Suculentas de Vidro – O que é, Como Cultivar e Fotos Lindas!
O que são suculentas de vidro? Essas espécies são exóticas e peculiares. O nome não é à toa: parecem plantinhas de vidro mesmo.
Entretanto, o nome científico dessa espécie é Haworthia cooperi, uma planta herbácea e sem caule, que faz parte da família das suculentas e dos cactos.
Segundo especialistas, é uma das melhores opções para cultivar em casa e deixar seu ambiente lindo e decorado. Quer saber tudo sobre essa plantinha?
Acompanhe o conteúdo completo e inspire-se com lindas fotos.
O que são suculentas de vidro?
Haworthia cooperi é uma planta exótica, originária de países africanos, como a África do Sul. Pode ser desenvolvida em vasos ou diretamente no solo, tem porte pequeno (de 10 a 15 centímetros), ciclo de vida perene e com floração entre a primavera e o verão.
Conhecida popularmente como suculenta de vidro, possui um aspecto diferente, com folhas com um verde transparente, que realmente lembram o vidro.
Na verdade, as folhas possuem pequenas estrias translúcidas nas pontas que permitem esse efeito. Quando a luz entra, elas ficam parecendo vidro, mudam de cor e encantam pela rara beleza. Ou seja, uma característica única!
Por ser da família dos cactos, é capaz de acumular água, por isso resiste ao calor e se adapta muito bem a lugares com clima quente – até em desertos. Sendo assim, pode ser cultivada em locais com meia sombra ou sol pleno.
As folhas da suculenta de vidro podem ser arredondadas ou acuminadas. Já as flores crescem em pendões que atingem até 30 centímetros de altura. São lindas e delicadas, oscilando entre a cor branca e tons de rosa/roxo.
De fato, é uma planta muito admirada entre os colecionadores e perfeita para decoração de interiores, para o desenvolvimento de jardins e terrários.
Se você ama cactos e suculentas, vale a pena adquirir vários exemplares das suculentas de vidro, disponíveis em diversas lojas.
Como cuidar e cultivar Haworthia cooperi?
Como cuidar da Haworthia cooperi? Assim como qualquer suculenta, é uma planta fácil de ser cultivada. Parece frágil, mas é muito resistente, capaz de aguentar grandes temperaturas, muito calor e solos arenosos/desérticos.
Iluminação – conforme salientamos, a suculenta de vidro aprecia o calor, clima quente e seco. Gosta bastante do sol, sobretudo o sol pleno.
Sendo assim, para um bom desenvolvimento, é ideal que seja mantida perto de janelas ou em lugares com iluminação constante. Entretanto, evite deixar a planta o dia todo sob o sol para evitar queimaduras nas folhas.
Temperatura – para o plantio da Haworthia cooperi, a temperatura deve oscilar entre 20 e 25 graus Celsius, por isso se adapta a diversas regiões do país.
Por outro lado, também é resistente a temperaturas mais baixas. Entretanto, para não prejudicar o desenvolvimento da planta, evite deixá-la exposta ao frio, principalmente durante o inverno.
Em relação à umidade, a suculenta de vidro está acostumada com ambientes secos, por isso é capaz de resistir à baixa umidade tranquilamente.
Solo – o solo deve ser arenoso, com as características do ambiente natural da planta. Além disso, ela pode ser cultivada com o mesmo substrato usado em cactos e outros tipos de suculentas.
Entre as melhores opções de substratos, estão: perlita, casca de árvore, carvão ativado, cascalho fino e pedra-pomes.
Rega – as suculentas de vidro são adaptadas ao clima seco e não toleram muita água. Portanto, mantenha o solo um pouco úmido e nunca encharcado.
Regue ao menos uma vez por semana no tempo do verão e primavera, em dias quentes. No inverno, é indicado regar apenas uma vez por mês.
A melhor forma de fazer a rega é espetar um palito na terra: se estiver seco, pode molhar. Se sair úmido, não precisa colocar mais água.
Vasos – segundo especialistas, os vasos de terracota são os mais indicados para o cultivo da Haworthia cooperi. Além disso, devem ser 3 cm maior que a plantinha, seja em questão de largura ou comprimento.
Você pode espalhar uma série de vasinhos com suculentas de vidro em sua casa, montar uma estufa, fazer um jardim interno e combinar com outras espécies parecidas.
Manutenção – de modo geral, as suculentas de vidro não demandam cuidados. Fique atento apenas para que o sol não queime e deixe as folhas amareladas.
Sendo assim, mantenha o vasinho sempre a meia sombra. Não precisa regar sempre e nem renovar o substrato com frequência, apenas admirar a beleza da plantinha.
Como fazer mudas?
A propagação da Haworthia cooperi acontece por separação, por folha no solo ou por folha na água.
Você pode fazer o corte e depois manter as folhas no solo ou na água, para depois transportá-las para o vaso. Elas começam a criar raízes e se fixam rapidamente.
Assim, pode preparar vasinhos personalizados para presentear os amigos e até vender para novos colecionadores.
Fotos e inspirações de suculentas de vidro
As suculentas de vidro são lindas e fascinantes! Veja fotos e inspirações para ter várias em sua casa!
1. O vasinho deve ser maior para o desenvolvimento das suculentas de vidro
2. Veja como essas plantinhas lindas se alastram no vaso
3. Quando recebem luz, as folhas das suculentas de vidro ficam translúcidas
4. O efeito transparente deixa essa plantinha linda e deslumbrante
5. Esse vasinho lindo pode ser dado de presente para uma pessoa que você gosta
6. Aposte em pedrinhas para forrar e deixar o vaso mais bonito
7. Que tal ter uma espécie dessas para cultivar em casa?
8. As folhas se alastram e mostram toda a sua beleza
9. Algumas versões têm folhas mais pontudas
10. Suculentas de vidro com flores são um charme à parte
11. Na luz, as folhas parecem até bolinhas de gude
12. O efeito transparente deixa as folhas esbranquiçadas também
13. Você pode adquirir suculentas de vidro com folhas pontiagudas
14. Vale cortar as folhas para fazer mudinhas
15. Essas plantinhas adoram a luminosidade do sol
16. As folhas são gordinhas e capazes de armazenar água
17. Aproveite para cultivar as suculentas de vidro com outras espécies
18. Mantenha a plantinha no sol para deixar as flores com esse efeito de vidro
19. Um belo vasinho de suculentas de vidro para presentear quem você ama
20. A Haworthia cooperi é resistente e fácil de ser encontrada
21. A planta gosta de clima seco e deve ser cultivada à meia sombra
22. O verdinho das folhas também deixam a planta bem charmosa
23. Folhas transparentes capazes de armazenar água, por isso a espécie não precisa de regas frequentes
24. A propagação das suculentas de vidro é rápida e logo enchem o seu jardim
25. Você pode usar uma série de substratos para o desenvolvimento da sua plantinha
26. Os vasos de cerâmica e terracota são os mais indicados para o cultivo das suculentas de vidro
27. A planta combina com pedrinhas brancas pequenas
28. O vaso grande é ideal para que a planta alastre
29. Mantenha o vasinho no sol para deixar as folhas com o efeito transparente
Então, pretende cultivar suculentas de vidro em sua casa? Com certeza essa espécie fascinou você. Siga nossas dicas e monte um lindo jardim.
Tem dúvidas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais!