Dicas de organização – 70 dicas preciosas para facilitar a sua rotina!

Conhecer novas dicas de organização é sempre bom, não é mesmo? Afinal, de tempos em tempos nossa casa precisa daquela “ajeitada” para se renovar, ficar mais bonita e funcional.

O bacana é que existem sugestões para manter todos os cômodos em ordem. Da sala ao banheiro você consegue aprender truques para guardar tudo o que se deseja, dispensar aquilo que não se precisa mais ou então modificar algo que não estava legal.

Dicas de organização

Atualmente há muitas inspirações que podem ser buscadas na internet e lojas que são especializadas em itens de organização.

Ou seja, está tudo mais à mão do que antigamente para quem deseja organizar sem deixar de lado a decoração de qualquer cantinho de sua casa.

Se você preza por uma casa sempre nos “trinques”, fique com a gente nesse artigo. Nós selecionamos dicas para você organizar seu lar como um todo, bem como muitas imagens de inspiração. Confira!

Dicas de organização

Dicas de organização do lar

Encontrar-se no meio da bagunça é algo que chateia muita gente. A correria do dia a dia, as muitas tarefas pendentes e o cansaço no final da rotina ajudam a deixarmos de lado a organização de uma casa.

As coisas vão se acumulando nos ambientes que chega a um ponto de parecer impossível de resolver o problema. E aí vai se tornando uma grande bola de neve. Mas por que deixar chegar a esse ponto?

Dicas de organização

Dicas de organização

Dica geral para manter o lar organizado

A dica infalível para que sua casa nunca saia da rota da organização é ter um tempinho por dia ou por semana para colocar os principais itens em ordem.

Sabemos que não é todo mundo que pode todo dia parar para arrumar a casa. Mas uma vez na semana já se torna algo bem mais possível de ser feito.

Separe algumas horas em um sábado, por exemplo, para juntar as peças que estão fora do lugar em uma caixa – isso vale para qualquer cômodo. Depois vá redistribuindo para os eu seus verdadeiros “habitats”.

Dicas de organização

Só fazendo isso você já consegue ter um bom resultado até que chegue o dia normal da arrumação e faxina. Lembrando que a limpeza é excelente para reforçar o aspecto de organização de um lar. Quando tudo está sujo dá a impressão de que está sem cuidado algum e bagunçado.

Garantindo que as coisas retornem em seus lugares sempre, você já começará a ter mais controle sobre o seu espaço. Ficará mais simples de fazer a organização pesada.

Dicas de organização

Selecionamos tópicos que explicam dicas de organização para cada cômodo de uma casa. Fique por dentro agora mesmo!

Dicas de organização para sala

Vamos começar falando das salas. Elas são os ambientes que geralmente recebem pessoas e por isso estão entre os principais a serem organizados. Não é nada legal abrir a casa para as visitas e ela estar totalmente de cabeça para baixo, não é mesmo?

O primeiro passo é tirar da sala tudo aquilo que não é para ser utilizado nela. Por exemplo: roupas, materiais de estudos, cosméticos, documentos jogados, sapatos, comidas, brinquedos.

Depois de por tudo em seu devido lugar, você terá uma sala mais limpa visualmente para poder “trabalhar” na organização.

Caixas, estantes e prateleiras

Utilize caixas organizadoras bonitas, que combinem com a decoração de sua sala, para por discos, DVD’s ou CD’s que geralmente são usados nesse ambiente. Prateleiras e nichos especiais para isso também ajudam.

Esses móveis são ótimos para organizar os livros, caso você os exponha em sua sala. Uma biblioteca nesse local pode ser interessante, sobretudo se o momento da leitura for mais utilizado ali. Também dá um aspecto mais sofisticado ao local.

Nas estantes ponha objetos decorativos que realmente combinem com o estilo decorativo escolhido. Tire aqueles que estão em excesso ou que não têm nada a ver e só atrapalham.

Dicas de organização para sala

Puff-baú

Um puff no estilo “baú” é perfeito para quem precisa guardar coisas na própria sala, mas não tem um espaço para isso.

Neles você pode por brinquedos, almofadas, mantas, sapatos, etc.

