Revestimento de Parede – Como Escolher? + 65 Ideias e Inspirações!

Nem sempre é necessário realizar uma reforma quando desejamos modificar um ambiente e trazer mais beleza para a casa. Também não é necessário gastar muito dinheiro comprometendo o orçamento da família. Uma das formas mais simples de dar um up na decoração de um ambiente é por meio do revestimento de parede.

Decidir por investir no revestimento de parede é algo muito importante, afinal, ele ajuda a definir o estilo da casa. Pensando nisso, na hora de escolher a melhor opção, é importante considerar os materiais e também a mão de obra, além é claro dá opção que mais tem a ver com seu gosto pessoal e o resultado final que deseja. 

Pensando em todos os pontos que destacamos, separamos nesse post 65 ideias apaixonantes de revestimento de parede em diferentes ambientes!

Tipos e modelos de revestimento de parede

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de revestimentos de parede com diferentes tipos de materiais. Tudo que você instala sobre a base estrutural de uma parede é considerado um revestimento, independente do tipo de material que ele seja feito. Sendo assim, existem opções que dão mais e menos trabalho.

Para te auxiliar na escolha da melhor opção de revestimento de parede para sua casa, falaremos a seguir sobre as opções que mais estão em alta para decoração.

Ideias para revestimento de parede 1

Ideias para revestimento de parede 2

Ideias para revestimento de parede 3

Ideias para revestimento de parede 4

Ideias para revestimento de parede 5

Revestimento de Parede 3D

O revestimento de parede 3D é super moderno e muito elegante, uma ótima opção para quem deseja dar um up na decoração de um ambiente. No mercado é possível encontrar diversos modelos de revestimentos 3D.

Uma opção que está em alta é o revestimento cimenticio 3D, ele é feito de concreto no formato de placas com diferentes texturas que nos remetem a rochas, madeira e até mesmo ondas.

Uma das principais vantagens em investir no revestimento 3D cimentício é que ele não possui restrições de uso, sendo assim, pode ser aplicado tanto em áreas externas quanto em áreas internas.

Revestimento de parede 3D branco

Revestimento de parede 3D de gesso3

Revestimento de parede 3D na cozinha5

Revestimento de parede 3D2

Revestimento de parede 3D4

Revestimento de Tijolinho

Por trazer um ar super aconchegante para o ambiente, o revestimento de tijolinho é uma opção que está ganhando espaço no mundo da decoração. Se você deseja mudar a decoração de um ambiente da casa, trazendo um toque mais rústico essa pode ser a pedida certa.

Revestimento de tijolinho branco6

Revestimento de tijolinho na área da churrasqueira8

Revestimento de tijolinho na sala de jantar6

Revestimento de tijolinho na sala7

Atualmente, você pode encontrar o revestimento de parede de tijolinho tanto na versão clássica com sua cor natural quanto na cor branca que vem sendo muito utilizado em ambientes com decoração clean.

Revestimento de tijolinho no hall de entrada9

O bacana de investir nesse tipo de revestimento, é que ele combina com todos os ambientes podendo ser aplicado desde a sala até quarto, banheiro, cozinha, entre outros.

Revestimento canjiquinha

Também conhecida como filetes ou pedra palito, a pedra canjiquinha é uma opção muito utilizada como revestimento de parede por causa do seu aspecto natural utilizado para criar diferentes camadas na parede.

Revestimento de parede com pedra canjiquinha na churrasqueira15

Revestimento de parede com pedra canjiquinha na cozinha17

Revestimento de parede com pedra canjiquinha na escada12

Geralmente, a pedra canjiquinha é utilizada como revestimento diferentes estilos de decorações que vai desde as clássicas até as mais elegantes e rústicas.

Revestimento de parede com pedra canjiquinha na sala de TV.

Revestimento de parede com pedra canjiquinha na sala11

A pedra canjiquinha é feita das pedras naturais chamadas originalmente de São Tomé. É possível encontrar uma grande variedade de cores, dessa forma podendo escolher a opção que mais combina com o ambiente que irá receber o revestimento.

Revestimento de azulejos

O revestimento de azulejo é uma opção que existe há muito tempo. Apesar da pintura ser uma opção simples, os azulejos possuem uma durabilidade maior e por isso são muito utilizados principalmente em cozinhas e banheiros.

No mercado é possível encontrar diferentes modelos para todos os estilos de decoração. A principal questão com relação a esse tipo de revestimento é saber como harmonizar os azulejos com a cor dos móveis e acessórios utilizados na decoração, por isso o mais indicado é procurar tons que remetem alguma característica presente no ambiente.

Revestimento de azulejos brancos14

Uma das principais vantagens de investir no revestimento de azulejo é poder realizar uma mudança rápida no visual do ambiente, além de ser uma opção que facilita a rotina de limpeza devido à facilidade para remover a sujeira.

Revestimento de azulejos verde15

Revestimento de azulejos13

Se você pretende aderir ao revestimento de azulejo em um cômodo da sua casa é muito importante definir em que parte deseja colocar. No caso da cozinha se você deseja dar um ponto de destaque na decoração, o mais indicado é colocar na bancada da pia ou no espaço onde fica o fogão e a coifa.

Se você deseja fazer algo mais ousado pode revestir uma parede inteira combinando com outros detalhes como prateleiras, por exemplo, que dão um toque incrível na decoração.

Revestimento de pastilhas

Muito duráveis e de fácil manutenção, as pastilhas combinam com os mais variados estilos e vão bem nas paredes, teto e piso. É possível utilizar diferentes tons para revestir paredes de cozinhas, banheiros e lavanderias.

