Como fazer contrapiso?【2024】► Passo a passo simples!
Como fazer contrapiso passo a passo? É possível realizar esse serviço sem precisar de mão de obra? Dá para aprender rapidamente?
De fato, essa tarefa não é um bicho de sete cabeças. Entretanto, você precisa de paciência, conhecimento e tempo para que o resultado seja impecável.
O contrapiso é essencial para o assentamento dos pisos, é a base para receber as peças que serão instaladas posteriormente. Por isso, deve ser bem feito, perfeitamente regulado e nivelado.
Se você pretende fazer passo a passo, seja em casa ou em qualquer projeto, preparamos este guia completo com as melhores dicas.
O que é contrapiso?
Contrapiso é uma camada intermediária de concreto ou argamassa que serve de base para o assentamento do revestimento do piso.
A partir dessa etapa, você nivela, regulariza e dá o caimento ideal ao piso antes da instalação. Assim, não sofre com problemas futuros.
A aplicação do contrapiso é indicada para áreas internas, externas, úmidas, lajes, enfim. A espessura recomendada é entre 3 e 5 cm, variando de acordo com o material a ser usado. Se for área molhada, como o banheiro, é ideal que tenha um caimento para a água escoar para o ralo.
Sendo assim, é essencial para construções e reformas, geralmente feito por mão de obra especializada.
Esse nivelamento é primordial para um belo acabamento em seu projeto. A partir do contrapiso, você pode instalar diversos tipos de piso diferentes: laminados, madeira, cerâmicas, porcelanatos, enfim.
Como fazer contrapiso? – Passo a passo
Como fazer contrapiso? Preparamos um passo a passo completo para você entender como é realizada a aplicação.
Materiais
- Argamassa;
- Mangueira de nível, nível a laser ou nível alemão;
- Colher de pedreiro;
- Lápis;
- Linha;
- Talsicas (tacos de cerâmica ou tijolo);
- Trena;
- Brocha;
- Balde ou lata para colocar a água;
- Régua metálica;
- Desempenadeira;
- Socador manual para compactar contrapiso;
- Pá;
- Enxada;
- Alavanca;
- Vassoura.
Passo a passo
Etapa 1
Primeiramente, você deve fazer a limpeza de toda a área em que será aplicada a mistura. De modo geral, a argamassa é o produto mais indicado. É simples, versátil e tem um ótimo preço.
Passe a vassoura para tirar todo o pó e a sujeira. Se necessário, use a alavanca para eliminar resíduos mais pesados. Quanto mais limpo, melhor.
Depois, é indicada fazer a impermeabilização. A aplicação de um produto impermeabilizante é essencial, sobretudo em áreas molhadas, como varandas, lavanderias, cozinhas e banheiros.
Antes de aplicar, use roupas adequadas e equipamentos de proteção para evitar sujeira e evitar qualquer tipo de acidente.
Etapa 2
Em seguida, use a mangueira de nível e uma garrafa para definir o nível do contrapiso. Posicione a mangueira dentro da garrafa com água e sopre até que a água suba.
Use a trena para marcar na parede a altura do chão até 1 metro. Com o lápis, nas demais paredes, marque com a mangueira a altura em que a água para.
A partir da marcação da trena, umedeça o chão, coloque um pouco da argamassa e use a primeira talisca. Bata levemente e assente usando a pá.
Repita o mesmo processo com a argamassa e a talisca nas marcações feitas com o lápis (a partir da mangueira de nível).
Etapa 3
Agora, vem a parte principal: garantir o nivelamento do seu contrapiso. Para isso, pregue um prego acima de cada talisca. Amarre uma linha e estique, medindo o tamanho com uma régua.
No meio da medida da régua, molhe a superfície, retire a água e preencha com argamassa. Em seguida, coloque novamente uma talisca e confira novamente a medida com a régua.
Etapa 4
Após o posicionamento das taliscas e nivelamento do piso, aplique a argamassa para fazer o contrapiso. Para isso, você pode usar mestras, faixas de argamassa que servem de guia para deixar o trabalho mais prático.
Espalhe a argamassa com a ajuda da régua, sempre entre uma talisca e outra. Após a aplicação, a área deve ser compactada com um soquete ou socador manual. O excesso de argamassa pode ser retirado com a régua mesmo, de acordo com o nivelamento preliminar.
Etapa 5
Por fim, retire as taliscas e use massa para preencher os buracos, respeitando sempre o nivelamento. É primordial que o contrapiso esteja livre de buracos, umidade, esfarelamento, entre outros problemas.
Faça uma limpeza final e espere cerca de 7 dias até a cura da argamassa. Depois, é só começar a assentar o revestimento.
Dica: se for aplicar cerâmica, pedras ou porcelanato, use a desempenadeira para deixar o acabamento mais áspero.
Já para aplicar vinílicos e pisos mais colados, deixe o acabamento liso. Em ambos casos, vale usar desempenadeira de madeira ou aço.
A fonte deste tutorial é a Obramax.
De fato, é sempre bom aprender como fazer contrapiso. Entretanto, indicamos sempre que você busque mão de obra especializada caso não esteja seguro em executar esse trabalho.
Ademais, siga as dicas, assista vídeos e busque o máximo de informações antes da aplicação. Assim, o resultado é impecável e o revestimento pode ser assentado perfeitamente.
Tem dúvidas? Deixe um comentário! Aproveite e compartilhe o conteúdo! Boa sorte e até mais!