Fios dos eletrônicos

Os fios da TV e demais equipamentos são outros elementos que não combinam nada com ambientes organizados. Eles precisam ser escondidos para não dar uma sensação de desleixo para a sua decoração. Por isso indicados o uso de travas plásticas par deixar os fios sempre no lugar e escondidos.

Dicas de organização para sala

Sala compartilhada

Caso você compartilhe a sala de jantar ou a cozinha com a estar ou a cozinha, redobre a atenção com a organização desses espaços.

Eles ficarão visíveis para quem estiver na sala e por isso se não estiverem arrumados vão prejudicar o resultado final.

Inspire-se com ideias abaixo bem interessantes para você organizar sua sala:

Dicas de organização para sala

Dicas de organização para sala

Dicas de organização para sala

Dicas de organização para sala

Dicas de organização para sala

Dicas de organização para sala

Dicas de organização para sala

Dicas de organização para sala

Dicas de organização para sala

Dicas de organização para cozinha

As cozinhas atualmente também são ambientes super visitados de uma casa. Além disso, é sempre um prazer muito maior em cozinhar ou fazer as refeições em um local que está limpo e organizado, não é mesmo?

Nesse caso, é bem importante seguir algumas dicas de organização de cozinhas para aplicar em casa.

Dispensa de alimentos

Alimentos desorganizados são o “terror” de qualquer dona (o) de casa. É comum acumular sacos abertos presos com prendedor de roupas, perder o prazo de validade de alguns e ter trabalho na hora de tirar todos do armário para fazer a limpeza do mesmo.

Nesse caso, há algumas sugestões para seguir e facilitar sua vida.

  1. Coloque os alimentos abertos em potes, de preferência herméticos.
  2. Coloque nesses potes etiquetas de identificação do que é cada mantimento.
  3. Coloque também uma etiqueta com a validade de cada um.
  4. Na frente do armário você põe aqueles que você mais usa. E atrás, os que usa com menos frequência.
  5. Organize-os por categorias, por exemplo: grãos, biscoitos, garrafas, entre outros.

Se possível, compre potes iguais para que o armário fique mais arrumadinho e fique fácil de você acomodar todos lado a lado ou um em cima do outro.

Atualmente há suportes que podem ser acoplados em armários para poder guardar mais coisas. Revisteiros também são excelentes para guardar itens de cozinha, como squeezes, por exemplo.

Dicas de organização de cozinha

Geladeira

Outra parte da cozinha que sempre gera dor de cabeça na hora de organizar é a geladeira. Quando a abrimos devemos ter uma noção completa do que tem, assim como o vencimento dos alimentos que estão guardados nela.

Para isso, a principal dica é separar a geladeira por setores.

  • Em cima geralmente são os laticínios, embutidos, bem como as carnes que são retiradas do congelados para comer no dia. É o local mais gelado e conserva bem esses alimentos.
  • No meio você pode por alimentos já prontos de um modo geral, ovos, doces, enfim.
  • Na parte de baixo é apropriado por os vegetais, como os legumes e as verduras.
  • A porta pode ser usada para os sucos, chás, água, assim como temperos, condimentos.

Dicas de organização de cozinha

Armários de potes / vasilhas plásticas

Organizar os potes é um verdadeiro pesadelo. E quando se perdem as tampas, então? É muito ruim procurar e não encontrar por falta de organização, por isso dedique um tempo nessa parte da cozinha.

O ideal é juntar todas as partes de baixo dos potes, colocando os redondos com redondos, quadrados com quadrados e por aí vai.  E separar as tampas, colocá-las todas juntas dentro de algum recipiente maior. Pode ser um revisteiro, uma vasilha grande, etc.

Dicas de organização de cozinha

Gavetas de talheres

Uma dica simples para organizar os talheres do dia a dia é comprar basicamente o porta-talheres com tampa, pois oferece as divisórias necessárias e a proteção.

Já para os talheres maiores, como escumadeira, pegador de macarrão, colher para arroz, concha para feijão e sopa, enfim, você pode reservar uma outra gaveta. É interessante também apostar em um divisor.

Quanto aqueles que você utiliza mais, pode ser bacana usar ganchos na parede próxima à pia e ao fogão para pendurá-los. Assim você deixa a cozinha prática e dá um “toque masterchef” ainda.

