Plantas para Banheiro – Quais cultivar? + 15 espécies e decorações!

Quais são as melhores plantas para banheiro e/ou lavabo? Essa é uma parte da casa que já não é mais esquecida na hora de decorar. Além de sua funcionalidade, pode se apresentar como um local agradável e estiloso.

As plantas são elementos que ajudam a dar um toque mais especial a qualquer espaço. E com os banheiros o resultado não é nada diferente. Você consegue deixar esse ambiente mais arejado, leve e lindo.

Contudo, não é toda espécie de planta que pode ser cultivada em cômodos com alta incidência de umidade. Você deve saber escolher aquela que melhor se adequa nesse tipo de ambiente, garantindo sua sobrevivência e beleza por bastante tempo.

Banheiros com plantas

Banheiros ficam mais lindos com plantas

Uma planta só já tem potencial para transformar o visual de seu banheiro. Coloque-a em um vaso que a comporte bem e valorize a decoração, lembrando sempre de fazer as regas conforme as orientações e deixando-a no canto mais adequado.

Afinal, há banheiros que são bem escuros, que mesmo tendo janelas não recebem luz solar de forma ampla e por isso ficam até mais úmidos e com risco de gerar mofo. Nesse caso é preciso rever o tipo de planta, bem como os cuidados com ela.

Mas uma coisa é fato: há plantas que se adaptam a qualquer espaço. Portanto, pode ter certeza de que você vai encontrar uma que seja ideal para o seu banheiro!

plantas em banheiros

A saber, você pode colocar quantas plantas quiser em seu banheiro

Há plantas para por em vasos, pendurar, fazer jardim vertical, colocar na janela, embaixo da pia, na bancada, enfim, você pode fazer a decoração da maneira que desejar.

Existem muitas inspirações para você que quer levar mais verde ao seu banheiro, conferindo muito mais vida a esse espaço que geralmente não recebe tanta atenção.

Fique por dentro de nosso artigo sobre plantas para banheiro. Selecionamos as espécies mais indicadas segundo especialistas no assunto, além de dicas para você decorar!

Plantas em banheiros

Saiba tudo sobre a decoração de banheiros com plantas!

Melhores espécies de plantas para banheiro

Plantas são sempre bem-vindas na decoração. Elas ficam bem até mesmo em locais pouco explorados como é o caso dos banheiros e lavabos.

Além de proporcionar mais beleza, elas levam vida, cor e um pouco de natureza para dentro desse ambiente, que à princípio nos parece pouco agradável.

Que tal então transformar o visual de seu banheiro por completo apostando em plantas e flores? O que você deve fazer é conhecer as melhores espécies para esse tipo de local, pois, em via de regra, é bem úmido e às vezes com pouca luz natural.

E não são todas as plantas que sobrevivem a alta umidade e pouca incidência de luz. Por isso que é recomendado escolher aquelas que se adaptam bem, sobreviverão e continuarão bonitas por bastante tempo.

Claro que tudo mediante a cuidados que vão garantir que elas não morram ou fiquem feias.

Selecionamos 15 espécies que, segundo especialistas, se dão bem em ambientes úmidos como os banheiros, assim como os lavabos. Preste atenção nas características de cada uma!

1 – Avenca

Com folhagem hiper delicada, porém volumosa, a Avenca é caracterizada por se desenvolver em locais bem úmidos e quentes na natureza. Elas brotam geralmente na beira de rios e embaixo de árvores e demais plantas, se protegendo assim do sol direto.

Dessa forma, uma maneira inteligente de adaptá-la em uma casa é escolher um local semelhante. O banheiro é bem propício, já que é úmido e possui o vapor quente dos banhos diários (pelo menos no Brasil, que é um país tropical). Tente não colocá-la em um canto com alta luz.

Avenca na decoração do banheiro

A janela do banheiro pode não ser um bom local para a Avenca

2 – Tillandsia

Do grupo das bromélias, a Tillandsia se desenvolve bem em banheiros ou lavabos, pois seus habitats naturais são florestas densas tropicais e regiões de deserto.

Por possuir diversos tipos, indicamos que você tenha conhecimento do nome científico antes de comprar para saber realmente as suas características de adaptação e cuidados. A maioria prefere sombra e umidade.

Tillandsia na decoração do banheiro

Tillandsia embaixo da pia do banheiro

3 – Peperômia

A beleza de suas folhas pendentes atrai qualquer pessoa que goste de jardinagem e paisagismo. Existem diversos tipos para escolher, cada um com colorações ou texturas específicas em suas folhas.

