Orquídea【CATASETUM】– Espécies, Dicas e Como Cultivar!
A catasetum é um gênero de orquídea com flores únicas e de apelo estético, e como qualquer outra variação, esse gênero merece atenção e cuidados específicos.
Para conhecer mais sobre orquídea catasetum e como cultivar a espécie, é só seguir a leitura para ficar por dentro dessa variação de orquídea com flores ornamentais.
Características e curiosidades
O gênero catasetum foi catalogado em 1822 e o nome é proveniente de uma palavra híbrida do grego e latim, significando “para baixo” (kata) e “seda” (seta).
O nome é uma referência aos dois apêndices existentes na planta e que se caracterizam por serem prolongados ao longo de uma coluna principal, lembrando antenas voltadas para baixo.
A orquídea catasetum é conhecida também como caçulinha, monacanthus e catachaetum, e é uma variação com mais de 170 espécies, sendo que cerca de 100 espécies desse gênero podem ser encontradas na região amazônica do Brasil.
O gênero é composto por uma maioria de espécies epífitas, e outras variações, em menor quantidade, terrestres e rupícolas.
A floração desse tipo de orquídea costuma acontecer no início da primavera, e as flores podem ser masculinas, femininas e, mais raramente, hermafroditas.
Em geral, as flores masculinas são as de mais destaque, enquanto as florações femininas costumam ser menores e em tonalidade de verde.
1. Gênero de orquídea com floração
2. Flores de orquídeas em tonalidade de verde
Principais espécies de Catasetum
Catasetum fimbriatum
A espécie é uma orquídea brasileira e uma das variações mais comuns.
Esse tipo de orquídea é caracterizada por ter folhas grandes e finas, e floração perfumada que aparece através de hastes, podendo dar de 7 a 20 flores.
O florescimento da espécie é anual e as flores aparecem em tonalidades de verde-amarelado, podendo apresentar pequenas manchinhas em nuance de vermelho escuro.
3. Orquídea com flores em tonalidade de verde-amarelado
4. Orquídea com manchinhas avermelhadas nas pétalas
5. Orquídea com pétalas pintadinhas em tonalidade mais intensa
Catasetum macrocarpum
A espécie é uma planta epífita e nativa da América do Sul, mas um pouco mais difícil de ser encontrada.
As flores dessa espécie exalam aroma intenso e agradável, e a floração costuma aparecer no final do verão com flores que se abrem aos poucos e que não ficam totalmente abertas.
As flores da espécie costumam durar cerca de 7 dias e são caracterizadas por serem bem grossas.
6. Espécie de orquídea com flores de pétalas grossas
7. Orquídea com flores que não abrem totalmente
8. Flores diferenciadas de orquídea
Catasetum barbatum
A espécie barbatum é em grande maioria epífita, e em alguns casos terrestres.
A espécie é nativa da América do Sul e costuma ser mais encontrada no Brasil e na Venezuela.
A floração da barbatum costuma acontecer com 12 flores, geralmente, masculinas. As flores femininas até podem aparecer nessa espécie, mas são menores que as masculinas.
9. Flores diferenciadas da espécie barbatum
10. Orquídea com flores pequenas e diferenciadas
11. Espécie de orquídea com floração diferenciada
Catasetum cernuum
A espécie cernuum é uma planta epífita e considerada uma orquídea pequena, atingindo até 10 cm.
Essa variação é mais adaptada ao clima quente e tem preferência por locais com sombra moderada e noites mais frias durante o inverno.
A orquídea tem de 6 a 8 folhas, e no inverno é comum que a planta perca todas as folhas.
A floração da espécie costuma ocorrer durante o outono, gerando de 10 a 15 flores pequenas.
12. Orquídea com flores pequenas
13. Espécie de orquídea de pequeno porte
14. Espécie de orquídea com tamanho e flores pequenas
Catasetum pileatum
A espécie epífita é comum da América do Sul, e como outras variações da catasetum, essa espécie também tem flores de ambos os gêneros.
Em geral, as flores masculinas nessa espécie são maiores e aparecem em maior quantidade, tendo como características serem mais carnudas e durarem por mais tempo.
15. Espécie com flores masculinas maiores
16. Orquídea com floração em tonalidade de amarelo suave
17. Orquídea com flores mais carnudas
Catasetum denticulatum
A espécie epífita costuma ser encontrada no Brasil e é mais comum no Estado de Rondônia e na região amazônica.
A floração da planta acontece entre a primavera e o verão, e gera até 15 flores, que costumam ser brancas e rosas e com pintinhas em tonalidades de marrom ou vinho.
18. Orquídea com flores pintadinhas em tonalidade de vinho
19. Flores de orquídeas com pintinhas nas pétalas
20. Espécie de orquídea com flores pintadinhas
Catasetum osculatum
A planta epífita aparece principalmente no Estado de Mato Grosso.
A floração pode acontecer até 3 vezes no ano, sendo mais comum durante o verão. Cada floração da espécie costuma ter 15 flores com 5 cm de diâmetro cada, e a coloração é predominantemente verde, podendo ter detalhes em vinho.
21. Orquídea com floração em tonalidade de verde
22. Orquídeas verdes com detalhes em vinho
23. Floração de orquídea verde
Como cuidar e cultivar?
Clima
As orquídeas do gênero catasetum se adaptam melhor a locais com temperatura estável e umidade razoável.
Solo
Para o cultivo de orquídeas do gênero catasetum, é ideal que o solo seja fértil, enriquecido com matéria orgânica e com boa drenagem.
O gênero pode ser cultivado em substrato para orquídea, como musgo e cascas de pinus.
Local
Em geral, as orquídeas do gênero têm preferência por locais mais sombreados, e algumas espécies podem até se adaptar à exposição ao sol, desde que o processo seja feito de forma gradual e recebendo, em média, 2 horas de sol na parte da manhã ou da tarde.
Rega
As regas das orquídea catasetum devem ser moderadas e, em média, 2 vezes na semana durante as estações mais quentes do ano.
Para acertar na rega, é necessário verificar se o solo está seco antes de inserir mais água.
O período em que a espécie começa a desenvolver haste floral deve ser marcado por uma redução das regas, tomando cuidado para não encharcar a planta.
Adubação
A adubação é necessária para o desenvolvimento da planta, e durante o período de crescimento, o uso de NPK 30-10-10 é a melhor escolha.
Após a formação dos pseudobulbos, a recomendação é utilizar um NPK 10-30-20, estimulando a floração.
Como plantar orquídea Catasetum?
Para o plantio da orquídea catasetum, a recomendação é que esse processo seja feito quando as orquídeas começarem a brotar e gerarem novas raízes.
A escolha do vaso para orquídea pode ser plástico, para situações em que a planta ficará em locais mais secos, ou de barro para locais com maior umidade. O vaso deve ter boa drenagem e deve ser preenchido com substrato para orquídea.
O gênero catasetum costuma brotar para os 2 lados, por isso, é necessário centralizar a planta no vaso durante o plantio.
Sendo assim, abra uma cavidade central no substrato para acomodar a orquídea e em seguida complete o vaso com substrato.
24. Orquídea cultivada no centro do vaso
25. Cultivo de orquídea em vaso plástico
Agora que você já viu tudo sobre esse gênero de orquídea, já pode cultivar a espécie de acordo com as necessidades da planta para garantir lindas florações!