Cachorros para Apartamento: as melhores raças, como se comportam e dicas de como cuidar!

Não é a toa que o cachorro é conhecido como o maior companheiro do ser humano. Podem ser amigáveis, fiéis e muito carinhosos. Mas para que eles se comportem da melhor forma, eles precisam estar bem adaptados onde vivem. Por isso é importante saber quais são as melhores raças de cachorros para apartamento.

cachorros para apartamento

Melhores Raças de Cachorro para Apartamento 

Antes de decidir qual raça de cachorros para apartamento escolher é necessário levar em conta alguns pontos. O principal é o porte. Os apartamentos, mesmo que sejam grandes, têm um espaço bem restrito para os cachorros, por isso você deve sempre dar preferência para cachorros menores, já que naturalmente se adaptam melhor em espaços menores.

Depois de ter restringido a apenas as raças de portes menores, você deve analisar quais não precisam fazer muitas atividades físicas, principalmente se você não passa muito tempo no apartamento. Isso faz diferença, já que você pode levar o cachorro para passear por apenas uma horinha ou brincar dentro do apartamento mesmo e ele já não fica mais agitado, por exemplo.

Outro ponto é o barulho. Existem raças que latem muito, isso pode ser um problema para apartamentos que não tenham uma acústica tão boa.

Se você recebe muitas visitas, você também deve levar em conta quais são os cachorros que são mais amigáveis com “estranhos”.

Esses pontos também devem ser levados em conta para os vira-latas. Apesar de não ser possível definir o comportamento deles, eles podem ter as mais variáveis características combinando perfeitamente com seu estilo. Além disso, você tem muito menos custo, já que está adotando e eles têm menos propensão a problemas de saúde, por causa da mistura de raças.

Confira algumas raças de cachorros para apartamento:

Buldogues

Tanto o buldogue francês e o inglês são boas raças para apartamentos. Eles são muito apegados aos donos, sempre procurando carinho e atenção.

Apesar do inglês ter porte médio, ele é bem calmo e até considerado preguiçoso. É perfeito para quem não é muito agitado e procura uma companhia mais calma. No entanto, tem tendência a problemas respiratórios e nas articulações.

Já o buldogue francês é bem menor, é combina mais com quem tem crianças, já que são bem dóceis e bem brincalhões. Apesar disso, são bem silenciosos, latem raramente.

buldogues cachorros para apartamento

Chihuahua

Os chihuahuas são sempre lembrados por quem procura uma raça pequena. Eles são bem apegados aos donos, por isso podem ser bem ciumentos.

São bem agitados, inteligentes e corajosos. No entanto, é fácil controlar sua energia, basta sair para passear.

Mas lembrem-se que que essa raça é bem barulhenta, latem por qualquer ruído ou pessoa.

chihuahua cachorros para apartamento

Pug

O pug é a raça com o maior fã-clube, isso porque é muito apegado a família, com crianças ou não. Por isso, se você não passa muito tempo em casa, talvez essa raça não seja a melhor para você.

São perfeitos como cachorros para apartamento porque não são cães esportivos, são bem pequenos, calmos, brincalhões e não latem muito. No entanto, necessita de alguns cuidados especiais, já que tem restrições físicas, como problemas respiratórios e baixa tolerância ao calor.

pug cachorros para apartamento

Poodle

Outra raça que faz sucesso pela sua índole calma, fiel e se adapta facilmente em qualquer ambiente. Combina tanto com casais como com uma família com crianças. Ele é bem dócil e inteligente, se dando bem com estranhos e com outros animais.

Existem vários tipos de Poodle, como o Poodle Toy, que é uma versão bem menor do tradicional e solta menos pelo.

poodles cachorros para apartamento

Lhasa Apso

Se você procura cachorros para apartamento que sejam discretos, mas atentos, essa é a raça certa. Ele se apega a uma única ou poucas pessoas. Por isso, ele pode ter uma atitude de desconfiança com estranhos, e sempre vai procurar proteger o seu território.