De acordo com os especialistas, as peperômias se adequam muito bem a ambientes pouco iluminados e em ambientes tropicais, o que já ajuda quanto à umidade típica dos banheiros. São ótimas opções para pendurar ou por em prateleiras.

Peperômia na decoração do banheiro

Peperômia na prateleira do banheiro

4 – Costela de Adão

A Costela de Adão é uma das plantas mais procuradas para decoração de casas, sobretudo de banheiros. Com grandes folhas, que possuem furos no meio elas podem embelezar a bancada ou o piso desse ambiente.

Elas se adaptam bem em ambientes à meia sombra, portanto, se seu banheiro possui entrada de luz solar fique tranquilo, pois ela vai se dar bem. Só coloque-a naquele canto onde não bata a luz diretamente.

Costela de Adão na decoração do banheiro

Costela de Adão se adapta bem em banheiros

5 – Kalanchoe

Também conhecida como a flor da fortuna, a Kalanchoe – se diz Calanchoê -, é uma das alternativas de flores para você levar mais cor ao seu banheiro.

Você encontra modelos das mais variadas colorações, garantindo além da beleza muito durabilidade e resistência. Se adapta bem à meia sombra, podendo receber luz direta, mas não entre o horário das 11h às 14h.

Kalanchoe na decoração do banheiro

Kalanchoe dá mais cor ao banheiro

6 – Hera

Uma das espécies mais famosas, a hera inglesa é um tipo de trepadeira muito versátil, que cabe perfeitamente na decoração de ambientes externos ou internos.

Você pode plantá-la em vaso ou jardineira, mas não se esqueça que ela vai crescer bastante e para deixá-la ornamental deve ser estruturada de alguma forma. Pode ser por estacadas, arames, cordas, etc

Hera na decoração do banheiro

A hera é do tipo trepadeira e pode decorar banheiros

7 – Planta mosaico

A planta mosaico é do tipo rasteira e é muito recomendada para decorar locais fechados e úmidos. Por isso pode ser excelente para compor banheiros.

O melhor é plantá-la em vasos pequenos e baixos, mantendo-a longe das janelas.

Planta mosaico na decoração do banheiro

A planta mosaico também pode decorar seu banheiro, bem como lavabo

8 – Aloe Vera

Popularmente conhecida como Babosa, a Aloe Vera é completamente ornamental, além de possuir funcionalidade medicinal e cosmética. Ela é muito procurada no mundo todo também por que é bastante versátil. Ou seja, se adapta em muitos tipos de ambientes.

É uma ótima planta para ser cultivada próxima à janela de seu banheiro, por poder receber sol pleno. À meia sombra ela também sobrevive.

Aloe Vera na decoração do banheiro

Aloe Vera na decoração de banheiro moderno

9 – Bambu

Há várias espécies de bambu, e geralmente elas se adaptam bem em ambientes úmidos como os banheiros. No entanto, lembre-se que para brotar e crescer, essa planta necessita de luminosidade.

Tente manter essa muda próxima à janela de seu banheiro até que ela floresça e cresça com saúde. Ela possui potencial ornamental muito grande.

Bambu na decoração do banheiro

Dê um toque oriental com bambu!

10 – Begônia

As begônias são muito populares no Brasil, possuindo folhagem avermelhada ou bem verde. Suas flores podem ser de diversas colorações, por exemplo, amarelas, salmão, branco e rosa.

É uma planta típica para decoração de interiores, não tolerando frio, ventos e geadas. Cultive-a em vasos e com luz intensa difusa.

Begônia na decoração do banheiro

Begônias amarelas deixam seu banheiro mais lindo

11 – Clorofito

Com aparência rústica, semelhante a gramas convencionais, o Clorofito também pode decorar banheiros e lavabos quando plantado em vaso.

Segundo especialistas, essa espécie deve ser plantada de forma suspensa para que suas folhas tenham uma bonita caída. Não é muito exigente quanto a rega e demais cuidados, por isso é indicada para pessoas que não têm muito tempo.

Clorofito na decoração do banheiro

O clorofito deve ser colocado em vaso pendente

12 – Dracena

Extremamente ornamental, a Dracena oferece uma beleza tropical a ambientes internos. Quando plantadas em solo elas costumam crescer bastante, atingindo cerca de 15 metros de altura. Por isso que no banheiro você deve cultivá-la em um vaso médio, dosando o seu crescimento.

Além de ser de fácil adaptação, assim como não precisar de manutenção muito frequente, a Dracena é conhecida por ter a função de “despoluir” ambientes – algo que é muito propício no caso dos banheiros, não é mesmo?