Panos de prato

Esses itens geralmente são guardados em uma gaveta na própria cozinha. Raramente saem desse ambiente.

Se esse for o seu caso, você pode apostar em uma “colmeia” organizadora para enrolar e colocar todos os panos.

Para pendurar os panos e aventais em uso, invista em ganchos baratinhos.

Dicas de organização de cozinha

Armários no alto

Provavelmente sua cozinha tem armários suspensos. E é uma dúvida que pega muita gente a utilização mais adequada deles.

O mais indicado é que se use aqueles que estão mais próximos de você para por as coisas que se usa com muito mais frequência.

Por exemplo:

  1. O armário na altura de sua cabeça pode ser usado para por os copos, pratos do dia a dia, canecas de café e chá, bandejas e assadeiras de uso diário.
  2. Os armários mais altos, aqueles que precisam ser acessados com uma cadeira ou escada, devem acomodar peças que não são muito usadas, como aparelho de fondue, balde para gelo, etc.

Dicas de organização de cozinha

Utensílios de uso diário

Sabe aquela sua fritadeira moderna que não usa óleo e você adora usar quase todos os dias para fazer as refeições? Por que guardá-la no armário sempre? É uma das coisas que podem ser expostas na bancada – se houver espaço, claro.

Isso é válido também para a sanduicheira, torradeira, máquina de café, entre outros equipamentos que normalmente são usados dia após dia e não de vez em quando.

Confira mais tendências de organização para cozinhas:

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização de cozinha

Dicas de organização para quarto

Chegamos às dicas de organização do quarto! Homens e mulheres sofrem com a dificuldade em manter o quarto em ordem.

Deve-se ter um bom lugar para guardar as roupas, os acessórios, os calçados, bem como demais itens pessoais.

Nesse ambiente costuma-se colocar maquiagens, cosméticos, livros, assim como materiais de estudo. Para acomodar tudo isso, você precisará de móveis específicos e de um senso de organização bem aguçado.

Dicas de organização de quarto

Dicas de organização de quarto

Dicas de organização de quarto

Caso haja muitos papeis / documentos para serem guardados, é importante apostar em pastas e gaveteiros para isso. Separe por categorias e datas para você não ficar desesperada quando precisar de algum.

Uma escrivaninha pode ser bem bacana para colocar o computador, os livros, cadernos e outros materiais de trabalho ou estudo. Geralmente esse móvel vem com nichos ou prateleiras, mas se não tiver, você pode apostar nesses itens também.

Dicas de organização de quarto

Dicas de organização de quarto

Dicas de organização de quarto

Além disso, se houver espaço, a penteadeira ajuda na organização do dia a dia com os cuidados com a beleza. As mulheres adoram essa peça, que pode ser de diversos tamanhos, cores e estilos para combinar facilmente.

Outro móvel típico dos quartos e que podem servir como organizadores é o criado-mudo. Ele contendo alguma prateleira ou gaveta consegue guardar documentos, bijuterias do dia a dia, livros, além de ser base para uma luminária ou abajur.

Dicas de organização de quarto

Dicas de organização de quarto

Dicas de organização de quarto

Além disso há as sapateiras. Há uma grande variedade de modelos para você escolher de acordo com a estrutura de seu quarto, assim como a quantidade de sapatos que você tem.

Leia mais sobre o assunto: MODELOS DE CLOSET: 60 Dicas e Fotos

Dicas de organização de quarto

Dicas de organização de quarto

Fora tudo isso, não podemos deixar de falar da organização das roupas. Estas tiram qualquer um do sério. Confira abaixo um tópico referente a isso 🙂

Guarda-roupa

O guarda-roupa ou a arara são essenciais para qualquer quarto, dos bebês aos adultos. Neles podemos acomodar peças dobradas ou penduradas, mas nem sempre conseguimos fazer isso de uma forma que fique tudo organizado.

Se você acha muito comum abrir o guarda-roupa e ver tudo amontoado, peças fora do lugar ou mal dobradas, deve-se atentar a algumas dicas para melhorar esse quesito.