Ele é uma mistura de brincalhão e alegre, com independente e feroz. Além disso, você precisa fazer tosas regulares no pelo.

lhasa apso cachorros para apartamento

Maltês

Pequeno e com pelos longos, o maltês é uma das melhores raças para apartamentos já que se adaptam facilmente em qualquer ambiente. Ele é bem dócil, gentil e inteligente. Além disso, é bem apegado aos donos, sempre precisam de companhia.

Apesar de uma grande quantidade de pelos, não tem muita queda. Perfeito para quem tem alergia ou não quer se preocupar com os pelos no chão do apartamento.

maltês cachorros para apartamento

Yorkshire Terrier

Bem agitado, esportivo e brincalhão, o Yorkshire combina com família com crianças bem agitadas. Ele pode ser levado para onde você quiser, já que é uma raça bem sociável e amigável. No entanto, pode estranhar algumas pessoas, assim late bastante.

Yorkshire Terrier cachorros para apartamento

Shih Tzu

Tranquilos, preguiçosos e nada esportivos, essa raça precisa ser estimulada a praticar atividades físicas para evitar obesidade. No entanto, seu porte pequeno e seu companheirismo o tornam perfeito como um cachorros para apartamentos.

Shih Tzu cachorros para apartamento

Spitz Alemão

Também chamado de Lulu da Pomerânia, essa raça parece um bichinho de pelúcia. O Spitz é bem dócil, animado e inteligente. No entanto, são bem independentes e corajosos, assim é uma ótima companhia para idosos ou para pessoas que não passam muito tempo em casa.

lulu da pomerânia cachorros para apartamento

Cocker Spaniel Inglês

De porte médio, são bem afetuosos, amáveis e companheiros, no entanto, podem ser bem teimosos. Por isso, necessitam de cuidados e adestramento para que se adaptam as “regras” dos apartamentos.

Eles são bem curiosos e ativos, assim também precisam gastar energias com passeios e brincadeiras.

Cocker Spaniel Inglês

Bichon Frisé

Uma das raças mais doces e carinhosas, o Bichon são bem semelhantes aos Poodles Toys. Eles são muito ativos, sempre procuram lugares para pular e brincar. Essa é uma forma de chamar atenção!

No entanto, são bons cachorros para apartamento já que são facilmente adestrados e se tornam ótimos companheiros.

Bichon Frisé

Dachshund

Uma das raças mais populares entre as famílias, o Dachshund combina com apartamentos pelo seu porte pequeno, e também por serem afetuosos, possessivos e inteligentes.

Ele normalmente cria um vínculo forte com uma única pessoa e pode ser bem ciumento!

Dachshund

Boston Terrier

O Boston Terrier é o típico “gente boa”, se dá bem com crianças e com qualquer outro animal. Por isso, eles são ótimos companheiros, se adapta a qualquer lugar e estilo de vida, dependendo do dono. Ou seja, podem ser mais caseiros ou mais esportivos.

Boston Terrier

Schnauzer

Essa raça não se incomoda com espaços reduzidos, por isso é perfeito para apartamentos. São inteligentes, companheiros e dóceis. No entanto, se você procura silêncio, saiba que o Schnauzer late bastante!

Schnauzer

Dicas para Cuidar de Cães em Apartamento

Depois de escolhido a raça, você precisa ter alguns cuidados. Os cachorros para apartamentos, já que convivem muito próximo da família, precisam passar por uma tosa higiênica, pelo menos uma vez ao mês, principalmente aqueles que têm pelos mais cumpridos.

Além disso, você sempre deve levá-los para passear. A quantidade de vezes ao dia irá depender do comportamento de cada raça. Outra forma de entretê-los é comprar vários brinquedinhos e ossinhos para que possam gastar a energia durante o dia.

Já que normalmente os apartamentos têm apenas um andar, é importante criar uma área só para ele. Onde terá seus brinquedos, sua cama, sua comida e onde o cachorro deve fazer suas necessidades.

Você também deve ficar atento a questão da segurança: você pode instalar redes de proteção em janelas ou grades nas portas, por exemplo.

Escolher a raça certa para o apartamento é importante para não te trazer dor de cabeça, mas também, principalmente, para que o cachorro não sofra. Agora é só escolher a que mais combina com você e aproveitar o seu animalzinho de estimação!

Você pode gostar...