Confecção de Roupas – Como Montar um Negócio de Sucesso!

Empreender é uma possibilidade para quem pensa em ter um negócio próprio, e entre as possibilidades para abertura do próprio negócio, uma das ideias é a de montar uma confecção de roupas.

O negócio de confecção de roupas exige investimento e planejamento, mas será que vale a pena?

Se você tem pensado na confecção como uma possibilidade para ter seu negócio próprio, no post reunimos dicas que você precisa saber para montar o seu empreendimento no ramo de confecções.

confeccao de roupas

Como montar uma confecção de roupas? #dicas

Definir atuação

A abertura de uma confecção de roupas envolve muita pesquisa de mercado, em uma das etapas é preciso definir o ramo do seu negócio, que pode seguir 2 modelos de acordo com a atuação – marca própria ou terceirização com serviço prestado a outras marcas.

  • Marca própria: a confecção que tende a atuar no mercado com sua marca própria deve considerar a criação de coleções, modelagens, compra de materiais e outros processos que envolvem o desenvolvimento de um produto. A atuação com marca própria é uma possibilidade de inovar, mas também exige contratação de profissionais qualificados para cada etapa do desenvolvimento das coleções.
dicas para montar uma confeccao de roupas

A marca própria exige o desenvolvimento da peça desde o início

  • Encomenda de outras marcas: outra possibilidade de atuar no mercado de confecção de roupas é prestando serviço a outras marcas, uma forma terceirizada de atuar. Assim, outras marcas podem solicitar o seu trabalho, e nesse caso já costumam enviar o pedido com modelagem, ficha técnica e peça piloto para orientação no momento da confecção.
dicas para confeccao de roupas

Uma das atuações pode ser ofertando serviços na terceirização de outras marcas

Pesquisa de mercado

Para ter um negócio de sucesso é preciso fazer uma pesquisa de mercado, que visa analisar todo o mercado antes da instalação do seu negócio.

A pesquisa de mercado ajuda a definir onde atuar, conhecer concorrentes e potenciais clientes, analisar investimentos, entre outros fatores que são essenciais para ter um negócio sólido.

passo a passo para montar confeccao de roupas

Defina o nicho

Para empreender é importante ter um caminho bem definido para que você possa se orientar por onde deve ir para alcançar o seu objetivo.

Desse modo, é necessário definir o nicho que sua empresa vai seguir, optando entre os tipos de confecções de roupas de praia, femininas, masculinas, infantis, entre outros.

A definição de um nicho de atuação é ideal para definir o caminho e também o público que se pretende atingir com as peças, garantindo qualidade e ofertando peças que atendam as demandas.

dicas para abrir um negocio

É preciso definir um nicho para atuar

Defina o espaço

A definição de um local para funcionamento da sua confecção é essencial, e a escolha deve considerar um espaço que seja adequado para o tamanho do seu negócio e que siga as normas de segurança, além de ser um espaço funcional para locomoção e que garanta conforto.

A escolha de um local para atuação da confecção deve considerar espaços para estoque de materiais, mesa de corte, máquinas industriais para diferentes tipos de cultura, mesa para a revisão de peças, além de outros espaços de uso comum, como refeitório, banheiros, entre outros.

dicas para abrir uma confeccao de roupas

O espaço de atuação deve ser funcional e seguir as normas de segurança

Compra de equipamentos

Uma das etapas para montar a confecção é a definição dos equipamentos necessários para o seu negócio.

Assim, é preciso definir os materiais de acordo com o seu nicho de atuação, considerando aquisição de mesas, máquinas, cadeiras, luminárias, entre outras ferramentas para o início da atividade.

Para comprar os materiais, não esqueça de fazer pesquisa de preços e avaliar a capacidade das máquinas de acordo com a sua necessidade de produção.

como montar e investir em uma confeccao de roupas

Uma das etapas do processo é aquisição de equipamentos

Compra de materiais

Além da compra de equipamentos, também deve ser considerada a compra de materiais para colocar em prática a produção.

Desse modo, os materiais devem ser comprados de acordo com o seu nicho de atuação, definindo tipos de tecidos e linhas que são adequadas para as peças que irá produzir.

Para a etapa de compra de materiais, pesquise fornecedores e preços, negociando sempre para aumentar a margem de lucro.

como montar negocio proprio

Abertura legal

O processo todo para abertura de um negócio envolve muita pesquisa, definição do tipo de negócio, investimento, e também a parte burocrática que é o processo legal para a abertura do negócio.

A etapa legal envolve abertura de firma para obtenção de um CNPJ, que deve ser cadastrado junto à prefeitura, permitindo a emissão de notas fiscais e a sua atuação legal no mercado.

parte burocratica para abertura de confeccao de roupas

Uma das etapas da parte legal é a obtenção de um CNPJ

Alvará de funcionamento

Para dar início ao seu negócio, é importante que todos os alvarás de funcionamento estejam em dia, garantindo que a confecção trabalhe dentro das normas vigentes.

Para esse processo, é importante verificar os procedimentos no município de atuação do seu negócio, uma vez que cada cidade pode exigir diferentes documentos para liberar o alvará de funcionamento.

processos para abertura de confeccao de roupas

Contratação de colaboradores

Uma das etapas finais da abertura de uma confecção de roupas é a contratação de profissionais, e nesse caso o investimento precisa considerar a contratação de pessoal, encargos e leis trabalhistas.

A contratação de pessoal deve seguir a lei trabalhista vigente, garantindo um ambiente de trabalho agradável e dentro da legalidade, evitando problemas para o seu negócio.

etapas para abertura de confeccao de roupas

A contratação de colabores deve ser dentro da lei

Vale a pena? – Vantagens e desvantagens

Quando se fala em empreender e abrir um novo negócio, é comum a dúvida se vale a pena o investimento. E se você está nesse processo de se perguntar se vale a pena uma confecção de roupas, nossa dica é pesar os prós e contras do negócio.

Assim, reunimos algumas vantagens e vantagens desse tipo de empreendimento para que você possa tomar a sua decisão.

 

Vantagens

  • Empreender: uma das vantagens de abrir uma confecção de roupas é a possibilidade de empreender, abrindo um novo negócio que você mesmo pode gerir e alcançando novos clientes.
  • Inovação: a possibilidade de poder inovar no seu negócio próprio é uma vantagem, uma vez que a sua confecção pode seguir um nicho ainda não atendido, inovando em um setor da área de confecções de roupas e atendendo uma demanda até então não suprida.

vantagens e desvantagens de confeccao de roupas

Desvantagens

  • Investimento: um ponto negativo do empreendimento na área de confecção de roupas é o investimento inicial, que pode ser um pouco alto para a aquisição de equipamentos e materiais. Assim, a fase inicial do seu negócio pode não gerar lucro, tendo faturamento para repor o investimento inicial.
  • Administração: a confecção de roupas traz desafios comuns de um negócio próprio, exigindo conhecimento para administrar diferentes áreas do negócio e garantir a harmonia no empreendimento, gerindo finanças, marketing, pessoal, entre outros.

 

Se você está pensando em seguir esse ramo no mundo dos empreendimentos, siga as dicas e planeje seu negócio para ter sucesso!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *