6 Dicas de Como Decorar Apartamento Pequeno – Fotos e Como Fazer

A tendência do mercado imobiliário é lançar apartamentos com poucos metros quadrados. Isso não quer dizer, contudo, um local sem uma decoração bacana. Será preciso investir mais em funcionalidade mas é bem fácil aprender a como decorar apartamento pequeno com truques e dicas de especialistas listados a seguir.

dicas de como decorar apartamento pequeno

Como Decorar Apartamento Pequeno #dicas

Espaços reduzidos são a grande moda dos grandes centros urbanos. A redução do metro quadrado fez as construtoras investirem em poucos espaços e tornar possível o grande sonho de alguns de viver em uma metrópole. Contudo, exige cautela, boas ideias e soluções efetivas para alinhar conforto, funcionalidade e beleza. Dicas podem ajudar a aprender como decorar apartamento pequeno.

1 – Móveis sob medida ainda são a melhor escolha

Móveis planejados custam mais? Infelizmente sim. Demoram mais na entrega? Sempre porque são feitos ajustados para a sua casa. Contudo, vão caber perfeitamente e são adaptados para o seu uso. Nada de mudar as ideias porque não encontra nada na loja para suprir o desejo. Com móveis planejados isso já não é um problema.

Lojas especializadas oferecem o serviço em um custo mediano. O cliente pode escolher tudo, desde o tipo de madeira até o corte e cada abridor. Assim dá para realizar o sonho de decorar cada centímetro a seu gosto.

integração de áreas sociais decorar apartamento pequeno

2 – Integração de áreas sociais

Sala de jantar e de estar juntas, por que não? Unir três ou mais espaços para uso em comum de visitas ajuda a economizar área útil de uma forma eficiente e funcional.

O conceito não é novo e você já conhece. Lembra das cozinhas americanas com bancadas para integrar sala e espaço de preparo? Esta é a ideia e funciona muito bem, tanto que a maioria dos designers de interiores dá preferência por este modelo de projeto no Brasil.

como decorar apartamento pequeno projeto clean

dicas para como decorar apartamento pequeno

Almofadas coloridas quebram a monocromia e deixam o visual moderninho de sua sala de estar.

3 – Menos móveis mais espaço

Este é o famoso conceito clean. Uma sala com dois sofás e uma estante em uma sala de estar pequena não parece tão apertada. Mas se você trocar a estante por um painel com nichos e o segundo sofá por poltronas confortáveis terá uma bela sala com maior espaço de transição. Isso é o conceito clean.

Eliminar alguns móveis para escolher a dedo o uso dos itens de uma casa é uma solução simples e que funciona muito bem! Ainda não é muito aplicado no Brasil porque a maior parte dos decoradores ama incrementar com móveis modernos e conceituais. Mas quando se trata de poupar espaço a opção por por armários embutidos ou mesmo eliminar alguns objetos do cômodo podem ser a melhor partida.

integração de espaços em como decorar apartamento pequeno

como decorar apartamento pequeno com móveis planejados

4 – Espaços multi uso

Não dá para ter todos os cômodos como nos seus sonhos? Adaptação é a solução através de ambientes multi uso. Sua mesa de jantar pode se tornar também um lindo escritório entre as refeições.

Os móveis de marcenaria dupla seriam os responsáveis pela otimização. São mesas que quando não usadas acoplam as cadeiras para o espaço ficar livre e criar um corredor, banquetas que se tornam mesinhas, dentre outros. Mesinhas de escritório podem ser encaixadas dentro da estante quando não usadas. Demais, não? E sempre surgem novas ideias!

como decorar apartamento pequeno com cores claras

5 – Paredes claras

E tetos claros também! As cores claras deixam os espaços amplos, com melhor iluminação e com isso a sensação visual de serem maiores. O efeito contrário é colocar texturas, estampas e cores escuras em apartamentos pequenos. Você terá uma redução significativa no ambiente.

A iluminação também deve ser um quesito a ser analisado. Você precisa de cores claras e tons naturais durante o dia para ter um ambiente amplo. Invista em lâmpadas em pontos específicos para deixar todo o ambiente iluminado.

como decorar apartamento pequeno com parede de vidro

6 – Pardes/divisórias de vidro

Nem sempre agrada um projeto sem divisórias. Alguns proprietários curtem cada coisinha em seu canto, espaços individuais para uso simultâneo. Esta seria a melhor opção quando há mais de um morador em casa. Para um casal ou dividir com um amigo, por exemplo.

O uso de paredes de vidro, janelões e aberturas amplia o espaço e ainda garante uma luminosidade agradável. A ´quase’ integração permite uma melhor iluminação. O cômodo parece maior mesmo tendo ainda paredes para permitir um pouco de privacidade.

Fotos e Ideias de Apartamento Pequeno Decorado

Já pensou em como adaptar nossas dicas em seu ambiente? As fotos a seguir devem ajudar a melhorar as ideias de como decorar apartamento pequeno sem gastar muito.

como decorar apartamento pequeno sala de jantar embutida

como decorar apartamento pequeno quartos

Tom sobre tom com cores claras deve ajudar bastante a deixar uma sala de estar um pouco maior. Uma parede branca com teto de igual cor e estofados em tom perolado é uma dica para ganhar uma área confortável aos olhos.

como decorar apartamento pequeno todo branco

Quartos pequenos costumam ser um problema em quem está tentando decorar apartamento pequeno. Opte então pelo essencial com uma cama e alguns itens na lateral para incrementar. Quanto menos móveis tiver mais terá a chance de ganhar espaço no projeto no visual.

como decorar apartamento pequeno quarto clean

Com flats ou espaços tão reduzidos quanto você pode criar espaços independentes usando divisórias criativas. Paredes em formato de prancha, de vidro e outras soluções igualmente inteligentes garantem a demarcação de cada espaço e amplitude do ambiente.

como decorar apartamento pequeno sala e quarto

como decorar apartamento pequeno sala pequena

Reduza a quantidade de móveis de uma sala de estar e terá um ambiente legal e funcional. Use, por exemplo, raques menores ou TV suspensa.

Cor única para tudo! Móveis da mesma cor em todos os nichos de um espaço em comum deixam uma sensação de amplitude no visual. 

como decorar apartamento pequeno preto e branco

Ambientes duplos sempre são ótimos para economia de espaço. Contudo, atente: ambos devem ficar sempre organizados. Quarto sem porta é cama bem feita sempre!

como decorar apartamento pequeno sala e cozinha

como decorar apartamento pequeno sala e quarto

como decorar apartamento pequeno como se faz

 

Tem dicas de como decorar apartamento pequeno? Deixe em nossos comentários e ajude outros decoradores a criar seus espaços lindíssimos!

Você pode gostar...