Dracena na decoração do banheiro

Dracena na janela do banheiro

13 – Lírio da Paz

O Lírio da Paz também pode decorar banheiros, contudo, são mais indicadas para aqueles que possuem excelente iluminação. Quando colocadas em ambientes de pouca luz a coloração de suas flores muda de branca para esverdeada.

Essa planta fica mais robusta durante o verão.

Lírio da Paz na decoração do banheiro

Lírio da Paz na decoração da bancada do banheiro

14 – Orquídea

Com visual super delicado e feminino, a orquídea é uma das plantas mais procuradas para decoração de interiores. Com diversas colorações e formatos de flores, elas podem também decorar banheiros e lavabos.

Antes da compra, no entanto, certifique-se de qual é o seu nome científico, assim como as recomendações do vendedor / jardineiro.

Orquídea na decoração do banheiro

Você também pode apostar na linda orquídea!

15 – Samambaia Americana

Apesar de serem bem populares, muita gente não consegue fazer as samambaias vingarem ou sobreviverem bonitas por muito tempo. Esse tipo de samambaia deve ser cultivado pendente, em vasos de preferência, uma vez que o xaxim não é mais recomendável pelo fato de estar em extinção.

É perfeita para ambientes com cobertura, portanto, em decoração de interiores. Quando criadas em jardins abertos elas não duram muito, o que é um os principais fatores para que as pessoas desistam de cultivá-las.

Samambaia na decoração do banheiro

Samambaia na decoração do banheiro

Decoração de banheiro com plantas

Logo após conhecer as espécies de plantas mais indicadas para o cultivo em banheiros ou lavabos, você poderá se inspirar com muitos projetos decorados!

Lembre-se sempre de garantir espécies de acordo com o tipo de banheiro que você tem em casa, assim como com o cantinho que você quer colocá-las. Afinal, vimos no tópico anterior que há plantas adequadas para sombra, meia-sombra, pouca luz e com boa luminosidade.

Então preste atenção nas características da plantinha antes de levá-la para este local. A saber, você pode decorar bancadas, o chão, as janelas, as paredes, prateleiras e nichos com exemplares diversos.

Além das plantas, você tem a opção de adicionar ainda mais beleza ao ambiente a partir dos vasos escolhidos. Podem ser coloridos, de uma cor só, de cerâmica, barro, vidro e até mesmo de plástico.

Uma dica importante para não errar a mão na hora de fazer essa decoração é não colocar plantas no “meio de caminho”. Isto é, em partes do banheiro que afetam a circulação das pessoas.

Selecionamos modelos de banheiros pequenos e escuros decorados com plantas. Inspire-se!

Plantas para banheiro pequeno

Decorar um banheiro pequeno não é uma tarefa muito fácil, assim como qualquer outro ambiente que não disponha de muito espaço.

Ficamos em dúvida sobre qual cor usar para revestir, quais materiais são mais adequados e também qual estilo decorativo fica mais coerente.

De qualquer modo, plantinhas sempre cai bem nesse tipo de ambiente. Elas são versáteis, belas e naturais, não prejudicando nenhuma decoração. Aliás, elas só agregam.

Leia mais sobre o assunto: Decoração de Banheiro Pequeno & 45 ideais Fantásticas e + dicas incríveis!

plantas para banheiro pequeno

Dica para dispor as plantas em um banheiro pequeno

Uma dica bacana para não tomar muito espaço de seu banheiro pequeno com as plantas é usar os modelos de vasos pendentes.

Outra alternativa é apostar em prateleiras e nichos que geralmente são suspensos e não se fixam no chão. Aí você não terá problemas em esbarrar com elas e terá um banheiro muito lindo e mais verde.

Confira ideias de banheiros pequenos decorados com plantas!

plantas para banheiro pequeno

Você pode fazer uma decoração verde no banheiro simples

plantas para banheiro pequeno

Uma estante pode ser a base para por os vasinhos

plantas para banheiro pequeno

Pendure plantas para não ocupar espaço no chão

plantas para banheiro pequeno

Que tal um banheiro cheio de plantas assim?

plantas para banheiro pequeno

Sua bancada fica mais linda com uma plantinha

plantas para banheiro pequeno

Plantas pendentes dão uma beleza indomum

plantas para banheiro pequeno

Plantinhas pequenas podem ser colocadas na região da pia

plantas para banheiro pequeno

Você pode decorar com flores também

plantas para banheiro pequeno

Decoração minimalista de banheiro com planta pendente

plantas para banheiro pequeno

O vaso ajuda a decorar o banheiro pequeno

plantas para banheiro pequeno

Dê um toque especial no banheiro pequeno com uma plantinha

plantas para banheiro pequeno

Escolha flores coloridas para dar um toque divertido

plantas para banheiro pequeno

Pode por plantas embaixo ou em cima da pia

plantas para banheiro pequeno

Use o vão entre a bancada e o chão para decorar com plantas

Plantas para banheiro escuro

Quando o banheiro é escuro, ou por conta dos revestimentos escolhidos ou simplesmente por não receber uma boa luminosidade vinda do lado de fora, ou seja, luz solar, é preciso repensar nas espécies escolhidas.

No tópico sobre as melhores plantas para banheiros especificamos algumas delas que sobrevivem muito bem em ambientes com pouca luz e sombreados. Dê uma olhadinha lá para ter uma ideia de quais são.

Se o seu banheiro for escuro, uma dica bacana para as plantas que precisam de alguma iluminação é apostar em spots ou luminárias que direcionem a luz para o vaso de flor / planta. Além de ajudar o desenvolvimento da espécie, vai dar um charme a mais na decoração.

Confira a seguir diversas soluções para decorar banheiros escuros com plantas!

plantas para banheiro escuro

Você pode decorar banheiro escuro com plantas e flores

plantas para banheiro escuro

O vaso pode combinar com a cor das paredes

plantas para banheiro escuro

Dá para iluminar com uma luminária pendente

plantas para banheiro escuro

Samambaias são muito indicadas para ambientes com pouca luz

plantas para banheiro escuro

Trepadeiras podem preencher a região do espelho

plantas para banheiro escuro

Flores para ambientes com luz artificial

plantas para banheiro escuro

Se o seu banheiro não tem uma janela muito ampla pode ser iluminada com lustres e luminárias

plantas para banheiro escuro

A planta dá um toque sofisticado ao banheiro escuro

plantas para banheiro escuro

Escolha as plantas certas para ambientes sem muita luz

plantas para banheiro escuro

Veja que decoração linda com vaso de flor na bancada

plantas para banheiro escuro

Esse banheiro tem decoração industrial

plantas para banheiro escuro

As paredes pretas ficaram lindas com as flores brancas

plantas para banheiro escuro

Inspiração de decoração super diferente para banheiro

plantas para banheiro escuro

Seu banheiro escuro pode ser decorado com sofisticação

plantas para banheiro escuro

Os nichos iluminados com LED são perfeitos para por plantinhas

plantas para banheiro escuro

Banheiro rústico com plantinha na bancada de madeira maciça

Outras ideias

Além de decoração para banheiros pequenos e escuros resolvemos lhe mostrar muitas outras ideias para usar plantinhas! Confira abaixo e inspire-se!

Decoração com plantas para banheiro

Coloque as plantas em prateleiras, bem como na bancada

Decoração com plantas para banheiro

Podem ser suspensas ou plantadas em vasos

Decoração com plantas para banheiro

Estante de vidro decorada com plantinhas

Decoração com plantas para banheiro

Decoração com plantas para banheiro

Leve mais natureza para dentro de seu banheiro

Decoração com plantas para banheiro

Você pode encher de plantas!

Decoração com plantas para banheiro

Decoração com plantas para banheiro

Plantas dentro e fora do banheiro, que tal?

Decoração com plantas para banheiro

Dica diferente de plantinhas para bancada

Decoração com plantas para banheiro

Decoração minimalista com plantas para banheiro

Decoração com plantas para banheiro

Banheiro amadeirado com plantas

Decoração com plantas para banheiro

Nesse banheiro a planta fica no bidê!

Decoração com plantas para banheiro

Dica para decorar banheiro moderno com plantas pendentes

Decoração com plantas para banheiro

A prateleira ajuda nessa decoração delicada

Decoração com plantas para banheiro

Em banheiros grandes você pode apostar em plantas maiores

Decoração com plantas para banheiro

Os vasos podem ser de cerâmica ou barro também


E então, o que achou de nosso artigo sobre plantas para banheiro? Esperamos que tenha gostado de conhecer mais a respeito do tema e que consiga criar uma decoração incrível a partir das dicas e inspirações.

Aproveite para ler também:

Tipos de plantas – 16 espécies diferentes para você ter em casa!

Plantas Pendentes – 7 espécies incríveis + dicas de uso na decor!

Plantas Ornamentais – O que são? + 70 espécies para ter em casa!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos. Até uma próxima!

Você pode gostar...