60 MODELOS DE PISCINAS: Ideias, Dicas – Tudo sobre!
Escolher e decidir entre os variados modelos de piscinas pode ser uma tarefa complexa, afinal é preciso ter em mente o revestimento, tipo de construção, forma, tamanho e estilo. São tantas etapas para escolher que a tarefa não é nada fácil mesmo, mas com algumas considerações e dicas esse processo pode se tornar mais simples. Por isso, o post reúne tudo o que você precisa saber antes de projetar a área de lazer.
Materiais
Concreto/ azulejo
Vantagens
- Versátil: por ser construída em alvenaria, permite ser adequada a diferentes tamanhos e formas.
- Variedade de acabamento: o revestimento para piscina de concreto é super variado, e além do clássico azulejo, ainda dá para recorrer as pastilhas e até pedras.
- Durabilidade: se bem projetada e construída, tem longa duração e com o tempo algumas manutenções podem aparecer, mas em menor escala.
Desvantagens
- Preço: em relação a outros modelos este pode ser um dos mais caros pelo custo dos materiais e mão-de-obra.
- Tempo de construção: se você tem pressa para a área de lazer, esse não é o modelo mais indicado, já que demora em média 2 meses para ficar pronta.
Outras características
- Manutenção: se a piscina for construída por um bom profissional, em um terreno estável e com boa impermeabilização é difícil ter problemas, mas a cada 10 anos é ideal fazer uma vistoria para evitar fissuras e rachaduras.
- Limpeza: o ponto mais difícil para limpar são os rejuntes que unem o revestimento e isso deve ser feito com frequência para evitar o acúmulo de sujeitas.
Vinil
Vantagens
- Construção: o tempo para construir é rápido e gira em torno de 1 mês.
- Limpeza: a piscina é feita com uma capa que encobre a estrutura e por isso dispensa o revestimento com rejunte, deixando o ato de limpar bem mais simples.
- Dispensa impermeabilização: o próprio vinil já é um material impermeabilizado, e isso dispensa o uso de produtos e acabamentos para combater a infiltração.
- Custo: o preço do investimento inicial é bem mais baixo em relação a versão de alvenaria.
- Customização: o vinil pode ser personalizado com logo e estampas no modelo desejado, de modo a deixar a área de lazer única.
Desvantagens
- Fragilidade: o forro não é tão resistência e com atritos ou ressecamento pode rasgar.
- Desgaste: o excesso de cloro pode agir no acabamento do vinil e desbotar o desenho.
Outras características
- Construção similar ao modelo de alvenaria: o método para construir é bem parecido com os modelos de alvenaria, já que é preciso primeiro escavar a área.
Fibra
Vantagens
- Construção: após a escavação, o processo é bem rápido e o tempo total para instalação é de apenas 3 semanas.
- Limpeza: com superfície lisa, o material não acumula sujeira e a limpeza é bem simples.
- Durabilidade: o material é bem resistente e, em geral, dura décadas sem enfrentar nenhum problema.
Desvantagens
- Custo inicial: o preço inicial pode ser uma das desvantagens por conta de adquirir a estrutura.
- Pré-moldada: os modelos já são oferecidos em modelos pré-moldados e isso não permite criar um formato ou revestimento diferenciado.
Outras características
- Manutenção: é indicado fazer a manutenção mais eficaz a cada 10 anos para evitar o aparecimento de bolhas.
- Impermeabilização: dispensa o uso de impermeabilizantes.
Vidro
Vantagens
- Estética: é indiscutível que a parede de vidro valoriza e muito a área de lazer e essa é uma das principais características desse tipo de revestimento.
- Iluminação: investir em luzes de led que iluminam a água é ideal, já que a visibilidade do material valoriza mais o espaço.
Desvantagens
- Instalação: para construir este tipo de piscina é preciso cautela e além de mão-de-obra especializa é imprescindível o uso de materiais resistentes para dar sustentação ao vidro.
- Custo: o custo elevado é uma das maiores desvantagens deste tipo de revestimento. No modelo com apenas uma parede o preço é menor, mas se a intenção é fazer toda a estrutura em vidro, pode preparar o bolso.
Outras características
- Tipo de vidro: para garantir segurança, o modelo mais indicado é o vidro laminado múltiplo, que possui várias camadas e é mais resistente.
- Geralmente feito em apenas uma parede: pode até existir projetos de toda a estrutura em vidro, mas o comum é usar o material apenas em uma parede para dar mais sofisticação ao projeto.
Plástico
Essa é uma solução mais prática e econômica, já que esses modelos podem ser montados e desmontados, além de ser fácil de adquirir em qualquer loja. No entanto, não é a melhor indicação para quem pretende ter uma área de lazer definitiva.
Formatos
Quadrada/ retangular
A versão quadrada costuma ser menor por ocupar uma área grande, mas o resultado é bem bacana e é um modelo ótimo para qualquer tipo de acabamento.
Na versão retangular, a casa com piscina valoriza a área externa com gramado e espaço para churrasco.
Mais fotos
Redonda e formas orgânicas
O formato redondo é menos usado pela dificuldade com diferentes acabamentos, tipo pastilha. No entanto o resultado é lindo, e até parece uma grande hidromassagem ao ar livre.
Neste projeto, as formas arredondas aparecem em uma versão bem mais moderna que valoriza o espaço e completa o deck.
Mais fotos
Piscinas de canto
No terreno pequeno, a área de lazer precisava de um modelo de piscina que valorize o espaço sem ocupar muito do ambiente, e aposta foi pela versão de canto com linhas modernas.
Este projeto tem uma piscina bem pequena, mas que é ideal para os moradores da casa aproveitarem os dias quentes.
Mais fotos
Estilos
Pequenas e simples
Se o terreno é pequeno ou a ideia é não gastar muito, dá para se inspirar nessa versão de fibra e quadrada que ocupa pouco espaço, mas não dispensa a área de lazer.
As formas mais simples, como o modelo oval costumam sair mais em conta e é uma ótima opção para quem não quer ter muito gasto.
Mais fotos
Com cascata
Além da piscina, inserir uma cascata ao projeto ainda valoriza o visual e cria uma área deliciosa para relaxar com um jato de água mais forte.
Em lojas especializadas, é possível encontrar todo o mecanismo para criar o jato, e depois você ainda pode usar o revestimento externo para incorporar a cascata ao design da piscina.
Mais fotos
Com borda infinita
Entre as tendências para a área de lazer, a borda infinita é que mais tem aparecido nos projetos, e o destaque para esse tipo de modelo é por conta da água que cria um horizonte com a paisagem.
A construção deste tipo de borda exige mão de obra especializada, já que é preciso construir uma área que capte a vazão da água excedente para retornar a piscina e assim evitar o desperdiço.
Mais fotos
Piscina interna
Instalada dentro de um espaço fechado, este estilo é ideal para piscinas aquecidas, já que ajudam a manter a água quente em regiões mais frias.
Para valorizar este tipo de projeto, é ideal ter paredes e/ ou teto de vidro para integrar a piscina a natureza.
Mais fotos
Agora que você já viu tudo sobre os modelos de piscinas, é só decidir qual a melhor opção para o seu projeto e dar início a área de lazer.