Decoração com Parede Roxa: Tons, Dicas e Como Fazer

O roxo tem muitos significados e motivos para preferência na decoração. Alguns ligam ao místico enquanto outros querem apenas a alegria da tonalidade na decoração. Uma parede roxa é diferente, inovadora e pode deixar o espaço muito mais moderno. Opções? Muitas com dicas fáceis a seguir.

 

fotos de parede roxa

dicas para usar parede roxa na decoração

 

Dicas de Tons e Combinação

Podemos definir o roxo como uma cor recém descoberta para decoração. Enquanto o branco sempre esteve presente ao lado do bege e o creme, apenas nas últimas temporadas a parede roxa se tornou uma opção. O motivo? A cor é alegre e pode deixar o visual mais aberto a possibilidades e mudanças. O fato irrefutável é ser uma das cores mais queridos para decoração de interiores para quem busca um espaço moderno com elegância.

Antes de começar a pensar no ambiente como um todo é preciso ajustar as preferências. Que tom de roxo você quer? São muitas variações para uma mesma cor, indo da mais intensa a mais fechada e sóbria. Nem todas as marcas de tinta para parede oferecem todas então é preciso avaliar quais estão disponíveis antes de planejar por completo. 

As tintas para parede roxa podem ter diferentes acabamentos. O fosco é o mais indicado quando a iluminação é forte e não prejudicará a visibilidade do ambiente. Já a tinta com acabamento brilhoso serve para quem quer o reflexo com luz branca, um truque para deixar o ambiente com aparência de maior. 

tons de cores para parede roxa

A melhor combinação para uma parede roxa é sempre a que mais agrada aos donos da residência ou ambiente comercial. Contudo, há algumas regras a serem cumpridas para uma melhor harmonia visual. Uma delas é optar por um tom mais escuro com paredes claras ao redor e assim você não dificulta a visualização. 

Quando a proposta é pintar todo o cômodo de roxo o teto deve ser branco ou em tom claro para não dificultar a visibilidade. O teto claro ajuda a manter o ambiente harmônico e com uma maior visibilidade.

Roxo no Feng Shui: Significado

A magia das cores é sempre usada em quem busca a harmonia de energias em um cômodo. Na técnica do feng shui o roxo é a cor da riqueza e prosperidade, sendo muito usada em sala de estar e quartos. 

O roxo deriva do vermelho e azul, duas cores fortemente energéticas. Enquanto o vermelho está ligado com o romance e a paixão (seja de parceiro ou familiar) o azul é a cor da prosperidade, da sabedoria da mente e do espírito. Quando juntas podem ser ligadas à compaixão.

Decoração de Ambientes com Parede Roxa

Poucas cores transmitem tanta personalidade quanto o roxo na decoração. A mixagem da serenidade do azul com a extravagância da cor do sangue rende bons resultados e deixa o ambiente vibrante. Devido ao fato de destacar bastante é preciso usar com cautela e escolher com muita atenção a localização de sua parede roxa.

Quer dicas de como e onde colocar uma parede roxa? Temos algumas a seguir.

Sala

A sala de estar é o primeiro ambiente visitado na casa. Também é o mais visível, sendo portanto o mais notório e merecedor de atenção. O ideal é caprichar e elaborar um projeto dando atenção aos detalhes de cada espacinho.

O primeiro passo é definir se você quer toda a sala na cor roxa ou apenas uma parede. Sendo uma sala de estar roxa os móveis devem fazer o contraponto. Não é uma boa ideia optar por ‘tom sobre tom’. Com quatro paredes na cor roxa você procura móveis e acessórios mais claros ou mais escuros para contrastar e o visual harmonizar.

Ajustando bem o posicionamento e escolhendo com cautela todas as cores de móveis combinam com parede roxa. Contudo, móveis e estofados brancos estão na lista dos mais escolhidos pelo contraste bem evidente.

parede roxa com quadro em sala de estar

parede roxa com móveis brancos

parede roxa em sala de estar classica

Tente não mixar estilos. Móveis retrô, por exemplo, vão bem com luminárias e acessórios da mesma década e estilo. Fique com o mesmo foco para a decoração não ficar bagunçada e sem nexo.

