MEI pode ter sócio?【2025】– Dúvidas e TUDO Sobre!
A modalidade de microempreendedor individual (MEI) foi lançada em 2009 para regulamentar o exercício de profissionais autônomos, e muitas dúvidas ainda existem sobre essa categoria, inclusive se MEI pode ter sócio.
Para você que deseja empreender na categoria de microempreendedor individual, e quer descobrir se MEI pode ter sócio, respondemos a essa pergunta e a outras dúvidas sobre o assunto.
MEI pode ter sócio?
A categoria MEI é uma opção para empresário individual, e como o próprio nome já sugere, essa é uma atividade econômica de nome próprio e que não há contrato social e que não permite a possibilidade de ter sócio.
O microempreendedor individual não pode ter sociedade, mas a categoria permite a contratação de um funcionário

Via: Just Entrepreneurs
Qual a solução para um MEI que quer ter um sócio?
Para o empreendedor que deseja atuar em sociedade, a boa notícia é que não precisa ser uma média ou grande empresa para ter sócios, e apesar da categoria MEI não permitir sociedade, é possível mudar o enquadramento tributário da empresa para outras opções como simples nacional, lucro presumido ou lucro real.

Via: Fortune
Os outros enquadramentos que funcionam para empresas pequenas dão a possibilidade de empreender em sociedade, inclusive estudando possíveis atuações de cada sócio de acordo com os propósitos da empresa.

Via: Entrepreneur
Vantagens e desvantagens de ter um sócio
A empresa em sociedade pode ter prós e contras, e para entender como pode funcionar uma empresa com sócios, reunimos os pontos positivos e negativos.
Vantagens
- Possibilidade de divisão de tarefas, despesas e investimentos;
- visões diferentes para melhoria no processo de tomada de decisões;
- possibilidade de maior suporte e estabilidade para o crescimento e desenvolvimento da empresa;
- menor risco financeiro.

Via: The Communitys COO
Desvantagens
- possibilidade de discordância de ideias;
- dificuldade de separação de relação pessoal e empresarial;
- divisão de lucros;
- dificuldade de dissolução da sociedade.

Via: Clever Girl Finance
Dicas para abrir uma empresa em sociedade
Para quem deseja empreender com sociedade, trouxemos os passos para começar a empresa com sócios.
- Escolha o(s) sócio(s): a primeira etapa é buscar por sócios ideais, dando preferência a profissionais que já tenham alguma experiência ou compartilhem objetivos similares para o negócio, tendo ideias alinhadas para o desenvolvimento da empresa.
- Estabeleça os investimentos: com os sócios já definidos, é necessário definir valores que cada sócio investirá no negócio, firmando também como ficará a empresa em caso de ruptura de sociedade, e como será a remuneração do sócio nessas situações.
- Divida funções e responsabilidades: a etapa inclui acordos verbais em relação a funções e responsabilidades de cada sócio, e todas as decisões acordadas devem ser registradas em Contrato Social, garantindo maior segurança dos envolvidos e cumprimento das funções.
- Plano de negócios: o desenvolvimento do plano de negócios é uma ferramenta que ajuda a definir objetivos da empresa e passos que devem ser tomados para alcançar as metas, ajudando a definir estratégias que os sócios devem seguir.

Via: connects
- Contrate contador: a contratação de um contador ajuda no desenvolvimento do negócio, e o profissional pode apontar melhores caminhos para o empreendimento, como melhor regime tributário, regularização e suporte para dúvidas.
- Defina o tipo de empresa: a etapa inclui definir o tipo de empresa e sociedade formada, incluindo possibilidades de sociedade empresária limitada, sociedade simples limitada, sociedade anônima ou sociedade cooperativa. A definição do tipo de sociedade pode ser orientada por um contador de acordo com o que funciona melhor para o empreendimento.
- Desenvolva um contrato social: a elaboração do documento de contrato social é essencial e indica responsabilidades, direitos e demais características dos sócios diante da empresa. O contrato social é um documento que deve ser registrado na junta comercial ou cartório.
- Legalização: a última etapa para abrir uma empresa em sociedade é a legalização do negócio, fazendo as inscrições municipais e estaduais para regularização da empresa.
Agora que você já viu que a categoria não permite sociedade, já pode considerar uma outra modalidade caso deseje empreender com sociedade.