Tutorial de【COMO PLANTAR UVA】ᐅ Em passo a passo fácil!

As uvas são frutas com várias propriedades benéficas à saúde, protegendo sistema circulatório e coração, com propriedades antioxidandes, ações anti-inflamatórias, entre outros benefícios. E uma boa maneira de esse fruto in natura e fresquinho é aprendendo como plantar uva, assim é possível fazer o cultivo e garantir frutos suculentos e benéficos para a saúde.

E se ao pensar no processo de como plantar uva, você logo pensa em uma grande plantação, saiba que é possível ter o cultivo até mesmo em vasos e pequenos espaços, como um pergolado no jardim. Então, é hora de aprender sobre o cultivo dessa fruta e garantir frutos suculentos e fresquinhos!

como plantar uvas

Como plantar uva? – Passo a passo

Como plantar pé de uva

Para quem pretende plantar uva diretamente no solo, é necessário iniciar o plantio fazendo uma cova com dimensões de 60 x 60 x 60 cm.

Ao abrir a cova, reserve 1/3 da terra retirada e misture com composto orgânico para garantir nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.

Aplique na cova uma quantidade de 100 a 200 g de calcário, para preparo do solo e espere de 15 a 20 dias para o plantio da muda.

passo a passo para plantar uva na terra

A cova deve ser preparada de 15 a 20 dias antes do plantio da muda

Como plantar uva em vaso

Para cultivar uva em vaso e usar um pequeno espaço em casa, o ideal é que o vaso escolhida tenha ao menos 50 l de capacidade e profundidade mínima de 40 cm, fornecendo a quantidade de terra suficiente para o desenvolvimento da planta.

Para preparar o vaso, forre o fundo com argila expandida ou pedras, de forma a garantir a boa drenagem de água e evitar que o solo fique encharcado.

A composição da terra para o vaso deve ser uma mistura com 1/3 de composto orgânico, 1/3 de terra vegetal e 1/3 de areia. E com o passar do tempo e a terra assentando, o vaso deve ser preenchido com mais mistura de terra e areia.

como plantar uva no vaso

Plantio e Cuidados

Independente do plantio no solo ou em vaso, é ideal fazer irrigação das mudas antes do plantio. Para isso, coloque a muda em um balde com água por 5 minutos ou faça uma irrigação abundante com uso de um regador.

Em seguida, posicione a muda no centro da cova ou do vaso já preparo e complete o plantio com a terra.

Após o plantio, as regas devem ser frequentes, evitando que o solo fique muito seco e prejudique o desenvolvimento da uva.

Depois de 20 a 40 dias do plantio, faça uma primeira poda removendo o excesso de ramos e folhas laterais, mantendo os ramos mais fortes para o pleno desenvolvimento da espécie.

No caso de plantar mais de uma muda, certifique-se de há espaçamento adequado de acordo com a variedade de uva escolhida.

dicas para plantar uva

A muda deve ser bem irrigada antes do plantio

Dicas e cuidados no cultivo da uva

Clima e Local

As uvas são características do clima mediterrâneo, mas adaptam-se bem a diferentes condições climáticas, e temperaturas entre 15 e 30°C.

O local ideal para o cultivo de uvas é regiões que não tenham muito vento e com luz natural por ao menos 8 horas por dia, principalmente do início da florada até a maturação dos frutos, caso contrário, a falta de luz natural pode prejudicar a produção e qualidade das uvas.

local ideal para plantar uva

As uvas devem ser cultivadas em local com sol

Solo

Para o cultivo, o solo ideal deve ter como características fertilidade e boa drenagem de água, sendo o solo ideal o areno-argiloso.

O solo escolhido também deve ter pH entre 5 e 6, e declividade não deve ser maior que 20%, características que garantem um fruto melhor e maior produção.

melhor local para plantar uva

Colheita  

A colheita dos primeiros cachos de uva começa depois de 85 a 200 dias após o plantio da muda, mas isso pode variar de acordo com a luminosidade natural e temperatura média do local escolhido para o cultivo.

Para garantir uma colheita farta, o mix entre solo, clima e irrigação são pontos primordiais para aumentar a qualidade e produtividade de frutos.

dicas para colheita de uvas

Plantio e Cultivo

A melhor época para o processo de como plantar uva tem dois períodos mais adequados. A época entre julho e agosto é ideal para as mudas feitas a partir de enxerto; enquanto o período de outubro a dezembro é a melhor época para o plantio de mudas a partir de torrão.

Em plantios em que é possível manter a irrigação frequente na fase inicial da muda, o torrão pode ser plantado em outras épocas do ano, caso não seja possível manter a irrigação frequente, o ideal é esperar o período de chuvas, que vai de outubro a dezembro.

dicas para cuidar e cultivar uvas

O período ideal para o plantio varia de se é plantio feito a partir de enxerto ou muda com torrão

A uva se caracteriza como uma planta trepadeira, e pode ser cultivada de 3 diferentes maneiras – espaldeira, latada/  pérgola, e trellis (Y).

  • Espaldeira: sistema de cultivo mais indicado para variedades de uvas utilizadas na produção de vinho e sucos. Nesse tipo de cultivo, as plantas são mantidas na vertical através de 2 ou 3 fios de arame presos a postinhos de madeira, como uma cerca.
espaldeira de uva

O sistema espaldeira é ideal para variedades de uvas para vinho ou suco

  • Latada ou pérgola: sistema indicado para o cultivo de variedades de uva de mesa. Nesse caso, a trepadeira é conduzida para a posição horizontal, ficando suspensa através de arames ou pergolados.
sistema latada de uva em pergolado

O sistema latada é ideal para variedades de uvas de mesa

  • Trellis (Y): nesse cultivo, a estrutura tem formato de Y, o que facilita a distribuição de galhos e folhas, aumentando a produtividade de frutas e facilitando a colheita.

plantio de uva em trellis

Rega

A irrigação é de extrema importância para ter boa produtividade e bons frutos, e no primeiro ano é ideal que as regas sejam feitas duas vezes por semana, evitando que o solo fique seco, mas com cuidado para não encharcar a terra.

Durante as estações mais frias, como outono e inverno, a espécie necessita de menos água e as regas podem ser mais espaçadas, verificando a necessidade de água ao tocar no solo.

como cuidar e irrigar uvas

Poda

A manutenção das videiras é um passo importante no cultivo de uvas, e uma dica importante é fazer as podas para manter o equilíbrio e boa produção de frutos. O ideal é que as podas sejam anuais e durante o período de repouso, que acontece no inverno.

podas de parreira

cuidados com plantio de uva

A poda deve ser anual e durante o inverno

Melhores tipos

Para ter sucesso no processo de como plantar uva, as variedades como Niágara e Isabel são são mais fáceis de plantar por meio de estacas, além de serem menos suscetíveis a pragas e doenças, e com a vantagem de serem mais adequadas para o cultivo em pequenos espaços.

dicas de plantio de uva

 

Agora que você já sabe como cultivar essa fruta deliciosa, é hora de preparar o plantio e depois se deliciar com os frutos e suas propriedades.

Você pode gostar...