Como Montar um Cardápio? – 4 Dicas para Atrair Clientes!

Você sabe como montar um cardápio atrativo para os clientes? O cardápio é o primeiro contato do cliente com o seu negócio, e é preciso que ele passe todas as informações que o cliente precisa e o convença a fazer o pedido.

Se você tem dúvidas sobre um bom cardápio, no post trouxemos dicas de como montar um cardápio funcional e estratégico para impulsionar os pedidos, e ainda reunimos modelos de cardápios de diferentes tipos de estabelecimentos, trazendo inspirações para o seu negócio.

como montar um cardapio

Como montar um cardápio? #dicas

Seleção de produtos

Uma das etapas de como montar um cardápio é a seleção de produtos para entrar no menu, trazendo todas as opções disponíveis no estabelecimento.

Para fazer a seleção de pratos e bebidas, é ideal considerar aquilo que combina com o seu negócio, criando um cardápio funcional e em harmonia com o negócio.

Para fazer a seleção, uma boa dica é focar em pratos e drinques que usem ingredientes em comum, o que permite ter um estoque menor e evitar a perda de ingredientes que tenham menos uso.

A proposta de fazer uma seleção de pratos e bebidas deve considerar itens que sejam atrativos para os clientes, focando em um cardápio mais enxuto para não ficar extenso demais e cansativo aos clientes.

como criar cardapio

O cardápio deve trazer opções que combinem com o espaço

como montar cardapio

A seleção de itens cria um cardápio mais funcional

como montar e organizar cardapioOrganização

Para criar um bom cardápio, é importante manter a organização, o que facilita o entendimento por parte do cliente e deixa o cardápio menos cansativo visualmente.

Para organizar o cardápio, uma boa estratégia é usar a categorização, criando categorias para alguns grupos, como pratos que kids, opções vegetarianas, bebidas não alcoólicas, entre outras.

O cardápio ainda pode trazer categorias em destaque, trazendo promoções e itens mais pedidos, o que pode chamar a atenção do cliente e direcioná-lo para uma área de destaque.

dicas para organizar cardapio

A categorização deixa o cardápio mais organizado

dicas para organizacao de cardapio

As categorias facilitam a leitura do menu

passo a passo e dicas para montar cardapio

Descrição

Para criar um bom cardápio, é essencial garantir que o menu traga todas as informações que o cliente necessita, evitando que seja necessário ficar tirando muitas dúvidas, assim a descrição para cada item é bastante importante.

Um bom cardápio traz além do nome do prato ou bebida, mas também inclui a descrição de cada item, garantindo que o cliente possa ter uma ideia do que se trata aquele prato ou bebida.

A informação ao cliente evita dúvidas e ainda pode valorizar o prato ou drink.

A descrição de cada item também deve trazer o preço, sendo que o símbolo monetário (R$) pode ser ocultado para uma proposta moderna e de menor impacto em relação ao valor.

No entanto, para espaços que recebem com frequência clientes de outras nacionalidades, é importante a manutenção o símbolo monetário, o que evita dúvidas aos clientes estrangeiros.

passo a passo para montar cardapio

A descrição dos itens deixa o cardápio bem informativo

como montar cardapio simples

A descrição e o preço formam um bom cardápio

como montar cardapio

Layout

Uma das etapas para montar um bom cardápio é pensar no layout todo, incluindo cores, fontes, linguagem e estilo do cardápio para que fique em harmonia com o estilo do seu negócio.

A combinação dos elementos que compõem o cardápio devem ficar em sintonia com o estilo do estabelecimento, garantindo que o cardápio tenha uma identidade visual parecida com a proposta do seu negócio.

Para montar o cardápio com fotos, a dica é contratar um fotógrafo profissional para tirar as fotos e valorizar os seus produtos.

Além disso, é importante utilizar apenas fotos dos próprios produtos, garantindo que o cliente receba o pedido exatamente como está no cardápio.

dicas para montar cardapio

O layout deve combinar com o estilo do negócio

layout para cardapio

As fotos devem ser atrativas e dos seus pratos

modelos e dicas para montar cardapio

Fotos e exemplos de cardápios para seu negócio

Agora que você já viu as dicas de como montar um cardápio estratégico para melhorar as vendas, confira alguns modelos de cardápios funcionais que separamos para diferentes tipos de estabelecimentos.

E se você quer inspirações mais específicas, não deixe de conferir nossos posts com dicas para cardápio de bar, cardápio de hambúrguer artesanal, cardápio de drinks e cardápio de hot dog.

modelo de cardapio para cervejaria

O modelo para cervejaria traz descrição dos produtos

inspiracao de cardapio para bebidas

O menu de drinks traz a descrição das bebidas

modelo de cardapio de pizza com fotos

O menu de pizzas traz fotos das opções

modelo de cardapio para drink

inspiracao de cardapio

O cardápio de harmbúrguer traz fotos atrativas

modelo de cardapio simples e organizado

A inspiração de menu para hot dog é simples

modelo de cardapio clean

O menu de drinks traz fotos das bebidas

modelo de cardapio simples e funcional

O cardápio é uma opção simples e funcional

modelo de cardapio de pizza

O modelo para pizzaria é clássico e funcional

modelo de cardapio para hamburgueria

O menu para harmbúrguer traz a descrição de cada item

cardapio moderno para pizza

O menu para pizza segue um estilo moderno

cardapio simples

Agora que você já viu as dicas de como ter um bom cardápio, é hora de seguir as ideias e montar um menu adequado para o seu estabelecimento, ajudando a impulsionar as vendas.

Você pode gostar...