Léia-Rubra – Como Cultivar e Tudo Sobre a Planta!
Léia-rubra ou léia-vermelha é uma planta que chama atenção em vários projetos de paisagismo. Como o próprio nome indica, a cor vermelha é o principal destaque!
O tom está presente tanto nas flores quanto nas folhas. Por isso, é usada para compor o cenário de jardins externos e internos, contrastando com outras espécies.
Para conhecer melhor essa planta, acompanhe o post e saiba as características, como cuidar e cultivar, além de belas fotos.
Características da léia-rubra
Segundo especialistas, a léia-rubra é uma planta nativa da Índia e de outros países asiáticos. Pertence à família Vitaceae, é perene e pode atingir até dois metros de altura.
A principal característica é a cor vermelha, por isso é chamada de léia (leea) rubra ou vermelha. De fato, esse tom faz toda a diferença em projetos paisagísticos, por isso essa planta ornamental se tornou cada vez mais popular.
De modo geral, a léia-rubra apresenta folhas escuras, brilhantes e densas. As flores são totalmente vermelhas e arredondadas na fase de botão, abrindo durante a primavera e o verão.
Adepta ao clima tropical, se dá muito bem em várias regiões do Brasil. Além de ornamental, também pode ser usada como cerca viva e cresce a ponto de se tornar uma pequena árvore, com formato arbustivo. Por isso, também é indicada para praças, parques e calçadas.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Quais são os cuidados e dicas de cultivo da léia-rubra? Felizmente, ter uma dessas em casa é muito simples.
Conforme salientamos, a espécie se adapta muito bem ao clima tropical brasileiro. Por outro lado, não tolera geadas.
Sendo assim, deve ser cultivada sempre à meia sombra, em local com boa luminosidade, mas tomando sol direto apenas pela manhã ou no final da tarde.
Quanto ao solo, deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Desse modo, a léia-rubra tem um bom desenvolvimento até a fase de florescimento.
Já as regas devem ser moderadas, apenas para manter o solo úmido. Evite encharcar a terra para que as raízes não apodreçam.
As mudas podem ser adquiridas em lojas de jardinagem, em estufas, com botânicos ou colecionadores e até na própria natureza. A multiplicação e propagação é feita por sementes, por touceiras ou por estacas, sempre após florescer.
Quanto à fertilização do solo, deve ser realizada sempre durante o inverno, preferencialmente com matéria orgânica ou adubo mineral.
Por fim, a léia-rubra pode ser podada de forma leve, para tirar apenas as folhas secas e feias, pois o processo de recuperação da planta é lento.
Em alguns casos, a espécie pode ser atingida por pragas, por isso é importante se atentar às folhas e flores frequentemente. Caso isso aconteça, você pode tratá-la com produtos especializados, à venda em lojas de jardinagem.
Importante: o preço de uma muda de léia-rubra oscila entre 25 e 60 reais. Algumas lojas para pesquisar: Elo7, Sítio da Mata, Planta Delivery, Mercado Livre.
Fotos e inspirações de léia-rubra
Para se encantar por essa espécie, veja lindas fotos e inspirações de léia-rubra
1. Veja como as flores são pequenas, delicadas e avermelhadas
2. A planta cresce de modo arbustivo e combina com jardins
3. As folhas chamam atenção pelo tom escuro e brilhante
4. De fato, as flores da léia-rubra são um charme à parte
5. Você pode encontrar essa espécie em muitas florestas brasileiras
6. As folhas avermelhadas combinam com o tom das flores da léia-rubra
7. As flores são pequenas e se destacam galhinhos ao longo da planta
8. Antes de abrir, os botões contam com um tom esverdeado
9. As flores são cheirosas, atraem abelhas e pássaros
10. A espécie atinge mais de dois metros, pode ser usada como cerva viva e pequena árvore
11. A léia-rubra pode ser destaque na entrada de casas e chácaras
12. As mudas podem ser encontradas em estufas e compradas em lojas especializadas
13. A fase de florescimento da espécie é um charme e acontece durante a primavera e o verão
14. Veja que lindas folhas brilhantes que mostram o poder ornamental da espécie
15. Pequeno arbusto que pode ser cultivado em calçadas, parques e praças
16. De fato, a léia-rubra também pode ser cultivada em ambientes internos
17. A planta cresce como uma pequena árvore e combina com outras espécies do jardim
Quer deixar seu jardim mais bonitos e com espécies exóticas? A léia-rubra é uma ótima opção para ornamentar qualquer projeto, seja na área externa ou interna.
Gostou de conhecer melhor essa planta? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Até mais!