O erro mais comum dos iniciantes em compras é escolher tudo o que acha bacana e unir em um mesmo espaço. Isso é uma decoração sim mas no final ninguém entende qual a proposta. O melhor a ser feito é ficar com o mesmo estilo. Se seus móveis são de madeira crua fique com o mesmo para molduras e banquetas, por exemplo.

dicas para usar parede roxa na sala de estar

Não é difícil escolher quais móveis combinam com parede roxa. Não sendo da mesma cor tudo vai ficar legal. A questão agora é definir o estilo.

Roxo escuro é um tom marcante e associado a um estilo moderno mas não é regra. Do mesmo modo é possível usar usar estofados e molduras vintages na parede para criar uma decoração retrô.

parede roxa em sala de estar vintage

Nunca esqueça de analisar a luminosidade de sua sala de estar antes de optar por uma parede roxa. Espaços mais abertos e com grandes janelas desfrutando da luz natural podem se dar ao luxo de ousar mais e ganhar tons mais escuros. Já em ambientes pequenos e apertados a preferência deve ser por roxo em tom claro para não perder luminosidade.

parede roxa em sala de estar clean

O segredo é sempre ter uma cor oposta em móveis e acessórios. Um sofá cinza fica legal com uma parede roxa. O mesmo vale para móveis e outros itens ajudando a compor o ambiente.

móveis brancos em parede roxa

linda parede roxa na sala

Misturar a modernidade da parede roxa com a antiguidade de itens de decoração vintage. Pode? Com sabedoria sim!

O uso de molduras antigas e espelhos clássicos acrescenta estilo e categoria ao seu ambiente de forma sutil. Do mesmo modo que móveis de madeira crua e com acabamento rústico ficam legais seguindo a mesma ideia.

parede roxa em sala com espelhos

como combinar parede roxa com sala de estar

 

Quarto

O uso de parede roxa em quarto já é bem comum. Para casais é considerado um tom neutro: nem tão feminino como rosa e vermelho e nem tão masculino ou impessoal como azul e preto. No quarto de meninas e bebês é uma ótima escolha para o sexo feminino.

Optando por usar a tonalidade algumas das regras para sala de estar ainda são válidas com parede roxa em quarto. Uma dica bacana é optar por pintar apenas uma parede. Consequentemente você destaca uma parte e não perde visibilidade.

parede roxa em quarto de casal

Qualquer parede pode receber a tinta roxo. Mas se estamos falando de uma “parede de destaque” para ser pintada de forma única a dica é sempre optar pela mais larga. No geral é a mesma onde se posiciona a cama.

Escolhida a parede principal ela recebe a tinta roxa o ideal é que tanto teto como as laterais devem ser mais claros. Como resultado o ambiente ainda fica visível e de forma agradável.

“Mais claro” não quer dizer teto branco. Pode ser bege, pérola, creme, cinza claro, rosa bebê e afins.

parede roxa com estampa em quarto

Decoração com quadros é simples, fácil de fazer e sempre funciona. O mesmo vale para fotos. Como fazer? Você precisa apenas escolher o material da moldura e quais fotos deseja colocar.

No caso de decoração com fotos organize de uma forma que faça sentido visual. Uma sequência de fotos de casal do noivado ao casamento, por exemplo. Fotos do início do namoro até o momento atual seria outra forma ou ainda crescimento dos filhos em ordem cronológica. Fotografias em molduras espalhadas sem sentido não são bacanas.

parede roxa com fotos em quarto

parede roxa com cama de casal

Mesinha de cabeceira espelhada: já pensou na ideia? Saia um pouco do convencional com móveis de madeira ou vintage e fique com algo moderno de um material diferente.

O roxo é uma cor moderna e combina com móveis de tons fortes. Vale complementar com amarelo, vermelho, azul, laranja e até tons neon!

quarto de solteiro com parede roxa decorada

Já pensou no quão fashion é uma parede roxa? Ela pode ser a sua cor especial para uma decoração geek. O tema pode ser seu personagem preferido ou história de HQ!

dicas de parede roxa em quartos

Uma parede roxa pode ser decorada de diversas formas. A melhor maneira é garimpar nas lojas e escolher os melhores objetos. Lojas de decoração e até mesmo de produtos bacanas te deixa com opções legais de artigos para contrastar com a cor e criar um ambiente diferenciado.

 

Você pode gostar...