Closet modulado – O que é? + 50 inspirações e modelos lindos!

Você sabe o que é um closet modulado? Esse padrão se destaca pela versatilidade e está agradando diversas pessoas que sempre sonharam em planejar essa estrutura em sua casa.

Trata-se de um modelo simples e que se adapta totalmente às necessidades de cada usuário, seja para casal ou para uso solo. Além disso, pode mudar conforme o tamanho e os detalhes.

Sendo assim, é importante conhecer melhor para definir se uma boa proposta para você. Leia nosso post completo e surpreenda-se com ótimas dicas + 50 fotos.

closet modulado

50 fotos de closet modulado + tudo sobre essa proposta!

Montar um closet está cada vez mais acessível. A estrutura se adapta aos mais diferentes espaços e pode ser projetada de diversas formas, de acordo com as necessidades do usuário.

O closet modulado é uma dessas opções que chama atenção pela eficiência, indo além dos modelos convencionais. Por isso, vale a pena entender como funciona e definir a melhor versão para a sua casa.

O que é um closet modulado?

Como o próprio nome indica, trata-se de um closet formado por módulos pré-moldados, que podem ser comprados com as medidas exatas para determinado espaço. A possibilidade de escolher as peças e adaptá-las ao seu projeto é a principal vantagem do closet modulado, por isso essa versatilidade encanta diversas pessoas.

Sendo assim, você monta o closet ideal para o seu quarto ou qualquer outro ambiente com tudo aquilo que precisa, algo que não é possível em modelos planejados, pois já são planejados e instalados de acordo com o espaço disponível.

dicas de closet modulado

Além do número de módulos, que podem ser de diferentes tamanhos, o usuário delimita a quantidade de nichos, gavetas, além do modelo de portas e puxadores, bem como outros detalhes essenciais à estrutura.

VEJA  80 CASAS DE MADEIRA! Projetos, Modelos, Fotos e Dicas

Do mesmo modo, o closet pode ser aberto ou fechado. No primeiro caso, não possui portas e paredes, formado por prateleiras, araras e caixas, uma opção moderna e perfeita para espaços pequenos. Já o closet fechado lembra um armário tradicional, e para otimizar o espaço, podem ser instaladas portas de correr. Outra vantagem é a proteção das peças contra poeira, insetos, etc.

ideias de closet modulado

Como escolher?

A avaliação do ambiente é essencial antes de aderir ao closet modulado. As medidas devem ser tiradas com precisão e você deve analisar quais módulos devem fazer parte da estrutura. De forma geral, é bom pensar em:

  • Gavetas, para guardar peças pequenas como roupas íntimas, meias e acessórios;
  • Nichos, para manter blusas e camisetas dobradas e sempre à vista;
  • Prateleiras, para deixar calças e separá-las por cores, material, etc.;
  • Módulo estilo sapateira, para manter os calçados;
  • Peças para pendurar cabides;
  • Espaços vazados para deixar bolsas, caixas e calçados.

closet modulado ideias

Vale destacar que o closet modulado pode ser projetado de diversas formas, seja com estrutura em MDF (a mais comum), aramado, aberto, enfim, são várias propostas. Sendo assim, é essencial contar com a consultoria de um especialista para definir o melhor modelo para seu quarto.

Além disso, é preciso considerar o número de pessoas que usarão a estrutura. Pode ser para solteiro, para casal, infantil ou para a família toda. Logo, deve atender perfeitamente as necessidades e ser planejado conforme a disponibilidade de espaço.

Segundo especialistas, uma dica que faz toda a diferença é dar uma geral no seu guarda-roupa antes de investir no closet. Preze por aquilo que usa e doe as peças que não usa mais. Depois disso, organize as peças em grupos, assim fica bem mais fácil delimitar a quantidade de módulos do closet.

VEJA  COZINHA COLORIDA DECORADA: dicas e fotos!

closet modulado como fazer

Fotos e modelos de closet modulado

Conforme salientamos, existem diversos tipos de closet modulado. Conheça os populares e escolha o que mais se adapta ao seu projeto.

Closet modulado aramado

O closet modulado aramado se destaca pela praticidade. É um modelo projetado a partir de peças de arame moldado, seja em forma de prateleiras, araras, cabideiros, etc. De acordo com especialistas, é a solução perfeita para quartos e espaços pequenos, além de se destacar pela simplicidade e minimalismo.

