Chapa para fogão – Principais tipos, modelos e onde comprar!

Como escolher a melhor chapa para fogão? Para que serve e quais são os tipos mais populares? Quem pretende comprar esse acessório, é essencial entender melhor sua funcionalidade.

Há vários modelos de chapa para fogão disponíveis no mercado, variando conforme material, tamanho, design, preço, entre outros pontos. Então, vale acompanhar este guia completo para entender melhor e fazer uma ótima escolha. Confira e surpreenda-se.

chapa para fogão simples

A arte de cozinhar é uma terapia para várias pessoas. Entretanto, é essencial contar com os melhores aparatos para isso, começando pelo fogão.

Entre tantos modelos disponíveis, há quem escolha uma versão que precisa de uma chapa para funcionar. Esse aparato é indicado para fogões a gás, a lenha e industriais.

A chapa ajuda no cozimento de vários alimentos, no preparo de carnes de lanches, enfim. É uma opção prática e primordial para o trabalho em restaurantes e lanchonetes. Sendo assim, muitas pessoas preferem comprar um fogão com suporte para chapa, tudo para facilitar o trabalho.

chapa para fogão

Para que serve a chapa para fogão?

Mas, afinal, para que serve a chapa para fogão?

De acordo com especialistas, a função mais básica é servir de suporte para panelas durante o cozimento dos alimentos.

A versão tradicional é formada por queimadores que superaquecem e ajudam a preparar os alimentos mais rapidamente. Esse modelo é confeccionado em ferro e comum em fogões a lenha ou fogões industriais.

A chapa é desenhada com um número determinado de queimadores de acordo com a usabilidade. Em versão industrial, pode ter até cinco, todos com capacidade para panelas pesadas e com alta capacidade de aquecimento.

VEJA  Cooler de Cerveja – 70 Modelos Criativos + Dicas de Onde Comprar!

chapa para fogão a gás

Por outro lado, há modelos de chapas confeccionados em aço inox e utilizados em fogões a gás. São aquelas famosas chapas para o preparo de carnes, comuns em lanchonetes. Em alguns casos, o aparato também pode ser de alumínio.

Em todo caso, a função da chapa para fogão é a mesma, facilitando o cozimento mais rápido de qualquer alimento, por isso é indicada para estabelecimentos comerciais. Além disso, é uma opção para quem prepara marmitas, cozinha para muitas pessoas ou simplesmente para quem busca um modelo prático e eficiente.

chapa para fogão modelos

Modelos e tipos de chapa para fogão

Conforme salientamos, existem três tipos de chapa para fogão que variam de acordo com o uso e funcionalidade. Saiba mais e veja algumas fotos.

Chapa para fogão a gás

A chapa para fogão a gás é bem conhecida. Trata-se do modelo utilizado em lanchonetes para o preparo de carnes, legumes, entre outras opções.

Nesse caso, a chapa é acoplada a uma determinada quantidade de queimadores. O número varia conforme o tamanho da estrutura, por isso ela pode ser grande ou compacta, depende da necessidade de cada usuário. Além disso, pode ser totalmente lisa ou com relevo (sulcos), uma variação que ajuda a conter a gordura dos alimentos.

Esse tipo de chapa é de uso doméstico ou comercial, uma boa alternativa para quem gosta de preparar lanches. Entretanto, demanda cuidados na limpeza e na manutenção para evitar problemas como ferrugem, por exemplo.

chapa de fogão a gás

Chapa para fogão a gás grande

Chapa para fogão a gás

ideia de Chapa para fogão a gás

modelo de Chapa para fogão a gás

Chapa para fogão a lenha

A chapa para fogão a lenha é um dos modelos mais conhecidos do mercado. É a versão mais antiga e tradicional na qual possui, geralmente, três queimadores. A base é de ferro fundido, que favorece o aquecimento dos alimentos por bastante tempo.

VEJA  GELADEIRA ADESIVADA E PERSONALIZADA: 30 fotos imperdíveis!

