Tipos de Taças – Para que Serve? + Modelos e TUDO Sobre!

Você conhece todos os tipos de taças? Quais são os mais comuns? Sabia que existem modelos para vinho, cerveja e uma série de bebidas?

Esse assunto sempre gera muita curiosidade, por isso é importante aprender. Assim, você compra o tipo certo e pode servir corretamente aos seus convidados.

Do mesmo modo, é bom para o conhecimento de donos de bares e demais comércios. Entenda passo a passo quais são os modelos de taças e surpreenda-se.

tipos de tacas

Modelos e tipos de taças

Você sabia que cada taça tem um formato ideal de acordo com cada tipo de bebida? Segundo especialistas, tanta diferença não é por acaso.

Cada característica é importante para favorecer a degustação, o modo de segurar, a qualidade e o aroma das bebidas. Parece algo complexo, mas é bem simples.

Se você pretende montar um comércio ou uma festa, é interessante escolher as taças corretas. Além disso, as dicas servem para jantares e para eventos sofisticados também.

Para ajudar você, preparamos este guia completo. Conheça cada modelo e veja fotos para saber qual é qual.

Tipos de taças de vinho

Começamos com os tipos de taças de vinho. Essa é uma bebida super tradicional, com uma série de variedades, do branco ou tinto, do suave ao seco.

A anatomia da taça favorece a degustação do vinho. Além disso, o material deve ser ou cristal ou vidro. Cada tipo é dividido em aro, bojo, haste e base. É por essas duas últimas que você deve segurar a taça.

Quanto aos modelos, a taça Bordeaux é derivada da França. Segundo especialistas, tem bojo grande e aro fechado. Indicada para diversos tipos de vinho, é chamada também de tulipa.

taca bordeaux

Já a taça Borgonha é larga e arredondada, permitindo maior oxigenação. É a versão perfeita para vinho branco, além de vinhos aromáticos.

taca borgonha

taca borgonha

A taça ISO é considerada padrão. É o modelo equilibrado que serve para todos os tipos de vinho, sendo a mais utilizada em degustações. Por outro lado, a taça Vinho do Porto tem um bojo menor. É a mais indicada para vinhos mais fortes, considerados vinhos de sobremesa.

taca iso

Entre as taças para vinho espumante, o modelo flûte tem formato de flauta. É alongada e tem bojo fino, recomendada para a limpeza do paladar. Do mesmo modo, a taça vintage é o modelo mais clássico. Possui bojo largo e baixo, com grande beleza.

Veja como a taça flauta tem um formato peculiar.

taca flute

A taça vintage também é diferente e super arrojada.

taca vintage

Por fim, a taça branca é indicada para vinho branco. Ela é projetada para manter a temperatura da bebida mais baixa. Por isso, possui um bojo pequeno e uma haste alongada.

taca vinho branco

Tipos de taças para cerveja

Você sabia que até para tomar cerveja tem um modelo certo de taça? Não basta usar apenas os copos de vidro. A experiência com uma louça específica é diferente, pode acreditar.

O primeiro tipo a destacar é a taça American Pint ou shaker. Tem formato cilíndrico, é grande e larga, a mais comum na maioria dos bares. Perfeita para realçar o sabor das cervejas artesanais.

American Pint

Já a Pint Imperial é a versão inglesa do copo. Tem uma pequena ondulação na direção ao topo, facilitando na hora de empilhar. Também é indicada para diversos tipos de cervejas.

Pint Imperia

Você com certeza vai se surpreender com a taça Snifter. É uma taça com formato de balão, com haste curta e fundo largo, com topo estreito. É ideal para cervejas com aromas intensos, além de indicada para bebidas fortes, como os conhaques.

snifter

A taça/copo Weizen é perfeita para cervejas a base de trigo. É um modelo alto e com uma curva suave. Outra versão muito tradicional nos bares.

Weizen

Já o copo Pilsner é parecido, super comum, com formato alto e cônico. Segundo especialistas, é perfeito para cervejas leves. Essa linha é formato por copos altos e finos que amplificam o aroma da bebida. Entre as variações, está o Pilsner com pé.

Pilsner

A taça cálice é bastante conhecida de muitas pessoas. É ideal para cervejas fortes. O copo Tumbler é cônico, como um copo americano mesmo, fácil de segurar e com grande abertura. Os mais popular em bares e restaurantes.

taca calice

tumbler

O copo Stange é super fino e reto, indicado para cervejas finas e sofisticadas. Um clássico na Alemanha. Por fim, as canecas de vidro são perfeitas para chopps, retas e com cabo forte para segurar. São enormes e recomendadas para cervejas de aromas fortes e profundos. Ideal para festas e eventos.

stange

caneca de vidro

Tipos de taças para drinks

Quais são os tipos de taças mais indicados para drinks? Nesse caso, os profissionais devem usar o modelo certo para cada tipo de coquetel. A experiência do usuário será incrível.

O On The Rocks é o copo mais utilizado para drinks. É baixo, com borda reta e fundo grosso. É indicado para servir whisky, caipirinha e outras misturas semelhantes.

copo on the rocks

on the rocks

Highball ou Long Drink é um copo alto e fino. O melhor para drinks com gelo, assim como coquetéis com suco ou bebidas gaseificadas. É parecido com a linha Collins, copos altos e estreitos, perfeitos para Gin e Long Island, geralmente acompanhados por canudos.

highball

Já a taça dry é um clássico quando se trata de drinks. Tem formato de Y, com haste longa e borda arredondada. Perfeita para bebidas como Cospomolitan e Dry Martini.

taca dry modelos

taca dry

A taça Coupe também é muito conhecida. Tem haste alta e borda larga, com corpo largo onde fica a borda e estreita na base. A taça ideal para Margarita, coquetéis com gelo picado ou com frutas.

taca coupe

A taça flûte é um clássico nos coquetéis, com haste média e borda estreita. De acordo com especialistas, é a melhor versão para bebidas sem gelo, como champanhe.

taca flauta

Destacamos também a taça Copa Balloon, com borda larga, corpo arredondado e haste longa. A principal indicação é para servir Gin, mas é comum para bebidas gaseificadas ou com bastante gelo.

copa balloon

Outro modelo é a taça escandinava, com formato bem peculiar. Tem base arredondada, borda aberta e corpo curvado, como se tivesse uma cintura. É indicada para coquetéis finos e clássicos, como a Piña Colada.

taca escandinava

Por fim, a taça Irish está entre os tipos de taças de origem europeia. É um tipo de copo para grande parte de drinks e também para bebidas quentes, principalmente as aromáticas.

irish

Tipos de taças para água

Se você quiser tomar água, sobretudo em um evento ou jantar, saiba que existe o tipo de taça ideal. Em todo caso, essa regra vale pela etiqueta do local.

Você deve saber que a água não tem alteração de sabor, por isso, não há regras tão claras. De modo geral, são indicadas as mesmas taças de vinho, principalmente em degustações.

Em todo caso, uma ideia é escolher uma taça com cor. Assim, bebe-se vinho na taça transparente e a água na taça colorida. Entre as cores mais indicadas estão verde e laranja.

taca colorida para agua

Na mesa, a taça de água deve ficar sempre à esquerda da taça de vinho ou outra bebida. Se há muitas taças da mesma cor e de formatos semelhantes na mesa, saiba que a mais alta é sempre a de água.

É comum e de bom grado tomar um gole de água assim que você degusta uma bebida alcoólica. Por isso, nunca pode faltar, seja em degustações ou jantares.

taca agua

Tipos de taças de champanhe

Enfim, destacamos os tipos de taças de champanhe. Com certeza você ama consumir essa bebida em festas e comemorações. De fato, é o símbolo do Ano Novo e também de uma série de eventos.

De modo geral, as taças de champanhe possuem haste longa, para evitar o contato da mão com o corpo. Isso acontece porque a bebida é sempre servida gelada.

Ao beber, você vai ver que elas têm o corpo longo e a borda estreita. Isso é importante para visualizar as bolhas que se formam e facilitar o contato com a boca.

Sendo assim, as taças mais indicadas são a taça flûte (flauta), que é fina e com haste longa; assim como a taça tulipa, que favorece o aroma da bebida.

Perceba que a taça tulipa é um coringa para diversos tipos de bebidas. É a mais convencional em bares e funcionam em diversas festas para servir os convidados.

tacas champanhe


Esperamos que tenha gostado de conhecer todos os tipos de taças. Siga a etiqueta e anote as dicas para servir o melhor para seus clientes e amigos.

Essas taças podem ser encontradas facilmente em várias lojas. Faça uma boa pesquisa, atente-se à cotação de preços e compre sempre em boa quantidade. Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...