Divisórias / colmeias

Atualmente há divisórias perfeitas para que você coloque todo tipo de peça de roupa dentro das gavetas sem amassá-las, conseguindo enxergá-las melhor. Também é uma tática ótima para fazer caber muito mais roupas.

A saber, existem divisórias para roupas íntimas, camisetas, acessórios, etc. Também há placas que facilitam a dobra das peças e deixam elas padronizadas. Isso auxilia muito na organização e visualização do que tem dentro do guarda-roupa.

Dicas de organização de guarda-roupa

Cabides

A maioria dos guarda-roupas possuem cabideiros. A dica é usar esse espaço para colocar peças que são mais longas e pesadas, bem como aquelas que não podem ser dobradas.

Por exemplo: vestidos, casacos, ternos, macacões e camisas sociais.

Existem cabides diferentes atualmente, que facilitam a organização de calças, cintos e lenços também.

Para aquelas blusas e vestidos mais levinhos que vivem escorregando, a dica é escolher cabides com ranhuras nas pontas ou então por um elástico para que elas não caiam mais.

Roupas usadas, o que fazer?

Para as roupas que podem ser usadas novamente, não é recomendado colocar de volta ao guarda-roupa.

Então o indicado é apostar em ganchos ou mancebos, nos quais se pode pendurar bolsas e chapéus.

Dicas de organização de guarda-roupa

Caixas

As caixas organizadoras são excelentes para colocar sapatos, acessórios e aquelas roupas sazonais, ou seja, que são usadas somente em épocas determinadas, como no alto inverno ou verão.

Leia mais sobre isso: Como Organizar Guarda-Roupa – 10 Dicas Imperdíveis de Organização! 

Inspire-se com dicas de organização para o seu guarda-roupa!

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização de guarda-roupa

Dicas de organização para banheiro

Banheiros e lavabos costumam ser os menores ambientes da casa, mas nem por isso estão salvos da desordem.

Afinal, eles recebem pessoas diariamente e precisam ter diversos itens de uso rotineiro para facilitar a vida dos moradores e visitantes da casa.

O que fazer com cosméticos, medicamentos, papeis higiênicos, toalhas, entre outros itens?

Caixinhas e cestas

Bom, se o seu banheiro tiver uma bancada, nada melhor do que utilizá-la para guardar esses itens. Use caixas e cestinhas organizadoras dentro das gavetas e portas para colocar itens separados por categorias.

Potes de vidro

Os potes de vidro, cerâmica ou porcelana são ótimos para guardar algodões, cotonetes e acessórios de cabelo. Eles sem a tampa também podem servir para por pincéis de maquiagem, pentes e escovas, pomadas, cremes, etc.

Dicas de organização para banheiro

Gaveteiros baratinhos

Se seu banheiro não possui um armário ou bancada funcional, você pode apostar naqueles gaveteiros de plástico para fazer essa organização. Eles são bem mais baratos que um móvel e são uma “mão na roda” para organizar.

Nichos e prateleiras

Estas são outras peças perfeitas para manter tudo no seu devido lugar nos banheiros. Contudo, como são abertas é preciso ter uma atenção redobrada com a bagunça para não ficar feio.

Além de organizar, os nichos e as prateleiras podem ajudam a decorar o ambiente. Ponha objetos decorativos como plantinhas, esculturas e quadros.

Dicas de organização para banheiro

Dentro do box

Recorra a um bom suporte para por os shampoos, cremes, condicionadores e demais cosméticos de banho. Os de inox são os melhores do mercado, mas se o orçamento for baixo um de plástico resolve o problema.

Leia mais sobre o assunto: 42 Enfeites para Banheiro Lindíssimos & Dicas Valiosas de Decoração!

Conheça abaixo muitas soluções práticas de organização para os banheiros de sua casa:

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

Dicas de organização para banheiro

E então, o que achou de nossas dicas de organização para sua casa? Esperamos que tenha gostado e que retorne mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração e construção!

Aproveite para ler também:

Como Organizar Gavetas – As 5 Dicas Mais Incríveis de Organização!

Aramado na decoração – 77 ideias perfeitas para seguir a tendência!

Porta-Anel – 65 Ideias perfeitas para organizar os seus anéis!

Até uma próxima vez!

Você pode gostar...