Revestimento de pastilhas brancas20

Além do resultado incrível que as pastilhas trazem na decoração de um ambiente, elas são muito resistentes a água e as sujeiras. No caso do banheiro, elas podem ser aplicadas na bancada, sendo essa uma ótima forma para valorizar ainda mais a decoração de um banheiro pequeno que muitas vezes antes de receber esse toque especial possui um estilo neutro e sem vida.

Revestimento de pastilhas em cozinha17

Revestimento de pastilhas16

A cozinha também é um cômodo no qual as pastilhas são muito utilizadas como revestimento, principalmente na área da pia.

Revestimento de porcelanato

O porcelanato é uma placa de cerâmica fabricada com alta tecnologia. A prensagem feita com elevadas temperaturas faz com que a peça ganhe muita resistência e fique com baixa porosidade, ou seja, pouca absorção de água.

Existem diferentes modelos de porcelanato disponíveis no mercado, entre os principais podemos encontrar: porcelanato polido, porcelanato acetinado, porcelanato esmaltado, porcelanato estruturado e porcelanato natural.

Revestimento de porcelanato cinza23

Revestimento de porcelanato22

Revestimento de papel de parede

O papel de parede é uma opção clássica para revestir parede que vem cada dia mais ganhando espaço na decoração, isso porque ele é uma opção prática para quem deseja transformar um ambiente sem precisar gastar muito tempo e dinheiro.

Quando pensamos em revestir uma parede com papel de parede é importante lembrar que em lojas de decoração é possível encontrar os mais variados modelos com diferentes tipos de materiais, acabamentos, estampas e cores o que muitas vezes acaba deixando as pessoas confusas na hora de escolher a opção ideal para sua casa.

Para te auxiliar na escolha da melhor opção de papel de parede para sua casa separamos a seguir modelos incríveis para se inspirar.

Revestimento de papel de parede 3D33

Revestimento de papel de parede branco30

Revestimento de papel de parede estilo cerâmica36

Revestimento de papel de parede geométrico34

Revestimento de papel de parede imitando ´pedras31

Revestimento de papel de parede tipo tijolinho.

Ambientes decorados com revestimento de parede

Agora que você já conhece os principais tipos de revestimentos, separamos a seguir por categorias diferentes ambientes decorados com os mais variados tipos de revestimentos de parede.

Revestimento de parede para sala

Não tem como negar que a sala é um dos espaços mais importantes da casa, pois é nela que a família se reúne e recebemos pessoas especiais que nos visitam. Assim, é muito importante se atentar as escolhas feitas para a decoração desse cômodo.

Por meio do revestimento de parede você pode trazer muito destaque para a sala. Uma boa combinação de cores, texturas e luzes na parede pode ser a pedida certa para arrasar na decoração.

Para se inspirar separamos a seguir ideias sensacionais de diferentes decorações de salas com revestimentos de parede.

Revestimento de parede para sala com madeira44

Revestimento de parede para sala com mosaico de pedras.

Revestimento de parede para sala com pedras41

Revestimento de parede para sala com porcelanato42

Revestimento de parede para cozinha

A cozinha é um dos cômodos mais especiais da casa, afinal, é nela onde são preparadas as refeições da família, além de ser um ótimo espaço para reunir os amigos.

A escolha do revestimento para parede da cozinha deve ser feito tendo em mente a personalidade de cada morador da casa, além disso deve oferecer funcionalidade e conforto. Também é importante que o revestimento combine com o restante da decoração como armários, geladeira, eletrodomésticos, entre outros.

Com algumas mudanças e gastando pouco, a escolha do revestimento para cozinha pode trazer para o cômodo um visual moderno e super harmônico.

Parede de cozinha revestida com azulejo cinza

Parede de cozinha revestida com pastilhas44

Parede de cozinha revestida com tijolinhos44

Revestimento de parede para quarto

Para o quarto hoje em dia existem  mais opções além da pintura para deixar as paredes bonitas. Os revestimentos de parede são uma ótima opção para transmitir a sua personalidade para o espaço, trazendo mais valor para a decoração como um todo. 

Existem diversas formas de mudar o visual do quarto com revestimentos de parede. Entre as opções de revestimentos mais utilizados na decoração de quarto hoje em dia estão: pedras, madeira, cerâmica e papel de parede.

Revestimento de parede para quarto com cerâmica45

Revestimento de parede para quarto com madeira43

Revestimento de parede para quarto com porcelanato branco.

Revestimento de parede para quarto com porcelanato44

Revestimento de parede para banheiro

Com relação ao revestimento para parede de banheiro entre as opções mais utilizadas estão as pastilhas, pedras e azulejos. Porém nos últimos tempos um revestimento que se tornou queridinho por dar um toque de elegância e estilo na decoração é o papel de parede.

Revestimento de parede para banheiro 3D53

Revestimento de parede para banheiro com cerâmica preta55

Revestimento de parede para banheiro com pastilhas.

Revestimento de parede para banheiro com pedras54

Revestimento de parede para banheiro com porcelanato.

Revestimento de parede externa

Os revestimentos para paredes externas podem ser aplicados em diferentes áreas da casa desde a fachada até laterais, muros, área da piscina e churrasqueira. Investir em um bom revestimento para as paredes externas da casa, além de agregar na decoração também protege o imóvel contra danos causados pelas variações do clima.

Para se inspirar veja a seguir diferentes ideias para revestimento de parede externa.

Revestimento de parede externa 3D57

Revestimento de parede externa com cerâmica50

Revestimento de parede externa com pedras.

Revestimento de parede externa com pedras59

Revestimento de parede externa com tijolinhos.

Gostou das nossas dicas para revestimento de parede? Quais opções mais chamaram sua atenção? Deixe seu comentário abaixo.

Você pode gostar...