Otoplastia Recuperação – Tudo Sobre o Pós-Operatório!
Ao considerar uma cirurgia de reparação de orelhas proeminentes, é bastante comum a busca por otoplastia recuperação, afinal saber dos detalhes dessa cirurgia e do pós-cirúrgico faz parte de compreender o processo e se preparar para o procedimento.
E se você vem buscando informações sobre o pós-operatório da otoplastia, no post respondemos a essas perguntas que são frequentes para quem deseja passar pelo procedimento, e ainda reunimos informações e dicas que podem ajudar a responder suas dúvidas sobre otoplastia recuperação.
Sobre otoplastia recuperação e otoplastia pós-operatório
Como é a recuperação da cirurgia?
Em geral, a recuperação otoplastia é mais simples que outros procedimentos cirúrgicos de face.
O pós-operatório da otoplastia costuma incomodar pouco, e as dores podem ser combatidas com o uso de analgésicos indicados pelo médico.
A recuperação simples deve levar em conta cuidados especiais, que ajudam na recuperação e no resultado do procedimento.
Quanto tempo leva em média?
O tempo da cirurgia plástica nas orelhas proeminentes é rápido, e o procedimento pode levar de 1 a 2 horas, tendo permanência na clínica ou hospital também curta, e não excedendo 24 horas do pós cirúrgico.
Depois da alta é recomendado repouso absoluto pelos próximos 2 ou 3 dias e a recuperação imediata do procedimento leva de 10 a 15 dias, tendo os pontos removidos em média a partir do décimo dia.
Mesmo após a remoção dos pontos, ainda é aconselhado o uso da faixa de otoplastia, que ajuda na recuperação e resultado do procedimento.
O resultado definitivo da cirurgia de correção das orelhas é após 3 meses do pós-cirúrgico.
Quais os cuidados pós-operatórios necessários?
Para ter um resultado satisfatório na recuperação otoplastia, alguns cuidados devem ser tomados no pós-operatório, priorizando os cuidados durante a fase de recuperação.
Entre os cuidados que devem fazer parte da rotina estão:
- uso do curativo pelo tempo estimulado pelo médico, em média de 1 a 2 dias;
- uso da faixa de otoplastia, seguindo orientações e tempo indicado pelo médico;
- Evitar exercícios e atividades físicas pelo período de 2 semanas após a cirurgia;
- não tomar sol na área operada pelos 30 dias seguintes a cirurgia;
- não praticar esportes de contato, como artes marciais, pelo período de 2 meses;
- não expor, diretamente, as orelhas operadas à luz solar ou iluminação fluorescentes enquanto houver manchas de sangue;
- não entrar em água de piscina ou mar durante os 30 dias consecutivos da cirurgia, evitando a possibilidade de contaminação.
Além dos cuidados citados acima, confirme com o seu médico quais os cuidados que devem ser tomados no seu pós-cirúrgico e não deixe de voltar aos retornos para avaliação da sua recuperação.
Quais hábitos auxiliam no processo de recuperação?
Para chegar ao resultado esperado para a cirurgia de otoplastia, alguns hábitos podem ser incluídos na rotina e auxiliarem no processo de recuperação.
Entre os hábitos que podem fazer parte do pós-cirúrgico otoplastia estão:
- evitar o uso de brincos e piercing na orelha por pelo menos um mês após a cirurgia;
- evitar o uso de óculos durante um mês do pós-cirúrgico;
- beber bastante água, auxiliando na redução de inchaços e na melhoria da cicatrização;
- ter uma alimentação saudável, contribuindo com a cicatrização;
- não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, que podem prejudicar a cicatrização.
Quais os riscos da falta de cuidados do paciente?
Os riscos da otoplastia recuperação podem variar de acordo com o comprometimento do paciente em relação aos cuidados no pós-cirúrgico.
Em geral, os riscos que podem estar envolvidos são piora da cicatrização e até mesmo prejuízo no resultado esperado para o procedimento.
Além dos cuidados que devem ser tomados pelo paciente para evitar riscos no pós-operatório, há também os riscos ligados a fatores hormonais e hereditários, que podem interferir no resultado de antes e depois otoplastia.
Esperamos ter respondido as dúvidas sobre o pós-cirúrgico de orelhas proeminentes, e caso você ainda tenha alguma dúvida, vale a pena conversar com o seu médico para esclarecer tudo antes do procedimento, e garantir uma recuperação tranquila e com resultados melhores!