Plantas fáceis de cuidar – 12 espécies perfeitas para iniciantes!
Se antes as plantas ficavam restritas ao projeto de paisagismo externo, atualmente também fazem parte do projeto de interiores, dando um toque verde na decoração, e as plantas fáceis de cuidar são as preferidas para quem quer começar a colocar esse toque verde na área interna ou externa.
Para quem não tem muita experiência em cuidar de plantas, a melhor dica é começar com espécies que exigem menos cuidados e são mais resistentes; e para escolher as melhores espécies reunimos uma lista com plantas fáceis de cuidar.
Tipos e espécies de plantas fáceis de cuidar
Antúrio
O Antúrio é uma das plantas fáceis de cuidar e que se adapta a jardins externos e ambientes internos, com cultivo direto em solo ou em vaso.
A planta tem como características folhas verde escuras e floração, que é mais frequente na cor vermelha.
A espécie é uma planta que gosta de locais iluminados, mas sem a incidência direta de sol.
Durante a primavera e verão, a planta pode ser regada 2 vezes por semana, e nas estações mais frias, as regas podem ser feitas uma vez na semana.
Árvore da Felicidade
A Árvore da Felicidade é uma planta com diversos significados como felicidade, sorte e bem-estar.
A espécie apresenta 2 variações, planta macho e fêmea, que quando cultivadas juntas podem significar paixão.
A Árvore da Felicidade é uma planta que que se adapta a diferentes ambientes, podendo ser cultivada em sol pleno, meia sombra o luz difusa.
Apesar de ser uma planta fácil cuidar, o ideal é manter essa espécie longe de ambientes com ar-condicionado e correntes de vento.
Cacto
Para quem tem pouquíssima experiência no cultivo de plantas, vale a pena começar com os cactos, espécies que exigem pouquíssimos cuidados.
Os cactos podem ser cultivados no solo ou em vasos e gostam de locais com exposição ao sol direto.
Essas plantas conseguem armazenar água em seu interior, o que permite que as regas sejam mais espaçadas e evita que as plantas sofram com o esquecimento entre uma rega e outra.
Para quem pretende começar cultivando cactos, vale lembrar que é preciso cuidado com as regas para evitar que o solo fique constantemente úmido, o que pode causar o apodrecimento da raiz e matar a plantinha.
Em geral, os cactos tem como características os espinhos, o que exige cuidado, evitando que a planta fique em locais de passagem e ao alcance de crianças e animais.
Espada de São Jorge
Entre as plantas fáceis de cuidar, não pode faltar a Espada de São Jorge, uma espécie ornamental e que tem significado associado a uma planta protetora, sendo utilizada como uma espécie de amuleto contra energias negativas.
A Espada de São Jorge é uma planta que pode ser cultivada em local de sol pleno ou de sombra, e as regas podem ser espaçadas.
A planta bastante versátil pode ser usada na composição de jardins ou em vasos, decorando ambientes internos.
Iuca (Yucca)
A Iuca é uma espécie ornamental que tem folhas verdes, rígidas, pontiagudas e com bordas serrilhadas.
Essa espécie costuma ser utilizada para a decoração de jardins ou espaços internos, nesse caso, sendo cultivada em vasos.
A Iuca é uma planta que gosta de bastante luminosidade e ventilação, e as regas devem ser espaçadas para evitar o excesso de água no solo, o que pode causar o apodrecimento das raízes.
Jiboia
A lista de plantas fáceis de cuidar não pode deixar de fora a planta Jiboia, uma espécie trepadeira e que também costuma ser bastante utilizada como planta pendente.
A planta tem folhas em formato de coração, e se adapta bem a diferentes espaços, preferindo locais a meia-sombra.
A Jiboia é uma planta que gosta de regas, mas com cuidado para não encharcar o solo. Assim, durante o período da primavera e verão, a planta pode ser regada 2 vezes por semana, enquanto nas estações mais frias, as regas devem ser feitas apenas uma vez na semana.
Apesar de linda, a Jiboia é uma planta tóxica, que quando ingerida pode causar irritação na mucosa e no trato intestinal, por isso, é importante manter essa espécie fora do alcance de animais e crianças.
Lírio da Paz
O Lírio da Paz é uma planta de folhagem verde escuro brilhante e com flores brancas.
A espécie pode ser cultivada em vasos, jardins internos e externos, e tem como característica gostar de locais úmidos e sombreados.
Para o cultivo de Lírio da Paz, as regas devem ser feitas com frequência, garantindo a umidade e evitando que as folhas fiquem murchas, mas com cuidado para não encharcar o solo.
Ráfia
Ráfia é o nome popular para a planta palmeira rafis, espécie de palmeira como folhas longas e de bom crescimento.
Essa planta costuma ser bastante utilizada na decoração de interiores e deve ser mantida em local com boa iluminação, mas com pouca incidência de sol direto.
As regas da Ráfia devem ser feitas uma vez na semana durante o verão, e no período de inverno as regas podem ser um pouco mais espaçadas.
A espécie pode ser cultivada em jardins e em vasos grandes, decorando espaços internos.
Samambaia
A Samambaia é uma planta bastante conhecida, e é considerada uma espécie tropical e ornamental.
A Samambaia tem como característica ser uma planta pendente e volumosa, gostando de locais iluminados, mas sem incidência de sol direto, uma vez que o sol pode queimar as folhas da planta.
Para o cultivo de Samambaia, é ideal que a planta fique em local protegido de correntes de vento.
A Samambaias são plantas que gostam de calor e umidade, e as regas frequentes devem fazer parte da rotina, mas com cuidado para que o solo não fique encharcado.
Singônio
O Singônio é uma planta muito resistente e que não pode ficar de fora da lista de plantas fáceis de cuidar.
Essa espécie também é bastante versátil, podendo ser cultivada em vasos, jardins ou até mesmo como forma de trepadeira.
A espécie se adapta bem a diferentes espaços, tolerando desde a exposição direta ao sol, como ambientes de sombra.
Para a manutenção da planta, as regas podem ser espaçadas e feitas uma vez na semana.
Suculenta
É bem provável que você já tenha visto que as suculentas estão em alta na decoração de ambientes, e essas plantinhas são ótimas opções para quem é iniciante na jardinagem.
A suculentas podem ser encontradas em diferentes cores, formatos e tamanhos, de acordo com cada espécie.
Em geral, essas plantas gostam de bastante luminosidade, inclusive da exposição direta ao sol.
Uma característica das suculentas é o fato de que essas plantas armazenam água em suas folhas, o que permite que as regas sejam mais espaçadas e sejam feitas apenas quando o solo estiver seco.
Zamioculca
A Zamioculca é uma planta ornamental que costuma ser bastante frequente no cultivo em vasos.
Essa espécie tem como características folhas em tonalidade de verde escuro com a superfície cerosa e brilhante.
A planta tem crescimento lento e se adapta a diferentes espaços, inclusive a locais de baixa luminosidade, como espaços internos e corredores.
A espécie fácil de cuidar ainda tem a vantagem de poder ser cultivada em locais com ar-condicionado.
A planta é uma ótima opção para quem não tem muito tempo, e as regas podem ser espaçadas, uma vez que Zamioculca não gosta de excesso de água.
Você já conhecia alguma dessas espécies? Compartilhe conosco qual você mais gosta e se já está pensando em incluir um toque verde no seu projeto.