Como Montar um Bar? – Guia Completo para Ter Sucesso!

Já pensou em empreender com um bar? Se a ideia é montar um negócio nesse ramo e aproveitar as oportunidades do mercado, é preciso se planejar e aprender como montar um bar para ter um negócio lucrativo.

Apesar de não ser um negócio inovador, a proposta de montar um bar pode sim ser bastante lucrativa e para isso é preciso muito planejamento e qualidade nos produtos e atendimento, conquistando o público.

E se você precisa de uma mãozinha para empreender, no post trouxemos passo a passo de como montar um bar, além de inspirações para criar um ambiente atrativo para os clientes.

como montar um bar

Como montar um bar? #dicas

Planejamento

Para começar, a primeira etapa de como montar um bar é o planejamento prévio, criando um plano de negócios, que ajuda a avaliar a viabilidade do negócio e projetar objetivos para o empreendimento.

A etapa de planejamento é essencial para montar um negócio sólido, avaliando diversos pontos, inclusive identificando o público-alvo, o que é essencial para outras etapas prévias a abertura do estabelecimento.

Estilo

Para o processo de como montar um bar, é importante definir o estilo para o seu negócio, criando uma identidade que atraia o público específico para o seu bar.

O estilo pode ser uma proposta clássica ou temática, ou variar de um barzinho simples para uma proposta de bar de luxo, de acordo com o público que pretende atender.

Localização

A localização é outro ponto que deve ser analisado previamente para abrir um bar, e nesse caso, antes de escolher um ponto comercial para montar o estabelecimento, é ideal levar em consideração o público-alvo, escolhendo um local que seja de fácil acesso para esse público.

O ideal para montar um bar é evitar áreas residenciais, uma vez que o barulho pode causar problemas com a vizinhança.

Cardápio

Uma das etapas de planejamento para montar um bar é a de fazer o cardápio, e para isso é necessário que o cardápio esteja em sintonia com o estilo do bar.

Para a elaboração do cardápio de bar, é importante conhecer o público-alvo, fazendo um cardápio que esteja de acordo com os hábitos de consumo do seu público e que atenda a demanda.

Para definir o cardápio, é interessante fazer uma seleção especial do que o estabelecimento irá servir, valorizando pratos e bebidas com ingredientes fáceis de encontrar e que tenham maior tempo de conservação, evitando desperdícios e custos para o estabelecimento.

O cardápio do bar deve ser harmonioso com o estilo do negócio e também com o público, e deve incluir opções clássicas entre bebidas e comidas.

Estrutura

Para planejar a abertura de um bar é preciso levar em consideração a estrutura do negócio, criando espaços para área de estoque, cozinha, atendimento e consumo, e sanitários.

O espaço ainda deve criar uma identidade visual que fique em harmonia com a proposta do seu negócio, garantindo uma decoração para o bar que pode ser temática ou tradicional.

Investimento

O investimento para abertura de um bar pode variar bastante de acordo com o estilo do negócio e tamanho.

Em geral, para montar o espaço é preciso investir na preparação da estrutura, garantindo os ambientes necessários para o funcionamento de um bar, além de pensar no investimento em relação à decoração, criando um espaço agradável.

E é claro que o investimento também inclui itens e máquinas essenciais para o negócio como:

  • Geladeira,
  • Freezer,
  • Fogão,
  • Forno,
  • Fritadeira,
  • Liquidificador,
  • Espremedor de frutas,
  • Bancada,
  • Utensílios de cozinha,
  • Copos,
  • Taças,
  • Coqueteleira,
  • Misturadores,
  • Talheres,
  • Balcão,
  • Caixa,
  • Mesas,
  • Cadeiras,
  • Bistrôs,
  • Banquetas.

Legalização

Antes de começar as atividades, é preciso pensar na legalização do negócio, emitindo CNPJ e outros documentos como alvará do corpo de bombeiros, alvará da vigilância sanitária e alvará de funcionamento.

Para verificar os documentos necessários para o seu empreendimento, é ideal procurar a prefeitura municipal, emitindo todos os documentos exigidos para que o negócio funcione legalmente.

Colaboradores

Uma das últimas etapas de como montar um bar é a contratação de colaboradores, e nesse caso os funcionários devem ser contratados de acordo com a demanda do negócio.

A equipe para o bar deve incluir pessoal para cozinha, barman, garçom, e responsável pelo caixa, e a quantidade de profissionais pode variar de acordo com o tamanho do negócio.

Para garantir a qualidade no atendimento e nos produtos, é essencial oferecer treinamento aos funcionários.

Dicas de decoração de bar

Decoração de bar simples

bar pequeno com decoracao simples e barata

Como inspiração para montar um bar simples, a aqui traz detalhes simples e que criam uma proposta diferenciada para o estabelecimento.

Para o ambiente, a ideia foi de pintar as paredes com tons mais intensos, como a parede de fundo na cor preta e a parede ao lado em tom de terracota.

A decoração simples ainda traz nichos e estante feitos de compensado de madeira, trazendo um toque de estilo para expor bebidas e organizar copos e taças.

Para a área do balcão, uma ideia criativa e simples foi a de revestir a base do balcão com folhas de jornal, sobrepostas por placas de acrílico para proteger as folhas.

Outro detalhe da decoração são os pendentes simples sobre o balcão e com luzes coloridas, criando um detalhe extra para a decoração.

 

bar simples com decoracao vintage

A proposta simples traz móveis vintage

decoracao simples de bar com mesas de madeira

O ambiente traz pendentes com luzes amarelas para deixar o espaço mais aconchegante

bar com decoracao simples e criativa

As mesas foram feitas com bases de latões

decoracao simples de bar

Decoração de bar pequeno

ideia criativa para decorar bar pequeno

Para a decoração de um bar pequeno, a ideia aqui traz uma proposta que mistura elementos dos estilos rústico e industrial.

Para o projeto, a ideia foi de trazer mix entre os materiais, como parede de tijolos aparentes, parede de cimento queimado com pintura de folhagens tropicais, mesas de madeira, entre outros.

Para otimizar o espaço pequeno, a ideia foi de colocar mesas pequenas com cadeiras e aproveitar o espaço do balcão para incluir banquetas de estilo industrial, criando mais áreas com assentos no bar.

A iluminação feita através de pendentes, trilhos e fitas de LED faz com que o espaço tenha pontos específicos de iluminação, criando uma proposta aconchegante para o empreendimento.

 

bar pequeno com banquetas no balcao

O espaço pequeno traz banquetas na área do balcão

bar pequeno com decoracao simples e industrial

O ambiente pequeno tem paredes cinza e detalhes em madeira

decoracao de bar pequeno com parede preta

O espaço pequeno tem decoração com tons de cinza e preto

decoracao de bar pequeno

Decoração rústica de bar

bar rustico com parede de tijolos aparentes

A decoração do bar também pode seguir uma proposta rústica, e essa inspiração mistura elementos rústicos com um toque aconchegante.

Para a decoração rústica, a ideia foi de deixar parte da parede com tijolos aparentes e incluir elementos em madeira, como porta celeiro, banquetas e balcão em madeira.

A estante ao fundo ajuda na organização das bebidas e ainda traz um toque aconchegante por conta da iluminação e das plantas, garantindo uma ideia interessante para o ambiente.

 

bar rustico com paredes de pedras e balcao de madeira

O espaço traz paredes de pedras

decoracao rustica de bar com parede de tijolinhos

O projeto rústico traz paredes de tijolinhos à vista

bar rustico com parede de pedras

As paredes e o balcão de pedras dão ares rústicos ao espaço

decoracao rustica para bar

Decoração industrial de bar

bar com decoracao industrial e mesa de tambores

Para criar uma decoração com estilo industrial, a inspiração desse bar é uma ideia criativa com diversos elementos que marcam o estilo industrial.

O projeto de estilo industrial traz parede de tijolos e laje com ferragens aparentes, trazendo a ideia de processo de construção.

O espaço ainda foi decorado com elementos do estilo industrial, como é o caso das banquetas de ferro que compõem os bistrôs, que também são bastante criativos, feitos com bases de latões e tampos em madeira.

A iluminação através de fios e lâmpadas é simples e contribui para a ideia industrial, trazendo uma proposta interessante para o ambiente.

 

bar pequeno com decoracao industrial

O espaço tem pendentes e trilhos de luzes com estilo industrial

barzinho decorado em estilo industrial

O ambiente mistura elementos em ferro, característicos do estilo industrial

decoracao industrial de bar

Decoração temática de bar  

decoracao com tema de rock para bar

Para quem procura inspirações de como montar um bar temático, a inspiração traz uma decoração com o tema rock, criando uma proposta para o público que gosta do estilo.

O espaço para o bar tem paredes com tijolos aparentes e móveis em couro preto, além de mesas de madeira.

A decoração temática aparece através dos detalhes, como pôsteres de rock colado nas paredes e elementos decorativos como discos e palhetas, que fazer parte da decoração do espaço.

 

decoracao de bar tematico Harry Potter

A decoração temática é inspirada na saga Harry Potter

decoracao de bar com tema de moto

A decoração segue o tema de motos

decoracao country de bar tematico

O espaço tem decoração temática country

decoracao de bar tematico

Agora que você já viu as dicas e inspirações para o ambiente, é hora de planejar o empreendimento e garantir que o negócio seja um sucesso!

Você pode gostar...