Como fazer contrapiso?【2024】► Passo a passo simples!

Como fazer contrapiso passo a passo? É possível realizar esse serviço sem precisar de mão de obra? Dá para aprender rapidamente?

De fato, essa tarefa não é um bicho de sete cabeças. Entretanto, você precisa de paciência, conhecimento e tempo para que o resultado seja impecável.

O contrapiso é essencial para o assentamento dos pisos, é a base para receber as peças que serão instaladas posteriormente. Por isso, deve ser bem feito, perfeitamente regulado e nivelado.

Se você pretende fazer passo a passo, seja em casa ou em qualquer projeto, preparamos este guia completo com as melhores dicas.

contrapiso como fazer passo a passo

Pinterest

O que é contrapiso?

Contrapiso é uma camada intermediária de concreto ou argamassa que serve de base para o assentamento do revestimento do piso. 

A partir dessa etapa, você nivela, regulariza e dá o caimento ideal ao piso antes da instalação. Assim, não sofre com problemas futuros.

A aplicação do contrapiso é indicada para áreas internas, externas, úmidas, lajes, enfim. A espessura recomendada é entre 3 e 5 cm, variando de acordo com o material a ser usado. Se for área molhada, como o banheiro, é ideal que tenha um caimento para a água escoar para o ralo.

Sendo assim, é essencial para construções e reformas, geralmente feito por mão de obra especializada.

Esse nivelamento é primordial para um belo acabamento em seu projeto. A partir do contrapiso, você pode instalar diversos tipos de piso diferentes: laminados, madeira, cerâmicas, porcelanatos, enfim.

ideias para contrapiso

Pinterest

Como fazer contrapiso? – Passo a passo

Como fazer contrapiso? Preparamos um passo a passo completo para você entender como é realizada a aplicação. 

Materiais

  • Argamassa;
  • Mangueira de nível, nível a laser ou nível alemão;
  • Colher de pedreiro;
  • Lápis;
  • Linha;
  • Talsicas (tacos de cerâmica ou tijolo);
  • Trena;
  • Brocha;
  • Balde ou lata para colocar a água;
  • Régua metálica;
  • Desempenadeira;
  • Socador manual para compactar contrapiso;
  • Pá;
  • Enxada;
  • Alavanca;
  • Vassoura.
contrapiso passo a passo

Pinterest

Passo a passo

Etapa 1

Primeiramente, você deve fazer a limpeza de toda a área em que será aplicada a mistura. De modo geral, a argamassa é o produto mais indicado. É simples, versátil e tem um ótimo preço.

Passe a vassoura para tirar todo o pó e a sujeira. Se necessário, use a alavanca para eliminar resíduos mais pesados. Quanto mais limpo, melhor.

Depois, é indicada fazer a impermeabilização. A aplicação de um produto impermeabilizante é essencial, sobretudo em áreas molhadas, como varandas, lavanderias, cozinhas e banheiros.

Antes de aplicar, use roupas adequadas e equipamentos de proteção para evitar sujeira e evitar qualquer tipo de acidente.

o que e contrapiso

Pinterest

Etapa 2

Em seguida, use a mangueira de nível e uma garrafa para definir o nível do contrapiso. Posicione a mangueira dentro da garrafa com água e sopre até que a água suba.

Use a trena para marcar na parede a altura do chão até 1 metro. Com o lápis, nas demais paredes, marque com a mangueira a altura em que a água para.

A partir da marcação da trena, umedeça o chão, coloque um pouco da argamassa e use a primeira talisca. Bata levemente e assente usando a pá.

Repita o mesmo processo com a argamassa e a talisca nas marcações feitas com o lápis (a partir da mangueira de nível).

contrapiso como fazer

Pinterest

Etapa 3

Agora, vem a parte principal: garantir o nivelamento do seu contrapiso. Para isso, pregue um prego acima de cada talisca. Amarre uma linha e estique, medindo o tamanho com uma régua.

No meio da medida da régua, molhe a superfície, retire a água e preencha com argamassa. Em seguida, coloque novamente uma talisca e confira novamente a medida com a régua.

contrapiso aplicado

Pinterest

Etapa 4

Após o posicionamento das taliscas e nivelamento do piso, aplique a argamassa para fazer o contrapiso. Para isso, você pode usar mestras, faixas de argamassa que servem de guia para deixar o trabalho mais prático.

Espalhe a argamassa com a ajuda da régua, sempre entre uma talisca e outra. Após a aplicação, a área deve ser compactada com um soquete ou socador manual. O excesso de argamassa pode ser retirado com a régua mesmo, de acordo com o nivelamento preliminar.

o que e contrapiso e como fazer

Pinterest

Etapa 5

Por fim, retire as taliscas e use massa para preencher os buracos, respeitando sempre o nivelamento. É primordial que o contrapiso esteja livre de buracos, umidade, esfarelamento, entre outros problemas.

Faça uma limpeza final e espere cerca de 7 dias até a cura da argamassa. Depois, é só começar a assentar o revestimento.

contrapiso

Pinterest

Dica: se for aplicar cerâmica, pedras ou porcelanato, use a desempenadeira para deixar o acabamento mais áspero.

Já para aplicar vinílicos e pisos mais colados, deixe o acabamento liso. Em ambos casos, vale usar desempenadeira de madeira ou aço.

A fonte deste tutorial é a Obramax.


De fato, é sempre bom aprender como fazer contrapiso. Entretanto, indicamos sempre que você busque mão de obra especializada caso não esteja seguro em executar esse trabalho.

Ademais, siga as dicas, assista vídeos e busque o máximo de informações antes da aplicação. Assim, o resultado é impecável e o revestimento pode ser assentado perfeitamente.

Tem dúvidas? Deixe um comentário! Aproveite e compartilhe o conteúdo! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...