Como calcular metro cúbico?【2024】► Método fácil e eficiente!

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre metro cúbico, mas você sabe ao certo o que é essa medida e como calcular metro cúbico?

Se você tem dúvidas sobre o assunto, quer entender melhor sobre essa medida e aprender a fazer o cálculo de metro cúbico, no post reunimos tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do assunto.

 

O que é metro cúbico?

O metro cúbico é representado por m³, e é uma unidade de medida de volume padronizada pelo Sistema Internacional de Unidades.

Essa unidade de medida de volumes é utilizada para determinar a capacidade de volume em um espaço tridimensional, ou seja, é uma medida que permite compreender quanto de líquido ou gás há dentro de um compartimento.

4 dicas para medir metro cubico Victoriana

Via: Victoriana

O sistema estabelecido internacionalmente significa que cada metro cúbico equivale ao volume que cabe dentro de um cubo com arestas de 1 m. Assim, o volume de 1 m³ corresponde a 1000 l.

3 dicas sobre metro cubico Pinterest

Via: Pinterest

2 como entender metro cubico Escola Kids Uol

Via: Escola Kids – Uol

1 o que e metro cubico Vikidia

Via: Vikidia

Como calcular metro cúbico?

Agora que você já entendeu o que é essa unidade de medida, já podemos seguir para o passo a passo de como calcular metro cúbico.

5 dicas para calcular metro cubico Ionos

Via: Ionos

O cálculo do metrô cúbico pode ser feito em diferentes formatos e algumas das possibilidades são os cálculos em espaços quadrados e retangulares ou em espaços cilíndricos.

6 dicas para calcular metro cubico Pexels

Via: Pexels

Como calcular m³ em formato quadrado ou retangular

Para calcular o metro cúbico em espaços quadrados ou retangulares, a técnica é bem simples e basta multiplicar altura x comprimento x largura.

Para exemplificar, vamos considerar um formato retangular com medidas de 2 m de altura, 5 m comprimento, e 3 m de largura. Aplicando a fórmula, temos a seguinte conta:

m³ = altura x comprimento x largura

m³ = 2 x 5 x 3

m³ = 30

como calcular metro cubico Industria Hoje

Via: Indústria Hoje

Como calcular m³ em formato cilíndrico

O cálculo do metro cúbico em espaços cilíndricos tem uma fórmula diferenciada, e a conta deve ser feita calculando o raio elevado ao quadrado x valor de π (corresponde a 3,14) x altura do recipiente.

Em resumo, a fórmula para calcular o metro cúbico em formato cilíndrico é a seguinte:

m³ = R² x π x A

Para exemplificar o cálculo, vamos considerar um formato cilíndrico com raio igual a 2 e a altura de 7. Aplicando a fórmula, temos a seguinte conta:

m³ = R² x π x A

m³ = 2² x 3,14 x 7

m³ = 4 x 3,14 x 7

m³ =  87,92

como calcular metro cubico de item cilindrico Industria Hoje

Via: Indústria Hoje

 

Agora que você já entendeu como funciona essa unidade e como fazer os cálculos, já pode colocar em prática o seu conhecimento.

Você pode gostar...