Madeira Jacarandá – 30 Ideias Lindas, Preços e Cuidados!
A madeira jacarandá é uma opção bastante conhecida pela sua beleza única e também por ser um material raro e luxuoso.
Para entender tudo sobre esse tipo de madeira e ficar por dentro do assunto, é só seguir a leitura e descobrir o universo de possibilidades e usos para a madeira jacarandá.
Dúvidas frequentes – FAQ
Características da madeira jacarandá
A madeira jacarandá é oriunda de um grupo de árvores encontradas no Brasil e pertencente ao gênero Dalbergia,.
A espécie mais conhecida é a opção jacarandá-da-Bahia (Dalbergia nigra), uma árvore que pode atingir até 12 m de altura, e tem ocorrência na mata Atlântica do sul da Bahia, por isso do nome, ao Estado de São Paulo.
Atualmente, a madeira jacarandá é considerada uma das mais valiosas do país e foi muito explorada no período do Brasil colonial, o que colocou em risco de extinção a espécie e fez com que essa se tornasse uma madeira protegida por lei ambientais.
A beleza dessa madeira se dá por conta da coloração que pode variar do marrom escuro ao marrom rosado, apresentando padrões contrastantes como se fossem teias.
O jacarandá é um tipo de madeira com superfície brilhante lustrosa e é caracterizado por não possuir odor.
A densidade moderada, e que varia de 0,60 a 0,91 g/cm³, é uma das características do material, que é associado a projetos de marcenaria de alta qualidade e requinte, sendo muito utilizado em instrumentos musicais, móveis e itens decorativos.
O nome jacarandá é bastante popular no paisagismo, e é provável que você já tenha ouvido falar do jacarandá-mimoso, uma espécie pertencente à família Bignoniaceae, e que é uma árvore bastante bonita e utilizada em arborizações, mas lembre-se de que essa não é a mesma opção em que é extraída a madeira nobre.
Vantagens e desvantagens
A madeira jacarandá é bastante conhecida entre as espécies nobres, e para conhecê-la profundamente, reunimos os principais pontos positivos e negativos do material.
Vantagens
- Resistência: a madeira nobre é considerada um material de densidade moderada e bastante resistente a organismos xilófagos (cupins, entre outros), o que torna a opção de alta durabilidade.
- Trabalhabilidade: o material pode ser trabalhado com facilidade e tem acabamento impecável, permitindo criar peças torneadas e detalhadas.
- Apelo estético: a beleza distinta do jacarandá oferece um charme único através de uma madeira de alto brilho e que se destaca em diferentes projetos.
Desvantagens:
- Custo: a raridade dessa madeira faz com que o jacarandá tenha um custo bastante elevado, tornando-se uma opção pouquíssimo acessível.
- Risco de extinção: a exploração desenfreada da madeira durante o período colonial fez com que o material nobre se tornasse uma espécie em risco de extinção.
Como cuidar e preservar madeira jacarandá?
Os cuidados com o jacarandá envolvem um tratamento específico como o uso de produtos próprios que podem aumentar a longevidade dessa madeira, dando maior resistência a fungos e infestações de micro-organismos.
Em geral, alguns produtos que podem ser utilizados na madeira jacarandá incluem acabamento com verniz, seladores e cera de abelha, aumentando a resistência e durabilidade do material, além de evidenciarem o brilho natural da madeira.
Para os cuidados do dia a dia, a recomendação é utilizar um pano seco e macio para remover as sujeiras e poeiras superficiais, limpando a madeira sem agredi-la.
No caso de sujeiras mais difíceis de serem removidas, o uso de um pano levemente umedecido em água pode ser o suficiente.
Jamais use materiais abrasivos sobre essa madeira evitando riscos e degradação do material.
Os cuidados ainda envolvem o fato de não deixar a madeira umedecida para que não haja proliferação de fungos ou micro-organismos, que possam afetar o material.
Quanto custa em média? #preço
O jacarandá é uma das madeiras brasileiras mais valorizadas, e o fato de ser uma espécie ameaçada de extinção faz com que o controle de órgãos ambientais seja ainda mais rigoroso, o que diminui a oferta do material no mercado.
De acordo com matéria divulgada pelo site do Senado Federal, em 2011, a madeira jacarandá era avaliada no mercado internacional por U$ 5 mil m³.
Assim, é fácil de entender que essa é uma madeira bastante nobre e com custo elevadíssimo.
Fotos e ideias de madeira jacarandá na decoração
Móveis de madeira jacarandá
Os móveis em madeira jacarandá são bastante apreciados por sua beleza atemporal e durabilidade e o uso em decorações pode transformar qualquer ambiente com a peça em madeira nobre.
A raridade dessa madeira faz com que os móveis mais frequentes sejam da metade do século, e é bastante comum peças herdadas de família, trazendo variações de móveis vintage e que podem passar de geração para geração.
1. Cadeira vintage em madeira nobre e palhinha
2. Quarto com composição de cama e mesa de cabeceira em madeira nobre
3. Cadeiras em estilo medalhão e em madeira nobre
4. Sala decorada com cadeiras vintage e em madeira
5. Sala de estar com mesa de centro em jacarandá e vidro
6. Sala decorada com banquetas com pés em madeira nobre
7. Decoração com bicama em madeira de tom escuro
8. Ambiente decorado com escrivaninha de jacarandá
9. Decoração de sala com banco ripado em madeira nobre
10. Guarda-roupas vintage e em madeira maciça
11. Quarto de casal com cabeceira feita utilizando biombo de madeira nobre
12. Decoração com cadeira em madeira nobre e design único
13. Sala de jantar com mesa em tampo de jacarandá
14. Mesa grande e redonda em madeira nobre e resistente
15. Sala de jantar decorada com mesa e cadeiras em jacarandá
16. Móvel vintage em madeira e com detalhes entalhados
17. Sala decorada com banco ripado em madeira nobre
18. Sala de jantar com buffet em jacarandá
19. Móvel vintage e em madeira rara
20. Sala com mesinha lateral em madeira rara
21. Decoração de sala de jantar moderna com mesa vintage em jacarandá
22. Decoração de sala com mesa de centro em jacarandá e tampo de vidro
23. Decoração com destaque para o móvel vintage em madeira nobre
24. Ambiente composto por mesas e cadeiras em jacarandá
25. Banqueta vintage e com detalhes entalhados em madeira
Objetos decorativos em madeira jacarandá
Além de móveis, a madeira nobre também é uma escolha para diversos objetos decorativos, incluindo molduras de espelho a pequenos itens decorativos e que podem adicionar sofisticação a qualquer ambiente.
A raridade dessas peças faz com que se destaquem na decoração, e visitas a antiquários podem ser uma alternativa para encontrar itens em jacarandá e que podem ser incorporados à decoração.
26. Decoração com revisteiro em madeira nobre
27. Banheiro com espelho moderno e com moldura de madeira
28. Espelho de banheiro com moldura em jacarandá
29. Caixa de música em madeira nobre com detalhes entalhados
30. Objeto decorativo em madeira jacarandá
Impossível negar a beleza dessa madeira nobre, não é?! Apesar de ser uma madeira nobre e de ótima qualidade, nem sempre é possível escolhê-la como uma opção de uso, já que a raridade faz com que esse seja um material de elevado custo.