Quem pretende gastar pouco pode optar pelo closet aramado para destacar as peças que mais usa. Muitos modelos são fáceis de instalar e evitam trabalho de marcenaria, como acontece com a versão de madeira. Além disso, dá um toque moderno ao quarto, evita o gasto e a compra de um guarda-roupa e mantém suas roupas sempre à vista.

closet modulado aramado branco

closet modulado aramado feminino

closet modulado aramado modelo simples

closet modulado aramado moderno

closet modulado aramado para mulheres

closet modulado aramado pequeno

closet modulado aramado planejado

closet modulado aramado simples

closet modulado aramado

Closet modulado de MDF

Grande parte das versões de closet modulado de MDF possuem sistemas que permitem a montagem e desmontagem, sendo assim, é uma opção mais vantajosa em comparação aos modelos planejados.

A madeira ainda é preferência de muitas pessoas, tanto pela versatilidade quanto pela organização das peças. Do mesmo modo, é perfeita para closets compartilhados e chama atenção pela beleza e durabilidade.

Nesse caso, os módulos devem ser escolhidos e projetados de acordo com a necessidade do usuário e do espaço disponível. Uma dica é separar bem as peças, definir prioridades e, se escolher um modelo fechado, que seja com porta de correr.

De modo geral, há diversos tipos de closet modulado de MDF, cada qual com um tamanho, cor e estrutura em si. Pelas imagens é possível ter uma boa ideia de qual é o padrão ideal para você.

closet modulado de MDF

closet modulado em madeira MDF

closet modulado em MDF

closet modulado MDF aberto

closet modulado MDF branco

closet modulado MDF em L

closet modulado MDF feminino

closet modulado MDF grande

closet modulado MDF

Closet modulado com portas

Há quem ame os closets abertos, pois as peças ficam à vista e estão sempre acessíveis. Além disso, podem ser separadas por grupos como cores e usabilidade. Entretanto, há o problema da exposição à poeira, por isso a limpeza deve ser frequente.

VEJA  Lareira de Ferro – 25 Modelos Espetaculares & Dicas de Decoração!

Sendo assim, para não ter trabalho e manter os pertences sempre protegidos, a melhor alternativa é instalar um closet modulado com portas. Alguns modelos lembram até um guarda-roupa, mas a ideia é prezar pelo minimalismo. Logo, as portas de correr são perfeitas para otimizar espaço.

Por outro lado, uma solução bacana para quem deseja deixar as peças à mostra é instalar uma porta de vidro. De qualquer forma, um especialista em design de interiores pode ajudar bastante a definir o melhor padrão, de modo que harmonize com as características e decoração do ambiente.

closet modulado com porta de correr

closet modulado com porta de vidro

closet modulado com porta moderno

closet modulado com porta pequena

closet modulado com porta pequeno

closet modulado com porta

closet modulado com portas

closet modulado com porta chique

Closet modulado para casal

Em vez de comprar aqueles guarda-roupas enormes que ocupam muito espaço, que tal instalar um closet modulado para casal? Essa é uma alternativa interessante que agrada muitas pessoas que vivem em casas pequenas e apartamentos.

Nesse caso, o closet pode ser maior e ter até um espaço definido para cada um – direita para ele e esquerda para ela, por exemplo. Além de uma boa iluminação, a separação de peças pode ser feita de acordo com a rotina: roupas para o trabalho, para lazer, para usar em casa, etc.

Já os calçados podem ficar em nichos abertos, assim como bolsas e mochilas. Para os acessórios, as caixas organizadoras são as melhores opções. Já peças íntimas e meias podem ser colocadas em gavetas.

Para completar, especialistas indicam instalar um espelho grande. Além de essencial, ainda ajuda a dar sensação de amplitude em pequenos espaços.

closet modulado casal ideias

closet modulado casal tipos

closet modulado casal

closet modulado de casal

closet modulado para casal

closet modulado para o casal


Viu só como não é nada complexo montar um closet modulado? Siga as dicas, escolha a melhor opção e otimize o espaço em sua casa. Esperamos que tenha gostado das dicas e fotos. Comente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *