas em diferentes projetos. A pedra nessa cor é ideal para quem busca um tom neutro de pedra, e que fuja das cores muito claras.
O cinza tem suas vantagens, e uma delas é o fato de aparentar menos sujeira na pedra, o que faz com que o revestimento seja uma opção principalmente para calçamentos.

O rejunte fininho une as pedras
Branca
Entre as opções e cores de pedra miracema, uma das possibilidades é o revestimento de cor branca. A pedra não é totalmente branca, e pode ter algumas marquinhas que variam em tonalidades de cinza, e essa heterogeneidade é o que caracteriza e traz charme ao revestimento.
A pedra em sua forma branca é linda, mas não é tão utilizada como piso por conta da tonalidade clara que tende a acumular e aparentar mais sujeira.

O pequeno jardim rente ao muro tem alguns arbustos
Amarela
Entre as variações de cores de pedra lajinha, a opção amarela também é muito conhecida, assim como o granito polido amarelo, que é tão conhecido. Nesse tipo de revestimento, a tonalidade pode variar entre um amarelo um pouco mais intenso, até uma versão de bege.
A coloração amarela do granito bruto (miracema) é uma ótima escolha para diversos projetos, que podem ir desde o calçamento até o revestimento de um muro.

A miracema cinza compõe as laterais do caminho

A caixinha de correspondências foi embutida ao muro
Rosa
Uma das variações de cores da miracema é a tonalidade rosa, que é menos comum, mas que apresenta um apelo estético incrível.
A cor não é um rosa homogêneo, pelo contrário, a tonalidade é um mix com outros tons e isso dá um charme ainda mais especial para o revestimento.
A tonalidade é capaz de dar ainda mais charme ao projeto, que ganha destaque por conta da cor diferenciada.

No projeto, a aposta foi pelo uso no revestimento do muro

A lajinha rosa foi usada na área interna
Quanto custa? Preço do m²
E o preço? Quanta custa?
Essa é uma pergunta muito comum quando se fala de revestimentos, e no caso desse tipo de pedra decorativa o preço pode variar de acordo com a tonalidade. O custo médio da pedra miracema varia de R$ 20 a 50 m².
Como assentar Pedra Lajinha?
Se você quer aprender como assentar pedra miracema, separamos alguns tutoriais que ensinam passo a passo desse processo. Assim, fica a dica e até mesmo a inspiração de colocar a mão na massa e fazer o projeto de assentamento da pedra decorativa.
Calçada / Piso
Parede
Como limpar e manter?
Um problema comum com a pedra bruta é o acúmulo de sujeira e a aparência mais escurecida que a pedra vai ganhando com o passar do tempo. Para manter a cor e limpeza da pedra miracema, é só seguir alguns processos:
- Com auxílio de uma vassoura de cerdas duras varra a calçada diariamente. As cerdas mais firmes vão ajudar a remover a sujeira sem deixar que ela impregne na pedra.
- A limpeza com máquina de lavar de alta pressão é uma das possibilidades para remover a sujeira já impregnada e dar cara de nova para a pedra. No entanto, nada de lavar semanalmente, isso pode causar o desgaste excessivo da pedra e gastar muita água. Esse tipo de limpeza pode ser feita a cada um ou dois meses.
- Para uma limpeza mais eficiente e para remoção da sujeira mais pesada, uma das alternativas é usar ácidos e produtos de limpeza indicados para pedras. Esse tipo de produto tem ação mais eficaz e é capaz de clarear até mesmo as pedras que estão muito sujas. Para não danificar a pedra, não faça misturas caseiras e não utilize produtos que não sejam específicos para a limpeza de pedras. O uso desse tipo de produto também não deve ser constante, e a indicação é realizar essa limpeza anualmente.
Fotos e Projetos com Pedra Miracema
Calçada
Entre as propostas de usar a pedra miracema como revestimento para calçada, essa é uma das inspirações. A pedra foi usada formando quadrados que são separados por linhas de pedra seixo clara. Esse mix de pedras dá um toque lindo para o revestimento e valoriza o projeto da calçada de pedras.

O muro tem detalhes de pedras decorativas
Nesta proposta de uso de pedra lajinha para calçamento, o revestimento foi feito com um mix de miracema cinza e branca. A pedra cinza foi usada em predominância no projeto, e a branca aparece em detalhes centrais e como uma moldura para a calçada.
Mais fotos

A calçada é composta por jardins

O projeto da calçada foi composto por laginha cinza e amarela

A calçada foi feita entre jardins

A pedra cinza reveste a calçada
Muro
Além de ser utilizada em revestimento de calçadas, esse tipo de pedra também pode ser usada em revestimento para muro. Neste caso, a aposta para revestir o muro foi pela pedra miracema almofadada, um tipo de acabamento menos plano e com um pouco mais de volume, o que acrescenta um detalhe lindo para o revestimento.
A proposta desse muro de pedras é de um revestimento que recobre toda a parede. A pedra lajinha foi usada em toda a extensão e entre a predominância da coloração cinza, há detalhes da pedra na tonalidade amarela.
Mais fotos

O muro foi decorado com a pedra almofadada

O muro foi revestido com a pedra em tonalidade cinza

Faixas de pedras decoram o muro

A calçada tem revestimento de pedra portuguesa
Parede
Se você está em busca de uma inspiração para o uso da pedra miracema em projetos internos, já pode colocar esse projeto entre os favoritos. A proposta aqui foi o uso da pedra de coloração cinza para o revestimento na área do box. A pedra no banheiro deu destaque e um toque rústico para a decoração do banheiro.

A lareira foi revestida com a pedra na tonalidade amarela
Para quem está considerando um projeto com lareira, uma das opções de revestimento é a pedra lajinha, como neste projeto. A pedra de tonalidade amarela foi a escolha para revestir a lareira, e o resultado ficou lindo!
Mais fotos

O casarão antigo ganhou detalhes da pedra lajinha
Agora que você já sabe tudo sobre pedra miracema já pode definir onde vai usar o revestimento e aproveitar as dicas do post para incluir a pedra no projeto.
Quanto custa mais ou menos a mão de obra, para assentamento dessa pedra?
quero saber valor dessas pedras
Olá. Miracema só tem uma cor, cor cinza. As de cores rosa, verde, amarela, branca com pinta roxa são pedra madeira. Só que o mesmo tamanho 11,5×23 🙂
Minha calçada é de cimento e pretendo colocar Miracema.
A pergunta é fica com com argamassa externa?
Ai você tá no Google e do nada acha foto do seu quarto kkkkkkkk que raiva