Loja Pequena de Roupas – Como Montar, Decorar e Lucrar?

O mercado de venda de roupas é uma atividade bastante aquecida e lucrativa no meio comercial, e a possibilidade de atuar nesse ramo não exige um espaço muito grande, e com algumas dicas é possível montar uma loja pequena de roupas que seja atrativa e lucrativa!

E se você se interessa pela possibilidade de abrir uma loja de roupas, trouxemos dicas para montar um negócio pequeno e lucrativo, além de ideias de decoração, tornando o espaço agradável e incentivando as vendas.

loja pequena de roupas

Como montar uma loja pequena de roupas? #dicas

Planejamento

Para começar qualquer negócio, é essencial o planejamento prévio a abertura, garantindo a construção de um negócio sólido.

Para se planejar, o plano de negócios é uma excelente ferramenta e funciona como uma espécie de documento que auxilia na estruturação do negócio, traçando os objetivos e maneiras de alcançá-los, e analisando o cenário antes de montar um negócio, o que permite analisar a viabilidade da loja.

Além de ajudar na estruturação e abertura da loja, o plano de negócios também pode ser uma maneira de pensar no futuro da loja e na expansão, traçando não só abertura, mas também o futuro do negócio.

Produtos

O planejamento para abrir uma loja pequena de roupas inclui a etapa de definir o estilo e os tipos de roupas que serão vendidas, podendo focar em nichos como roupas femininas, plus size, etc.

A definição de um nicho pode facilitar o sucesso do negócio e também é uma excelente proposta para quem quer montar uma loja pequena, garantindo que o espaço seja suficiente para expor as peças sem deixar a loja muito cheia, o que pode dificultar a visão das peças para as compras.

Para definir o estilo e os tipos de roupas que serão vendidas, é ideal entender o seu público-alvo, escolhendo peças que tenham o estilo do público e que tenham maior volume de venda.

Local

A escolha do local é uma etapa importante do planejamento do negócio, e nesse caso é possível investir em um ponto comercial, como uma loja de rua ou shopping, ou até mesmo na proposta de montar uma loja de roupas em casa.

A definição do ponto para loja de roupas deve levar em conta a estratégia do seu negócio e o perfil do público-alvo, se instalando em um local que seja de fácil acesso para o seu público.

Assim, o ponto da loja deve ser em um local que atenda facilmente o público-alvo e que tenha vantagens como facilidade para estacionar próximo.

Estrutura e Investimento

A ideia de montar uma loja pequena envolve planejar bem o espaço, garantindo áreas para estoque, exposição das peças e área de provador.

Assim, o espaço deve ser dividido nessas áreas e ter uma decoração agradável e que combine com o estilo da loja e do público-alvo, mantendo a harmonia nos detalhes.

Além de investir para criar um espaço agradável, também é necessário investir em itens fundamentais para uma loja de roupas como:

  • Prateleiras,
  • Estantes,
  • Araras,
  • Manequins,
  • Cabides,
  • Balcão e outros itens que sejam necessários para expor e organizar a loja.

 

Para garantir que o espaço fique aconchegante, também vale investir em assentos, como poltronas ou puffs, que podem fazer parte da decoração e criar áreas de descanso para clientes e acompanhantes.

Legalização

Uma etapa importante para começar as atividades é a parte de legalização da loja, que inclui a emissão de um CNPJ e outros documentos, como alvará de funcionamento.

Além desses documentos, ainda é preciso verificar quais documentos são exigidos pela prefeitura municipal para o funcionamento legal do negócio, garantindo que a loja esteja apta para abrir dentro da lei.

Dicas de decoração de loja pequena de roupas

Decoração simples de loja pequena de roupas

decoracao simples para loja pequena

Para quem pensa em montar uma loja pequena e simples, esta inspiração é a proposta perfeita de uma loja bem organizada em um espaço pequeno.

A loja pequena apostou em tons claros para as paredes, como a nuance de lilás, que adiciona um tom colorido para loja, mas sem pesar.

O espaço traz cabideiros para expor as roupas penduradas, o que facilita a visualização das peças pelas clientes, deixando tudo organizado e fácil de acessar.

O espaço pequeno ainda traz algumas peças expostas em manequim e uma pequena área para provadores, que foram feitos em estrutura de madeira e com cortinas lilás, combinando com o restante do espaço.

Para complementar, alguns móveis como balcão, estante e mesinha fazem parte da loja e ajudam na organização do espaço.

 

loja simples e pequena de roupas

O papel de parede com detalhes em lilás decora a loja

loja pequena de roupas com moveis de madeira

As estantes e prateleiras ajudam a manter o espaço organizado

loja de roupas pequena com decoracao simples

A loja simples tem móveis feitos de madeira pinus

loja de roupas pequena com decoracao simples

O espaço pequeno tem cores claras e detalhes em madeira

decoracao simples para loja pequena de roupas

Decoração moderna de loja pequena de roupas

decoracao de loja de roupas pequena com parede rosa

Para quem pensa em montar uma loja de roupas em um espaço pequeno quer seguir uma proposta moderna, esta inspiração é a ideia perfeita!

A loja de roupas femininas mistura tom de rosa claro nas paredes com detalhes de cimento queimado, trazendo um pouco do estilo industrial para o ambiente.

A proposta moderna ainda traz outros elementos como detalhes em serralheria preta, fazendo parte dos expositores e criando contraste com o tom de rosa claro.

Outros elementos modernos que fazem parte do projeto são o balcão de concreto e a iluminação, que traz spots focais que permitem direcionar a luz para criar destaques no ambiente.

 

estilo moderno para loja pequena

O papel de parede e o pendente colorido fazem parte do projeto decorativo

loja de roupas pequena e moderna com parede de espelho

O espaço pequeno ganhou nichos iluminados para a exposição das peças

decoracao de loja de roupas moderna

O estilo moderno traz detalhes em metais dourados

decoracao com parede colorida de loja de roupas

A decoração moderna mistura cores como magenta e turquesa

decoracao moderna para loja pequena de roupas

Decoração de loja pequena de roupas femininas

loja pequena de roupas feminina

Para quem tem um espaço realmente pequeno e quer montar uma loja feminina, esta inspiração traz uma ideia fácil de reproduzir e que mostra criatividade!

O projeto para a loja pequena traz paredes em tons claros, mantendo as cores suaves na decoração, o que ajuda a manter o ambiente iluminado.

Os móveis para exposição de roupas foram feitos em madeira pinus, criando araras e outros elementos também de madeira, como um pequeno balcão e um provador, mantendo tudo em um só estilo.

Os itens de maneira da pinus adicionam estilo ao projeto, contribuindo para a decoração, e também são uma proposta econômica, podendo fazer parte de um projeto DIY (faça você mesmo).

 

loja feminina pequena com decoracao suave

A loja feminina mistura tons de cinza e rosa na parede

loja de roupas pequena com parede de pedras

A parede de pedras decorativas é destaque na decoração

decoracao de loja pequena de roupas femininas

A parede cinza e detalhes em turquesa decoram o espaço

loja de roupas femininas com parede colorida

A parede em tom mais escuro foi a escolha para o fundo da loja

decoracao para loja pequena de roupas femininas

Decoração de loja pequena de roupas masculinas

decoracao de loja masculina pequena

Para quem pensa em montar uma loja masculina em um pequeno espaço, esta inspiração é a ideia perfeita para compor uma proposta moderna e atrativa para o público masculino.

A decoração da loja traz diversos detalhes como a parede de tijolinhos e parede preta, elementos que ganham destaque na decoração.

O espaço também apostou em detalhes como espelhos e bastante iluminação, evitando que a loja pequena ficasse escura ou com aspecto pesado demais.

O mix de estilos para iluminação também faz parte da proposta decorativa, e o projeto traz pendentes coloridos, iluminações focais e pontos de iluminação embutidas no teto rebaixado.

 

decoracao moderna e descolada de loja pequena de roupas

Os elementos de madeira fazem parte da decoração

loja de roupas masculinas com parede preta

O espaço é todo decorado em branco e preto

decoracao de loja pequena de roupas masculinas com parede de tijolinhos

A loja tem parede descascada com tijolinhos aparentes

decoracao para loja pequena de roupas masculinas

Decoração de loja pequena de roupas fitness e moda praia

estilo descolado para loja pequena de moda praia

A loja pequena também pode ser uma inspiração para vender moda praia, como mostra esta proposta decorativa.

A loja com um toque moderno traz paredes brancas com teto de concreto, trazendo um mix de elementos que contribuem para a decoração.

Para manter a decoração em harmonia com o estilo de peças vendidas, a ideia foi de criar expositores de bambu, como araras e cabideiros de bambu, que ajudam a expor as roupas à venda e combinam com a proposta de moda praia.

 

loja moderna e pequena de roupas fitness

A loja de peças fitness é decorada em preto

loja de roupas de praia pequena e rustica

A parede e os móveis de madeira contribuem para a decoração

decoracao de loja pequena de roupa fitness

A loja de roupas fitness tem parede de tijolos aparentes

decoracao de loja pequena com roupas de praia

A decoração com cores claras combina com as peças de moda praia

decoracao para loja pequena de roupas fitness e de praia

Agora que você já viu as dicas para montar um negócio pequeno e de sucesso, é hora de se planejar e garantir um espaço agradável para os clientes.

Você pode gostar...