Quanto Custa Construir uma Casa? –【ORÇAMENTO 2024】

Quanto custa construir uma casa? Ter seu próprio cantinho é o sonho de muitas pessoas, por isso essa dúvida permeia a maioria dos brasileiros.

Para ter um imóvel, é preciso se planejar, economizar e tomar uma série de providências. Primeiramente, ter um terreno, um espaço para iniciar o projeto.

A partir daí, ter o dinheiro para erguer a casa, começando pelo alicerce e depois seguindo cada passo até ficar do jeito que você sempre quis.

Para saber mais sobre a construção de uma casa e conferir as melhores dicas, acompanhe o conteúdo completo.

casa terrea e moderna em EPS

Pinterest

Quanto custa construir uma casa?

Segundo especialistas, não existe um preço padrão quando se trata da construção de uma casa. De modo geral, essa obra é grandiosa e sempre depende de uma série de características e circunstâncias.

O custo varia conforme diversos fatores, como:

  • A localização do imóvel
  • As características do terreno
  • O tamanho do imóvel
  • O nível de acabamento
  • A decoração/finalização
  • Os profissionais envolvidos
  • A mão de obra contratada e disponível
  • Os materiais utilizados
  • Características específicas

Além disso, o valor é calculado de acordo com o metro quadrado. Assim, dependendo do tamanho da casa que você pretende construir, é possível ter uma base de preço.

projeto de casa moderna construida de isopor

Pinterest

Antes de tudo, é recomendado consultar um profissional da área, como um arquiteto ou um engenheiro civil. Esses especialistas fazem um estudo do projeto e ajudam a obter uma estimativa precisa do custo de construção com base nas suas necessidades e nas condições locais.

Vale destacar também que, além da obra, você deve considerar outros custos: licenças, taxas, serviços públicos, paisagismo e decoração, acabamento, mobília, etc.

De modo geral, para construir uma casa você deve ter a partir de 20 mil reais para preparar o terreno e comprar os materiais de construção básicos. Com 50 mil reais é possível dar um bom início ao projeto.

Para a obra completa, em torno de 70/100 mil reais considerando todos os custos. Lembrando que esses números são gerais, apenas uma pequena estimativa para você ter uma base.

Sobrado com telhado aparente

Pinterest

Como se planejar e economizar? #dicas

Muita gente sonha com a casa própria. Veja as melhores dicas para se planejar e economizar!

Defina os detalhes da casa

Primeiramente, é preciso avaliar as características do terreno disponível e como serão os detalhes da sua casa. Para isso, determine os objetivos principais.

Considere o tamanho, o estilo de arquitetura, o paisagismo, o número de cômodos, a funcionalidade, número de andares, acabamento, entre outros pontos que não podem ficar de fora da construção.

Faça um orçamento realista

Após avaliar como será a casa, faça um orçamento realista antes de dar início à obra.  Considere os custos de compra e preparação do terreno, materiais de construção, mão de obra, impostos, taxas legais e despesas adicionais, como mobiliário e decoração.

Contrate profissionais capacitados

Após os detalhes iniciais do projeto, contrate uma equipe de profissionais: um arquiteto, um engenheiro civil e um empreiteiro de construção.

De modo geral, esses profissionais ajudarão a traduzir suas ideias em planos viáveis, levando em consideração os aspectos técnicos e legais. Vale destacar que esse ponto é essencial para que sua casa seja construída conforme as especificações da região.

Sobrado com piscina

Pinterest

Defina o projeto arquitetônico

Em todo caso, trabalhe com o arquiteto para criar um projeto detalhado que atenda às suas necessidades e preferências estéticas.

A planta da casa deve incluir plantas baixas, elevações, cortes e especificações dos materiais a serem usados. Felizmente, algumas cidades disponibilizam arquitetos associados à prefeitura para avaliar as novas construções no local.

Atente-se a licenças e aprovações

Além de entender quanto custa construir uma casa, verifique com as autoridades locais sobre as aprovações necessários para a obra. Isso pode incluir a obtenção de licenças de construção, cumprimento de regulamentos de zoneamento e aprovações de associações de proprietários.

Vale destacar que cada região/cidade possui características particulares, então, sempre informe-se com a prefeitura e os órgãos locais.

Faça o cronograma da obra

Com a parte burocrática em dia, desenvolva um cronograma realista para a construção da casa. Segundo especialistas, você deve levar em consideração fatores como tempo de projeto, tempo de construção e prazos para obtenção de licenças.

Certifique-se de que o cronograma seja viável e permita a coordenação adequada entre os diferentes profissionais envolvidos. Além disso, considere o investimento que você tem disponível para cada etapa da obra.

A partir daí, você pode consultar os trabalhadores que serão responsáveis pela concepção do projeto. É ideal ter um empreiteiro ou um mestre de obras, assim como os pedreiros e ajudantes – pelo menos para fazer a fundição e a construção em si.

sobrado geminado

Pinterest

Escolha os materiais de construção

Com a ajuda do empreiteiro, selecione os materiais de construção e os acabamentos que serão usados em sua casa.

Além de todo o material-base para a concepção do projeto, considere também ospisos, revestimentos, pintura, instalações sanitárias, entre outros.

A ideia é fazer orçamentos em várias lojas e pedir descontos conforme o valor de sua compra. Da mesma forma, comprar de acordo com cada etapa da obra. Evite acumular insumos, ainda mais se não podem ser guardados em local correto.

Faça um contrato de construção

É essencial fazer um contrato com o empreiteiro/empresa/profissional que será o responsável pela construção da sua casa.

De modo geral, o documento deve contar com os detalhes do trabalho, os prazos, os custos e outros termos e condições relevantes. Para se sentir mais seguro, conte com a assistência de um advogado especializado em contratos para garantir que seus interesses sejam protegidos.

Acompanhe sempre a obra!

Nunca deixe a construção de sua casa sob responsabilidade do mestre de obras. Acompanhe de perto o progresso da construção e faça visitas regulares.

Tire suas dúvidas, faça perguntas e fique por dentro de tudo o que acontece na obra. Assim, você evita atrasos, desperdício de materiais, entre outros problemas.

Se necessário, faça um investimento para realizar a obra da sua casa, mas considere sempre o seu status financeiro. Juntar dinheiro também é a melhor ideia. Lembre-se que qualquer obra dá diversos custos, sobretudo que não estão no papel. Em todo caso, elabore uma planilha com tudo que é gasto.

sobrado pequeno

Pinterest


Enfim, gostou dessas dicas de quanto custa construir uma casa? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...