PLR【2025】– O que é, Vantagens e Dicas para Empresas!
A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma prática cada vez mais frequente no ambiente corporativo, e pode beneficiar funcionários e empresa.
Para entender o que é PLR, vantagens, como implementá-la no ambiente corporativo, e tantas outras respostas sobre esse assunto, é só continuar a leitura e entender mais sobre a prática adotada entre as empresas.
O que é PLR?
A sigla PLR é uma abreviação do termo “participação nos lucros e resultados”, um tipo de benefício oferecido por empresas aos colaboradores.
A prática consiste no repasse dos lucros da empresa para os colaboradores que auxiliaram para atingir os resultados, e se resume a um valor adicional pago para os funcionários.
O valor pago está relacionado a lucratividade da empresa e pode variar de acordo com critérios pré-estabelecidos, sendo uma forma da empresa reconhecer o colaborador e também de estimular a produtividade da equipe, funcionando como uma ferramenta de gestão de pessoas e tendo impacto direto na performance e comprometimento do colaborador para alcançar metas e objetivos.

Via: Exame
Como funciona e quem tem direito a receber?
A prática de remunerar os colaboradores com os lucros pode variar de empresa para empresa, e em geral, são desenvolvidos critérios para definir a quantia na participação dos lucros e resultados durante um determinado período, definindo quanto cada colaborador irá receber dentro desse período.

Via: SEEB Bauru
Para definir a quantia paga aos colaboradores, é comum que as empresas definam parâmetros como faturamento da área, produtividade da equipe, rentabilidade do negócio, desempenho individual do profissional, entre outros fatores.
O valor pago aos colaboradores costuma ser associado a uma porcentagem do lucro líquido do negócio, mas existem ambientes corporativos que definem uma quantia fixada previamente. Em outras estratégias, também há empresas que calculam o valor extra a partir do salário base do profissional.
O pagamento do benefício é um programa estabelecido em acordo ou convenção coletiva de trabalho, e podem ser beneficiados todos os colaboradores da empresa, tendo como foco os trabalhadores com registro em carteira, o que pode deixar de fora freelancers, funcionários terceirizados e outros colaboradores que não estejam elegíveis para receber o benefício.

Via: Jusbrasil
Quando a PLR deve ser paga?
A participação nos lucros e resultados pode ser paga uma vez por ano ou semestralmente, e esse pagamento pode variar de acordo com o contrato, tendo como regra um tempo mínimo de 90 dias entre cada pagamento.
O período do pagamento pode ser definido previamente pela empresa, assim como os valores pagos, que podem ser estabelecidos em um acordo prévio.

Via: Sindipetro RJ
Vantagens e benefícios
O pagamento do benefício PLR é uma via de mão dupla, trazendo benefícios e vantagens aos colaboradores e também para a empresa. Para conhecer os pontos positivos dessa prática, reunimos as principais vantagens.
- Atração de talentos: a prática de pagar o benefício pode ser uma estratégia de atração de talentos e motivação dos colaboradores, atraindo profissionais que tenham interesse na empresa e nesse benefício pago.
- Motivação: o pagamento do benefício pode deixar os colaboradores mais motivados, melhorando a produtividade e tendo uma significativa melhora também na performance.
- Menor rotatividade de funcionários: a prática de pagar a participação nos lucros e resultados pode fazer com que os colaboradores tenham maior interesse em permanecer na empresa, melhorando o clima organizacional através de um ambiente de trabalho mais estável e com menor rotatividade.

Via: Jusbrasil
- Organização do trabalho: em geral, os ambientes corporativos costumam definir metas e objetivos que devem ser alcançados para o pagamento do benefício, e isso auxilia na organização do trabalho e desenvolvimento das metas.
- Senso de pertencimento: a empresa que adere pela prática costuma criar senso de pertencimento, em que o colaborador sente a necessidade de esforço para que o objetivo seja alcançado e consequentemente o benefício seja concedido.

BLB Auditores e Consultores
Como calcular a PLR?
O cálculo da PLR pode ser variado e depender de uma série de fatores, principalmente da forma escolhida para determinar o valor do bônus, que pode seguir possibilidades como uma porcentagem do lucro, quantia fixa ou até mesmo a combinação desses 2 fatores.
O cálculo de pagamento do benefício pode ser diferente para cada empresa, dependendo dos critérios e acordos definidos previamente.

Via: Think Work Lab
PLR X PRR – Qual a diferença?
Os termos PPR e PLR e costumam causar bastante confusão, e apesar de ambos serem benefícios pagos aos colaboradores, é importante saber que são práticas diferentes.
A sigla PPR se refere ao “programa de participação nos resultados”, enquanto PLR é a “participação nos lucros e resultados”.
As duas práticas são remunerações variáveis oferecidas por ambientes corporativos e a diferença entre ambas está nos critérios que definem o bônus.
O pagamento do benefício através da PPR está exclusivamente ligado ao desempenho da empresa como um todo, enquanto na PLR está relacionada ao lucro obtido pela empresa. Assim, a PPR pode ser paga mesmo quando a empresa não obtém lucros, dependendo apenas do cumprimento de metas e resultados estabelecidos previamente.
Dicas para implementar a PLR na sua empresa
Para aderir ao programa de participação nos lucros e resultados, é necessário que a empresa siga determinações pré-estabelecidas na legislação brasileira através da Lei n.º 10.101, de 19 de dezembro de 2020.
A lei que define o pagamento do benefício estabelece regras claras e objetivas quanto a participação nos lucros, também define a periodicidade da distribuição, prazos para revisão de acordos, vigências, entre outros fatores.
Para a implementar o pagamento do benefício pela empresa, é ideal reunir a equipe de gestores para definir objetivos e metas da companhia, estabelecendo critérios que serão utilizados para a distribuição do benefício.
Para que não fiquem dúvidas na implementação do programa, a empresa pode buscar orientação jurídica e contábil, seguindo a legislação e criando um programa efetivo.

Via: Tangerino
Agora o que você já tirou suas dúvidas sobre o assunto, já pode entender que essa é uma estratégia valiosa para impulsionar o crescimento da empresa, motivando os colaboradores e tendo melhor produtividade e alcance de metas.