Bambu de Jardim: Principais Tipos, Como Cuidar e Dicas de Artesanato


O bambu de jardim é uma das opções incríveis para ornamentar ambientes externos mais utilizadas no mundo todo. Esta espécie possui origem oriental, podendo vir tanto do Japão quanto da China.

Este tipo de bambu é arbustivo, e por isso promove tanta beleza exótica em jardins variados, sobretudo porque pode chegar a 4 metros de altura! Que tal conhecer mais sobre esta planta linda, seus variados estilos, meios de utilizar na decoração, entre outras informações?

Acompanhe nosso artigo para se tornar um expert no assunto e embelezar sua casa e outros locais. Vamos lá?

opções de bambu de jardim

Conheça nossa seleção de bambu de jardim para decorar sua casa!

Tipos de Bambu de Jardim

Os bambus são plantas que deixam qualquer ambiente com leveza visual, mas é preciso conhecer seus diferentes tipos para descobrir os resultados ideais para o seu projeto. Selecionamos os principais tipos de bambu de jardim para você escolher. Veja só:

  • Bambu múltiplas folhas: bambu perfeito para ornamentar jardins, apresentando uma vasta folhagem delicada e de fácil poda. Assim como a maioria dos bambus de jardim, chega a atingir de 3 a 4 metros de altura quando adulto e, por isso, é muito utilizado para fechar espaços ou fazer barreiras.

  • Mini bambu forração: este é um bambu de tamanho menor, composto por folhas bem verdes. ele também pode ser utilizado para ornamentar jardins, porém, é preciso ter ciência de que ele atinge pouca altura – cerca de 10 cm em media, sendo assim, ele é ideal para forração também ou para complementar outras plantas.

  • Bambu japonês: este é um bambu fino que possui as hastes bem retas e folhas largas verde escuras. É um modelo excelente para fazer cerca viva, formar alamedas, sombra e ornamentar jardins. Seu crescimento é mais rápido do que as outras espécies, podendo atingir de 2 a 3 metros de altura, com varas de 2 cm em sua fase adulta.

  • Bambu preto: como o próprio nome diz, ele apresenta o caule preto, característica que o transforma em uma espécie extremamente rara e com um poder de ornamentação incrível. Ele atinge até três metros de altura e seu crescimento é rápido. Suas folhas contrastam com o caule, deixando qualquer jardim bem bonito. Você pode usá-lo fechar espaços ou conter de vento e poeira.

No site Sítio da Mata há diversas espécies lindíssimas de bambu de jardim com a opção de fazer a cotação de acordo com cada tipo e quantidade que você deseja. Dê uma olhadinha lá para conhecer outros exemplares e ter uma noção de quanto você vai pagar caso queira ornamentar sua área externa.

Em Vaso

Algumas espécies de bambu de jardim podem ser colocadas em vasos, dos pequenos aos maiores. Eles podem ser expostos tanto em jardins externos quanto em jardins de inverno e até em mesas de ambientes internos, que estão super em alta e combinam com o ar intimista proporcionado pelos bambus.

No caso de utilizar o bambu em locais fechados, vale saber que será preciso um acompanhamento mais cuidadoso, pois esta planta tende a ficar mais estressada. É essencial prestar atenção na umidade do vaso para que não ocorra casos da terra ficar encharcada ou muito seca.

Veja só um passo a passo de como você pode plantar e cultivar um bambu de jardim em vaso:

  • O vaso escolhido pode pequeno, médio ou grande, mas é importante que ele seja pesado e tenha uma largura suficiente para comportar a espécie de bambu desejada. O ideal é que o vaso tenha o dobro do diâmetro da raiz da planta ou com pelo menos 5 cm de espaço entre a raiz e as laterais do vaso.
  • Confira se há buracos no fundo do vaso, se não houver ou se forem poucos, é indicado fazer mais para garantir uma boa drenagem da água no dia a dia.

  • No caso de vaso de madeira ou cimente, é melhor forrar o vaso com papel plástico se ele for de cimento, que pode danificar o bambu).
  • Use uma bandeja para reter a umidade – ela pode ser um prato com pedregulhos e água, ajudando a deixar o bambu bem hidratado, mas sem encharcar.
  • Preencha o vaso com solo bem drenado, que tenha uma densidade leve e que mesmo assim seja capaz de reter umidade. O solo mais utilizado é o substrato padrão, mas você pode se arriscar a fazer sua própria mistura, usar o solo de seu próprio jardim. Evite solos que sejam muito argilosos, pois possuem a drenagem ruim.

  • Agora é a hora de plantar o bambu, lembrando que ele deve ser posto em uma profundidade rasa. Mantenha o caule e a parte de cima da raiz acima do nível do solo. Esta atitude evita seu apodrecimento. Elimine as bolhas de ar pressionando o solo e faça uma rega completa.