Muitos fogões a lenha são fabricados de acordo com o tamanho da chapa que será instalada. O aparato se encaixa perfeitamente em modelos de tijolos e é capaz de suportar panelas grandes de diversos tipos e materiais.

Fogões antigos de barro costumam ter chapas com três bocas. Esse padrão vintage ainda é comum em muitas casas de roça, por exemplo. Já os modelos modernos são versáteis e contam com chapas a gosto do usuário.

Chapa para fogão a lenha com três bocas

Chapa para fogão a lenha completa

Chapa para fogão a lenha grande

Chapa para fogão a lenha

dicas de Chapa para fogão a lenha

Chapa para fogão industrial

A chapa para fogão industrial segue uma padronagem versátil, confeccionada de acordo com o estilo de fogão. Há várias opções disponíveis no mercado que chamam atenção pelo design e pela resistência.

De modo geral, são confeccionadas para aguentar panelas pesadas, além de grande quantidade de queimadores – com bom espaçamento entre eles. Esse modelo é primordial para cozinhas grandes, restaurantes e estabelecimentos na qual o preparo de alimentos é intenso.

Chapa de fogão industrial

Chapa para fogão industrial de ferro

Chapa para fogão industrial

dica de Chapa para fogão industrial

modelos de Chapa para fogão industrial

Onde comprar? – Dicas de lojas e preços

Onde comprar chapa para fogão?

Você encontra vários modelos em lojas de decoração, de produtos para casas e de materiais para construção. O preço muda conforme tamanho, padrão, funcionalidade, entre outras características. Sendo assim, é primordial fazer uma boa pesquisa e vários orçamentos.

Dicas de lojas: Americanas, Ponto Frio, Shoptime, Mercado Livre.

Média de preço: de 70 a 400 reais dependendo do modelo.

chapa para fogão pequena

Como limpar chapa para fogão?

Muitas pessoas têm dúvidas em como limpar chapa para fogão. A manutenção do aparato é importante para uma ótima durabilidade. Além disso, é essencial adquirir modelos de qualidade e de marcas confiáveis.

Limpeza de chapa de fogão a gás:

  1. Primeiramente, a chapa deve estar fria.
  2. Elimine qualquer resto de alimento para que não grude no aparato;
  3. Jogue algumas gotas de detergente e esfregue com uma esponja macia;
  4. Lave e retire o excesso com um pano seco;
  5. Para untar a chapa, passe óleo com um papel toalha.
VEJA  65 Estilos de Fogão a Lenha: Tipos e Modelos Inacreditáveis!

Limpeza de chapa de fogão a lenha:

  1. Com o fogão totalmente frio, retire panelas e forre o chão e a parte inferior com jornal caso necessário;
  2. Use um espanador para eliminar restos de alimentos da chapa;
  3. Passe uma lixa fina na superfície para polir e tirar a sujeira;
  4. Em seguida, use um pincel para dar acabamento na limpeza;
  5. Passe um pano úmido na chapa para finalizar. Em seguida, use um pano seco;
  6. Para lubrificar, basta untar a chapa com óleo ou azeite de oliva.

Dicas: 

  • Não é indicado jogar água na chapa de fogão a lenha, pois acelera o processo de oxidação da peça;
  • Evite usar qualquer produto abrasivo na limpeza, como esponjas de aço;
  • Use sempre uma espátula durante os preparos para que os alimentos não grudem na chapa;
  • Não use facas e objetos pontiagudos que possam riscar a chapa;
  • Chapas portáteis de fogão a gás podem ser lavadas antes do primeiro uso;
  • Se tiver dúvidas, siga sempre as instruções do fabricante.

A chapa para fogão é um suporte que facilita a vida de pessoas que amam cozinhar e essencial para restaurantes e estabelecimentos similares. Gostou de saber mais sobre esse aparato? Conte pra gente e compartilhe o post. Até a próxima.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *