+70【MODELOS DE TAPETES】➞ Como escolher? • 2024

O tapete é uma peça clássica e atemporal na decoração de ambientes, seja em pequenas residências ou grandes mansões. Versatilidade é a marca desse aparato, por isso há diversos modelos de tapetes disponíveis no mercado.

Você pode escolher baseado no material, na cor, no tamanho, no formato, no preço, enfim, são muitas variáveis. Por isso, é essencial conhecer os modelos mais populares e suas características. Para ajudar você, preparamos este guia completíssimo com 70 fotos + dicas impressionantes. Leia e inspire-se.

Modelos de tapetes

Segundo pesquisadores, os primeiros tapetes surgiram na antiga Pérsia, região formada pelo Irã atualmente. As peças eram confeccionadas para deixar o ambiente mais quente durante o inverno. Com o tempo, porém, tornou-se um dos mais famosos objetos de decoração, sobretudo em grandes salas e na entrada de palácios.

Justamente por essa origem, os tapetes persas são os mais cobiçados no mundo. Algumas versões são consideradas artigo de luxo e sofisticação, com preços que alcançam milhões. Entretanto, o tapete ganhou novas formas e hoje em dia é produzido com uma ampla linha de materiais.

tapete de crochê

Para se ter ideia, há ambientes forrados totalmente com tapetes, com o conhecido revestimento de carpete (nome derivado de carpet, que significa tapete em inglês). Além disso, há modelos pequenos, coloridos e alguns que servem até para pendurar na parede como adorno decorativo.

De modo geral, há sempre um tapete ideal para qualquer ambiente. Portanto, você pode apostar totalmente nessa peça para decorar qualquer cômodo da casa, basta escolher o modelo certo. Sendo assim, é primordial conhecer os tapetes que são tendência e nunca saem de moda.

Lindos Modelos de tapetes

Fotos e modelos de tapetes

Selecionamos fotos de modelos de tapetes para você se inspirar e escolher o modelo que mais gosta.

Tapete de barbante e crochê 

Um dos principais modelos de tapetes é o tapete de barbante e crochê. Trata-se de uma versão atemporal e que nunca deixa de ser tendência. É fácil de fazer, é versátil e ainda incrementa qualquer cenário.

O tapete de crochê pode ser confeccionado seguindo vários padrões. Um dos mais comuns é o tapete de barbante cru, que fica com aspecto simples e combina com diferentes estilos decorativos.

Entretanto, há outras versões que merecem destaque, como o tapete de crochê barroco, russo, bordado, filé, com bico duplo, quadrado, enfim. São diversas técnicas incríveis que impressionam muitas pessoas – por isso esse é um dos modelos mais vendidos do mercado.

Para saber tudo sobre o tapete de crochê/barbante, confira nosso guia completo sobre o assunto – com cores, modelos, dicas de decoração e tutoriais para fazer passo a passo.

modelos de tapete de crochê

Os tapetes de crochê valorizam a decoração

Os tapetes de crochê valorizam a decoração

Os tapetes redondo retrô de crochê combinam bastante com banheiros

tapete de hexágonos

O tapete é formado a partir de hexágonos

nuvem com rostinho

A nuvem foi feita em barbante cinza

tapete branco oval

Tapete de retalhos

Que tal usar sobras de tecidos, linhas e outros materiais para fazer um lindo tapete de retalhos? Esse modelo é clássico e com certeza você já viu na casa da sua avó. De fato, se destaca pelo acabamento e pelos detalhes, pois é formado por uma série de adereços – principalmente os coloridos.

Muitos tapetes com retalhos se destacam pela maciez e qualidade. Além disso, podem ser combinados com outros tipos, bem como instalados em portas, em centros de salas, no banheiro, entre outras propostas inspiradoras.

ideias de Tapete de retalhos

Tapete de retalhos colorido

Tapete de retalhos floral

Tapete de retalhos na sala

Tapete de retalhos

Tapete de fio de malha

O tapete de fio de malha é uma versão ideal para quem adora modelos de tapetes artesanais. Muitos profissionais confeccionam com linhas coloridas e também com sobras de roupas, visando o reaproveitamento. Versátil, pode ter formato quadrado ou redondo, além de detalhes geométricos e a combinação de diversas cores.

De modo geral, é interessante instalar esse tapete na sala, na cozinha, no banheiro e no quarto, sobretudo em quartos infantis, para deixar a decoração do ambiente mais bonita e sofisticada.

tapete de linha de malha

Tapete de Fio de Malha colorido

Tapete de Fio de Malha para sala

Tapete de Fio de Malha quadrado

Tapete de Fio de Malha redondo

Tapete de Fio de Malha

Tapete felpudo (shaggy)

O tapete felpudo chama atenção pelo aspecto arrojado e diferente dos modelos de tapetes convencionais. É conhecido popularmente como shaggy e possui diversas cores e tamanhos.

Quanto ao material, pode ser confeccionado em fibras naturais ou sintéticas. Os primeiros são mais macios e artesanais, porém pouca resistência. Já os sintéticos não têm tanta qualidade, mas têm um valor acessível e uma durabilidade maior.

Para limpar, é indicado usar aspirador de pó, já que a vassoura acaba danificando a peça. A lavagem também é indicada, usando sabão neutro e água.

Para mantê-lo com um bom aspecto, é ideal deixá-lo em áreas com pouca circulação de pessoas, como quartos e salas de descanso. Entre os modelos mais comuns estão o tapete cinza, branco, bege, azul e marrom.

cama decorada com almofadas

Almofadas azuis decoram a cama

decoração menino

decoração quarto de bebê

tapete redondo sala de estar

A mesinha redonda fica sobre o tapete de mesmo formato

tapete branco

O sofá de canto foi a aposta para o projeto

Tapete sisal

O sisal é uma espécie de fibra derivada da planta agave, muito comum na América do Sul. Por ser resistente e fácil de moldar, é utilizado em vários produtos artesanais, como os tapetes.

O tapete sisal ornamenta a decoração de diversas residências, tanto pelo aspecto rústico quanto pela leveza do material e possibilidade de combinar com vários estilos.

Embora haja modelos coloridos, as versões simples e originais caem bem em ambientes neutros, com cores como preto, marrom, cinza e branco. Os tapetes grandes são perfeitos para salas e quartos, são fáceis de limpar e ainda combinam com outros materiais artesanais.

Mais uma bela opção

Sala moderna com tapetes de fibras sisal

Sala moderna

Sala com sofá amarelo, poltronas de madeira e tapete sisal grande.

Em sala contemporânea

Mais uma ótima ideia de decoração com o item

Tapete persa

Impossível não se encantar com todo o requinte do tapete persa. Você sabia que essa peça é confeccionada há séculos no Oriente Médio? Pois é, trata-se de um dos modelos de tapetes mais clássicos do mundo, tendo o Irã como principal produtor e exportador.

O tapete persa é confeccionado com algodão, com seda ou lã. As peças mais sofisticadas e caras são feitas à mão, são vendidas em leilões e ornamentam o chão de grandes palácios asiáticos.

Para reconhecer o modelo original, basta se atentar ao aspecto do tapete. Entre as características estão o medalhão central, bordas, campo e cantos arredondados. As cores que mais se destacam são vermelho, azul e amarelo. Já os desenhos são grandes, geralmente com flores, medalhões e formas geométricas.

Confira nosso guia completo sobre o tapete persa e aprenda a identificá-lo perfeitamente.

Tapete Persa grande

Tapete Persa ideias

Tapete Persa luxo

Tapete Persa na sala

Tapete Persa

Tapete belga

Elegância e charme são duas qualidades do tapete belga, um modelo clássico derivado desse país europeu. Trata-se de uma versão com detalhes rebuscados, na qual se destacam cores amarronzadas e acinzentadas.