Uma dica: use um borrifador para umedecer as folhas com água a cada dois dias. Além disso, preste atenção na luminosidade do ambiente – as plantas de folhas pequenas necessitam de mais luz e as com folhagens maiores, de menos.

Veja alguns modelos legais de bambu de jardim em vasos:

Na Parede

Os bambus são excelentes para fazer paisagismos diversos, como cercas vivas, forro de paredes ou até bases e vasos para jardins verticais. Eles são, na verdade, são os queridinhos dos arquitetos e paisagistas modernos, que gostam de preencher paredes inteiras de jardins externos ou de inverno com espécies altas de bambus.

Os exemplares de bambus mais utilizados para ornamentar paredes e muros são aqueles com as folhagens bem densas, promovendo um visual bem elegante para o ambiente. Você pode plantá-los diretamente na terra, lembrando-se de utilizar um solo de boa qualidade, além de prestar atenção na umidade.

Você também pode plantá-los em grandes e robustos vasos, preferindo colocar vários deles em série, para dar um resultado mais completo e bonito. Além disso, há a ideia de criar espaços específicos para plantar espécies grandes de plantas como esses bambuzais.

Veja só algumas ideias de como ornamentar sua casa com bambus nas paredes: 

bambu de jardim na parede

Decoração / Artesanato

Agora que você já conheceu as principais espécies de bambu de jardim e viu as melhores formas de plantá-lo, chegou o momento de descobrir os tipos de decoração e artesanato que você pode criar a partir desta matéria-prima.

Aqui no Doce Obra já fizemos um post falando sobre Decoração com Bambu, repleto de dicas, tipos mais utilizados e muitas inspirações de objetivos decorativos que deixam qualquer ambiente mais original e diferente.

Fique por dentro de nossas ideias de decoração e artesanato com bambu ideais para usar em seu jardim e outras áreas externas.

Fonte de Bambu

Você certamente já viu por aí uma fonte de bambu ornamentando algum espaço ao ar livre, halls de entrada ou até mesmo salas e jardins de inverno. Elas são ótimas para trazer mais paz a qualquer ambiente, primeiro por seu material natural e segundo pelo barulho proporcionado pela queda da água.

Existem muitos tipos de fontes que podem ser criados com bambu. Você pode usar bambus de diversas espessuras e cumprimentos, podendo cortá-los com uma serra específica para obter o tamanho que você deseja para seu projeto.

Selecionamos algumas ideias interessantes para você se inspirar:

fonte de bambu de jardim

Cerca de Bambu

Outra dica legal para você utilizar bambu de jardim é em cercas variadas. Elas podem forrar as paredes e muros ou serem utilizadas sozinhas para criar uma divisão de ambientes. Esse modelo de cerca é muito usado em casas de praia, de campo e até estabelecimentos que têm o estilo mais campestre e rústico.

Os bambus para cerca podem ser utilizados em seu formato completo, sem precisar cortar. Além disso, eles podem ser colocados um do lado do outro ou cruzados, dando um resultado mais irreverente.

Conheça algumas ideias de cerca de bambu:

cerca de bambu de jardim

Existem também os modelos de cercas vivas feitas com bambus de variadas espécies:

Como Cuidar e Cultivar Bambu de Jardim

Como cuidar bem do bambu de jardim? É importante saber que suas folhas são verdes e conforme o tempo for passando, elas vão ficando amareladas, mas ao contrário do que você possa imaginar,  isso provocará um efeito visual muito bonito.

Esta planta, que também é conhecida como bambuzinho, possui uma folhagem que promete deixar qualquer jardim mais contrastante, com um visual muito atraente.

Bom, que o bambu é uma planta incrível para você compor a decoração de sua casa você já sabe. Mas como fazer para plantar o bambu de jardim para que ele cresça e permaneça saudável por bastante tempo?

O primeiro de tudo é escolher uma terra (solo) que seja bastante fértil e enriquecida com compostos orgânicos. Além disso, as podas do bambu não podem ser irregulares, pois isso pode desestimular o adensamento e o seu crescimento.

Os bambus são suscetíveis a pragas, então é necessário ter cuidado para evitar o aparecimento delas, sendo as mais comuns a broca e o caruncho do bambu. O correto é remover as pragas manualmente dos caules, não se esquecendo das larvas. O uso de produtos químicos para isso pode ser utilizado em último caso.

Quanto à iluminação ideal para o bambu de jardim, podemos dizer que a a melhor maneira para cultivá-lo por muito tempo é colocá-lo sob o sol pleno ou sob luz difusa. Sendo assim, não há problema nenhum se você puser eles próximos a paredes ou muros.


Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco sobre o bambu de jardim e como ele pode ser utilizado em diversos tipos de decoração. Anote todas as dicas, inspire-se com as imagens e crie projetos incríveis usando esse material.


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *