GPS em atraso?【2024】– Guia Completo e Como Pagar

Você está com GPS em atraso? Esse assunto gera muitas dúvidas para quem deixou de contribuir com a previdência social em algum momento da vida.

Para entender como regularizar GPS em atraso e garantir a aposentadoria, respondemos as principais dúvidas ao longo do post.

 

O que é GPS?

O termo GPS é uma abreviação para Guia da Previdência Social, um documento utilizado pelos contribuintes para a realização do recolhimento dos impostos junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Os contribuintes podem ser empresas, contribuintes individuais ou facultativos, segurados especiais e empregadores domésticos.

1 o que e GPS PontoTel

Via: PontoTel

Quem não precisa pagar GPS em atraso?

Nem sempre a responsabilidade de recolhimento da contribuição do INSS é sua, e em alguns casos você não precisa pagar nada para comprovar trabalhava na época, e ainda assim o INSS irá considerar o tempo de contribuição para a sua aposentadoria.

Os casos mais comuns que não necessitam recolher GPS em atraso são:

  • Trabalho rural antes de 1991;
  • Trabalho prestado como contribuinte individual (autônomo) para Pessoa Jurídica depois de 2003;
  • Emprego informal, sem registro em carteira.

Para validar o tempo de trabalho para aposentadoria, é necessário apresentar documentos que ajudem na contagem desse tempo e comprovação de que você atuou em uma dessas áreas que não exigia contribuição.

 

Quem pode pagar GPS em atraso?

Para regularizar GPS em atraso é preciso preencher alguns requisitos antes de fazer qualquer pagamento, ou o tempo pago em atraso pode não contar em sua aposentadoria.

Nesse caso, os contribuintes individuais (pessoas que trabalham por conta, como faxineira e vendedores ambulantes) e contribuintes facultativos (pessoas com 16 anos ou mais que não trabalham e pagam a guia para garantir benefícios previdenciários) estão aptos a regularizar os pagamentos.

Para o caso do contribuinte individual, o pagamento das guias do INSS em atraso pode ser referente a qualquer época.

O contribuinte facultativo pode fazer o pagamento da guia atrasada caso o atraso não seja superior a 6 meses. As guias com mais de 6 meses de atraso só podem ser pagas caso o contribuinte tenha exercido alguma atividade profissional que possa ser comprovada.

2 GPS em atraso Leoa

Via: Leoa

Como calcular GPS em atraso?

O cálculo do GPS em atraso pode ser feito no site da Receita Federal utilizando o Sistema de Acréscimos Legais (SAL), que permite calcular as contribuições previdenciárias devidas.

3 como calcular GPS em atraso Ingracio Advocacia

Via: Ingracio Advocacia

Como pagar GPS em atraso?

Após realizar o cálculo e emitir as guias em atraso, é necessário realizar o pagamento e o INSS disponibiliza algumas formas para fazer o pagamento.

  • Casas lotéricas: o pagamento pode ser feito presencialmente em casas lotéricas, e o recolhimento nesses locais não pode ser superior a R$ 1 mil.
  • Internet: o contribuinte pode fazer o pagamento das guias em atraso através do internet banking da Caixa Econômica Federal, utilizando o site ou aplicativo e inserindo os dados para acessar o painel de pagamento.
  • Autoatendimento: o pagamento também pode ser feito no autoatendimento das agências da Caixa Econômica Federal, e o contribuinte pode utilizar o uma máquina para pagamento das guias.

 

Agora que você já esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto, já pode buscar maneiras de regularizar a sua contribuição para garantir os benefícios e aposentadoria da previdência social.

Você pode gostar...