Os modelos em viscose também são convencionais, pois grande parte é utilizada nas casas durante os rigorosos invernos da Bélgica. Já os desenhos em formatos pequenos e com detalhes também integram a peça (e a diferenciam do tapete persa).

Para se ter ideia, há quem utilize o tapete belga como adorno de parede, pois os desenhos se destacam e criam um belo apetrecho decorativo. É leve, prático, versátil e deixa o ambiente totalmente sofisticado.

Tapete redondo

O tapete redondo confere charme à decoração, evidenciado pelo formato diferente do tradicional. Por isso, é uma boa alternativa para redecorar a casa, perfeito para centros de sala de estar, abaixo da mesa de jantar e também para o banheiro.

Os modelos felpudos, com crochê ou sisal são opções acessíveis que se destacam pelo acabamento. Para se ter ideia, há tutoriais que ensinam a confeccionar passo a passo. Além disso, você pode escolher tapetes coloridos ou em cores sóbrias, como branco, cinza ou preto, por exemplo.

É interessante colocar o tapete redondo à frente do sofá ou embaixo de poltronas ou cadeiras de descanso.

Tapete Redondo artesanal

Tapete Redondo felpudo

Tapete Redondo grande

Tapete Redondo na sala

Tapete Redondo

Tapete quadrado

O tapete quadrado se encaixa no padrão de praticamente todos os modelos de tapetes. O acabamento simétrico permite que seja instalado em qualquer ambiente, adaptável a salas de estar, de jantar, em quartos, enfim.

A variedade de materiais é outro destaque desse modelo, sendo as versões em viscose e crochê as mais convencionais. Do mesmo modo, as cores neutras são boas opções para ornamentar com diversos estilos decorativos, do vintage ao moderno.

Você pode instalar na sala de estar, na entrada de portas, embaixo de móveis centrais, etc.

Tapete Quadrado colorido

Tapete Quadrado ideias

Tapete Quadrado para sala

Tapete Quadrado pequeno

Tapete Quadrado

Tapete passadeira

O tapete passadeira se caracteriza por ser um modelo retangular e comprido. É por isso que tem esse nome, pois é uma peça que serve de passagem entre um ambiente e outro.

Do mesmo modo, é utilizado amplamente em corredores, tudo para cobrir o piso e dar um plus à decoração. Outra vantagem é que você pode deixá-lo em qualquer cômodo: na sala, no quarto e até na cozinha.

Os modelos coloridos se destacam, sobretudo aqueles tapetes grandes que revestem grandes corredores. Vale destacar que as peças são confeccionadas em diversos materiais, sendo o crochê e o felpudo os mais convencionais.

Tapete Passadeira grande

Tapete Passadeira na cozinha

Tapete Passadeira no Corredor

Tapete Passadeira pequeno

Tapete Passadeira

Tapete geométrico

O tapete geométrico é uma opção perfeita para ambientes modernos. Fica ótimo em salas de estar, combinando com outros elementos do mesmo estilo.

Além disso, a versatilidade é um ponto forte desse modelo de tapete. Você encontra modelos quadrados, redondos, com listras, triangulares – e até com formas diferentes, como de trapézio, hexágono, entre outros.

Modelos com aspecto realista também estão em alta, assim como os tapetes coloridos. As peças podem ter vários tamanhos e ornamentam diversos cenários, uma boa ideia para um estilo contemporâneo de decoração.

lindo Tapete Geométrico

modelo de Tapete Geométrico

Tapete Geométrico moderno

Tapete Geométrico triangular

Tapete Geométrico


Você pode comprar todos esses modelos de tapetes em lojas de decoração, em antiquários, em lojas online ou casas de artesanato. Outra boa ideia é aprender a fazer, assim você pode até ganhar dinheiro com esse trabalho.

Enfim, esse foi nosso guia completo sobre o tapete e sua importância na decoração do lar. Gostou? Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...